Acesso, ações afirmativas e "Lei de Cotas" na educação superior : Universidade Federal do Paraná - Litoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Daniela Caetano Bianchini de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61502
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Mayra Taiza Sulzbach
id UFPR_b7cf8920210bae4800a58283fc60708e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61502
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial SustentávelSulzbach, Mayra Taiza, 1964-Quadros, Daniela Caetano Bianchini de2024-01-08T17:23:58Z2024-01-08T17:23:58Z2019https://hdl.handle.net/1884/61502Orientadora: Profa. Dra. Mayra Taiza SulzbachDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 28/03/2019Inclui referências: p.127-134Resumo: Entre as teorias do desenvolvimento, que no final da década de 1970, deixaram de denotar aspectos estritamente econômicos e começaram a destacar aspectos sociais, está a do economista e filósofo indiano Amartya Sen, a qual embasou esta pesquisa. O desenvolvimento em Sen é um processo de ampliação das liberdades reais que as pessoas desfrutam. No desenvolvimento como liberdade a educação é vista como um meio para ampliar a capacidade da pessoa e assim poder escolher ser e fazer aquilo que realmente valoriza. Nessa perspectiva, é apresentada a pesquisa de caráter social, exploratório, que teve como finalidade avaliar o acesso à educação superior na UFPR Litoral por meio das Ações Afirmativas. Para alcançar esse objetivo foram contextualizados os mecanismos de acesso do Processo Seletivo Vestibular, Sistema de Seleção Unificada e Processo Seletivo Específico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR Litoral; analisando as diferentes modalidades de Ações Afirmativas, a partir dos candidatos nesses diferentes mecanismos de acesso às vagas do Setor Litoral da UFPR e refletindo o acesso por meio de Ações Afirmativas. Nesses treze anos de UFPR Litoral, das 5.696 pessoas que acessaram a UFPR Litoral, 4.423 (78%) eram residentes nos municípios do Litoral do Paraná e 1.878 (33%) ingressaram pelas Ações Afirmativas. O acesso da população do litoral do Paraná é significativo, principalmente por pessoas que cursaram integralmente em escola pública e de renda baixa. Progressivamente a universidade vem ampliando aprovados-matriculados, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, quilombolas, pescadores, caiçaras, ribeirinhos, povos do campo, agricultores familiares entre outros. A UFPR Litoral, por meio de políticas públicas, alterou o leque de oportunidade de acesso à educação superior para a população local pela sua instalação em uma região em que muitas vezes, esse recurso era pouco oferecido ou impraticável, promovendo assim a possibilidade de ampliação das liberdades individuais, dado que quando a pessoa não tem o acesso, ela não tem a oportunidade de optar, consequentemente ela não exerce liberdades. Palavras-chave: Liberdades instrumentais. Mecanismos de Acesso. UFPR Litoral. Desenvolvimento. Litoral do Paraná.Abstract: Among the theories of development, which in the late 1970s failed to denote strictly economic aspects and began to emphasize social aspects, is that of the Indian economist and philosopher Amartya Sen, who based this research. The development for Sen is a process of expanding the real freedoms that people enjoy. In the theory of development as freedom, education is seen as a means to increase a person capacity and thus to be able to choose to be and to do what really values. In this perspective, this research of social and exploratory nature is presented with the purpose to evaluate the access to higher education in UFPR Litoral through the Affirmative Actions.To achieve this goal, the access mechanisms of Vestibular Selective Process, Unified Selection System and Specific Selective Process of the Licentiate Degree in Field Education of the UFPR Litoral were contextualized analyzing the different modalities of Affirmative Actions, from the candidates in these different mechanisms of access places on the Coastal Sector of UFPR. In these thirteen years of UFPR Litoral, among the 5.696 people who accessed UFPR Litoral, 4.423 (78%) were residents in the municipalities of the Coast of Paraná State and 1.878 (33%) entered through the Affirmative Actions. The access of the coastal population of Paraná is significant, mainly by people who attended public schools and have low income. Progressively, the university has been increasing approved-enrolled, black, mixed race, indigenous people, people with disabilities, quilombolas, fishermen, caiçaras, riverside population, rural people, family farmers and others. The UFPR Litoral, through public policies, has changed the range of opportunities to the access to higher education for the local population by its installation in a region where this resource was little offered or impracticable, and thus promoting the possibility of individual freedoms, once when the person does not have access, it does not have the opportunity to choose and consequently it does not exercise freedoms. Keywords: Instrumental freedoms. Access mechanisms. UFPR Litoral. Development. Paraná Coast.1 recurso online : PDF.application/pdfUniversidade Federal do Paraná. Setor LitoralProgramas de ação afirmativaAcesso, ações afirmativas e "Lei de Cotas" na educação superior : Universidade Federal do Paraná - Litoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIELA CAETANO BIANCHINI DE QUADROS.pdfapplication/pdf23911749https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61502/1/R%20-%20D%20-%20DANIELA%20CAETANO%20BIANCHINI%20DE%20QUADROS.pdf112756500e1653548b4fff5b56724864MD51open access1884/615022024-01-08 14:23:58.698open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61502Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-08T17:23:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acesso, ações afirmativas e "Lei de Cotas" na educação superior : Universidade Federal do Paraná - Litoral
title Acesso, ações afirmativas e "Lei de Cotas" na educação superior : Universidade Federal do Paraná - Litoral
spellingShingle Acesso, ações afirmativas e "Lei de Cotas" na educação superior : Universidade Federal do Paraná - Litoral
Quadros, Daniela Caetano Bianchini de
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral
Programas de ação afirmativa
title_short Acesso, ações afirmativas e "Lei de Cotas" na educação superior : Universidade Federal do Paraná - Litoral
title_full Acesso, ações afirmativas e "Lei de Cotas" na educação superior : Universidade Federal do Paraná - Litoral
title_fullStr Acesso, ações afirmativas e "Lei de Cotas" na educação superior : Universidade Federal do Paraná - Litoral
title_full_unstemmed Acesso, ações afirmativas e "Lei de Cotas" na educação superior : Universidade Federal do Paraná - Litoral
title_sort Acesso, ações afirmativas e "Lei de Cotas" na educação superior : Universidade Federal do Paraná - Litoral
author Quadros, Daniela Caetano Bianchini de
author_facet Quadros, Daniela Caetano Bianchini de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sulzbach, Mayra Taiza, 1964-
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Daniela Caetano Bianchini de
contributor_str_mv Sulzbach, Mayra Taiza, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral
Programas de ação afirmativa
topic Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral
Programas de ação afirmativa
description Orientadora: Profa. Dra. Mayra Taiza Sulzbach
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-08T17:23:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-08T17:23:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61502
url https://hdl.handle.net/1884/61502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61502/1/R%20-%20D%20-%20DANIELA%20CAETANO%20BIANCHINI%20DE%20QUADROS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 112756500e1653548b4fff5b56724864
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860474791264256