Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vrecchi, Rosângela Aparecida da Cunha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33570
Resumo: Orientador: Jaime Wojciechowski
id UFPR_b7ebcbcd50e31d817218e36ff1f57ae8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33570
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vrecchi, Rosângela Aparecida da CunhaVrecchi, Mariely CristinaUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoWojciechowski, Jaime, 1965-2022-07-19T12:01:01Z2022-07-19T12:01:01Z2011https://hdl.handle.net/1884/33570Orientador: Jaime WojciechowskiCoorientadora: Mariely Cristina VrecchiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoInclui referênciasResumo: Quando se fala sobre software livre, logo vem em nosso pensamento, programa de computador gratuito, mas na verdade não é bem assim, software livre, quer dizer liberdade de manusear, executar, distribuir cópias e modificar. Compreender esses avanços tecnológicos se torna quase impossíveis pela velocidade com que novas ferramentas são lançadas no mercado. Eara tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, com alunos e professores, sobre os principais softwares utilizados por eles, as dificuldades encontradas na utilização desses programas, onde, como e para quê são utilizados, além de qual o critério utilizado para se usar determinado software. D software livre vem como opção para auxiliar em uma construção do conhecimento empregando programas e recursos que possam afetar positivamente a educação ao mesmo tempo em que ensina os alunos a prática com as novas tecnologias, neste caso é a informática. D professor deve estar atento e estimular a criatividade do aluno, pois é o momento em que este tem para deixar sua criatividade fluir a emoção e lógica, enquanto desenvolve sua capacidade de interagir em meio à tecnologia que lhe é proposta.Espera-se cada vez mais, que os professores e os alunos deixem de lado o receio e passem a utilizar essas ferramentas, que busquem cada vez mais subsídios, adquirindo, assim, uma compreensão real da proposta de um software educativo, que não só na sala de aula, mas na sua rotina, possibilite estabelecer com o educando uma conexão clara do que é pretendido no trabalho com software educativo e demais tecnologias.Essa pesquisa visou obter informações sobre como esses programas computacionais mudaram ou poderiam mudar a prática pedagógica do professor, o conhecimento que tem sobre informática e qual o incentivo da escola para a aplicabilidade dos softwares em sala de aula. Segundo Teixeira (2003 ) , são várias as ferramentas que podem auxiliar os alunos no processo de aprender a aprender, e o uso do computador nesse processo é uma delas, servindo como um grande aliado, como um amplificador de capacidades, e segundo BARRETD (1999,p.216), ajudando a desenvolver a capacidade de aprender a aprender e personalizando a transmissão de conhecimentos no processo de aprendizado contínuo. Como uma das estratégias que pode vir a contribuir de forma significativa para a amenização deste quadro, identifica-se a educação como o principal elemento na formação de uma sociedade fundamentada na informação, no conhecimento e no aprendizado, Cima, (2005)1 recurso online : PDF.application/pdfTecnologia e educaçaoSoftware educacionalUtilização de softwares no preparo das atividades pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALROSANGELA APARECIDA DA CUNHA VRECCHI.pdfapplication/pdf433807https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/1/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf162a8fd706384a152c188c9a8a6b9a5cMD51open accessTEXTROSANGELA APARECIDA DA CUNHA VRECCHI.pdf.txtExtracted Texttext/plain64621https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/2/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf.txt6e32cdfb901cb845b3b2de7d1a71a461MD52open accessTHUMBNAILROSANGELA APARECIDA DA CUNHA VRECCHI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/3/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf.jpgc249d80ead0ce9c462f2fe2b67e70731MD53open access1884/335702022-07-19 09:01:01.752open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33570Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-19T12:01:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos
title Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos
spellingShingle Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos
Vrecchi, Rosângela Aparecida da Cunha
Tecnologia e educaçao
Software educacional
title_short Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos
title_full Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos
title_fullStr Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos
title_full_unstemmed Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos
title_sort Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos
author Vrecchi, Rosângela Aparecida da Cunha
author_facet Vrecchi, Rosângela Aparecida da Cunha
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Vrecchi, Mariely Cristina
Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Vrecchi, Rosângela Aparecida da Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wojciechowski, Jaime, 1965-
contributor_str_mv Wojciechowski, Jaime, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia e educaçao
Software educacional
topic Tecnologia e educaçao
Software educacional
description Orientador: Jaime Wojciechowski
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-19T12:01:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-19T12:01:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33570
url https://hdl.handle.net/1884/33570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/1/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/2/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/3/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 162a8fd706384a152c188c9a8a6b9a5c
6e32cdfb901cb845b3b2de7d1a71a461
c249d80ead0ce9c462f2fe2b67e70731
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860334886060032