Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/33570 |
Resumo: | Orientador: Jaime Wojciechowski |
id |
UFPR_b7ebcbcd50e31d817218e36ff1f57ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33570 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Vrecchi, Rosângela Aparecida da CunhaVrecchi, Mariely CristinaUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoWojciechowski, Jaime, 1965-2022-07-19T12:01:01Z2022-07-19T12:01:01Z2011https://hdl.handle.net/1884/33570Orientador: Jaime WojciechowskiCoorientadora: Mariely Cristina VrecchiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoInclui referênciasResumo: Quando se fala sobre software livre, logo vem em nosso pensamento, programa de computador gratuito, mas na verdade não é bem assim, software livre, quer dizer liberdade de manusear, executar, distribuir cópias e modificar. Compreender esses avanços tecnológicos se torna quase impossíveis pela velocidade com que novas ferramentas são lançadas no mercado. Eara tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, com alunos e professores, sobre os principais softwares utilizados por eles, as dificuldades encontradas na utilização desses programas, onde, como e para quê são utilizados, além de qual o critério utilizado para se usar determinado software. D software livre vem como opção para auxiliar em uma construção do conhecimento empregando programas e recursos que possam afetar positivamente a educação ao mesmo tempo em que ensina os alunos a prática com as novas tecnologias, neste caso é a informática. D professor deve estar atento e estimular a criatividade do aluno, pois é o momento em que este tem para deixar sua criatividade fluir a emoção e lógica, enquanto desenvolve sua capacidade de interagir em meio à tecnologia que lhe é proposta.Espera-se cada vez mais, que os professores e os alunos deixem de lado o receio e passem a utilizar essas ferramentas, que busquem cada vez mais subsídios, adquirindo, assim, uma compreensão real da proposta de um software educativo, que não só na sala de aula, mas na sua rotina, possibilite estabelecer com o educando uma conexão clara do que é pretendido no trabalho com software educativo e demais tecnologias.Essa pesquisa visou obter informações sobre como esses programas computacionais mudaram ou poderiam mudar a prática pedagógica do professor, o conhecimento que tem sobre informática e qual o incentivo da escola para a aplicabilidade dos softwares em sala de aula. Segundo Teixeira (2003 ) , são várias as ferramentas que podem auxiliar os alunos no processo de aprender a aprender, e o uso do computador nesse processo é uma delas, servindo como um grande aliado, como um amplificador de capacidades, e segundo BARRETD (1999,p.216), ajudando a desenvolver a capacidade de aprender a aprender e personalizando a transmissão de conhecimentos no processo de aprendizado contínuo. Como uma das estratégias que pode vir a contribuir de forma significativa para a amenização deste quadro, identifica-se a educação como o principal elemento na formação de uma sociedade fundamentada na informação, no conhecimento e no aprendizado, Cima, (2005)1 recurso online : PDF.application/pdfTecnologia e educaçaoSoftware educacionalUtilização de softwares no preparo das atividades pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALROSANGELA APARECIDA DA CUNHA VRECCHI.pdfapplication/pdf433807https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/1/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf162a8fd706384a152c188c9a8a6b9a5cMD51open accessTEXTROSANGELA APARECIDA DA CUNHA VRECCHI.pdf.txtExtracted Texttext/plain64621https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/2/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf.txt6e32cdfb901cb845b3b2de7d1a71a461MD52open accessTHUMBNAILROSANGELA APARECIDA DA CUNHA VRECCHI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/3/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf.jpgc249d80ead0ce9c462f2fe2b67e70731MD53open access1884/335702022-07-19 09:01:01.752open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33570Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-19T12:01:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos |
title |
Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos |
spellingShingle |
Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos Vrecchi, Rosângela Aparecida da Cunha Tecnologia e educaçao Software educacional |
title_short |
Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos |
title_full |
Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos |
title_fullStr |
Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos |
title_full_unstemmed |
Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos |
title_sort |
Utilização de softwares no preparo das atividades pedagógicos |
author |
Vrecchi, Rosângela Aparecida da Cunha |
author_facet |
Vrecchi, Rosângela Aparecida da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Vrecchi, Mariely Cristina Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vrecchi, Rosângela Aparecida da Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wojciechowski, Jaime, 1965- |
contributor_str_mv |
Wojciechowski, Jaime, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia e educaçao Software educacional |
topic |
Tecnologia e educaçao Software educacional |
description |
Orientador: Jaime Wojciechowski |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-19T12:01:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-19T12:01:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/33570 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/33570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/1/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/2/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33570/3/ROSANGELA%20APARECIDA%20DA%20CUNHA%20VRECCHI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
162a8fd706384a152c188c9a8a6b9a5c 6e32cdfb901cb845b3b2de7d1a71a461 c249d80ead0ce9c462f2fe2b67e70731 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860334886060032 |