Intervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Ana Paula Viezzer
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28007
Resumo: Orientadora: Profª Drª Lidia Natalina Dobrianskyj Weber
id UFPR_b82573d36b9b43d02d1e247df70d9c73
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28007
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Salvador, Ana Paula ViezzerWeber, Lidia Natalia DobrianskyjUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-04T18:45:01Z2020-08-04T18:45:01Z2012https://hdl.handle.net/1884/28007Orientadora: Profª Drª Lidia Natalina Dobrianskyj WeberTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2012Bibliografia: fls. 192-204Resumo: A criança se desenvolve em meio a dois importantes contextos: a família e a escola. A família é responsável em transmitir as primeiras informações e interpretações sobre o mundo, sendo a base referencial para o desenvolvimento global do indivíduo, ajudando-o a se adaptar em diferentes contextos, inclusive na escola. A escola é um importante ambiente socializador, e tem como foco principal a aprendizagem formal. A problemática dos papéis que a família e a escola desempenham, e da relação entre estes papéis, especialmente em situações nas quais a criança apresenta dificuldades, tem sido muito discutida por pesquisadores da área. Desta forma, torna-se importante desenvolver trabalhos que promovam maior aliança entre a família e a escola, e maior sistematização para o psicólogo escolar trabalhar com as famílias no ambiente escolar. Dentro deste contexto, o objetivo geral da presente pesquisa foi o de elaborar um programa de intervenção em grupo para pais e filhos realizado dentro da escola, com foco sobre as queixas escolares dos filhos, e avaliar seu efeito sobre cada família, no que se refere à redução das queixas dos filhos e na promoção de práticas educativas parentais mais saudáveis. Para isso, participaram deste estudo 5 mães e 6 crianças do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Curitiba, que apresentavam queixa no contexto escolar e que foram indicadas por professoras. Após o consentimento das famílias em participar, a pesquisa foi dividida em três etapas: 1) avaliação pré-teste; 2) intervenção; 3) avaliação pós-teste. As fases 1 e 3, de avaliação, foram realizadas com a aplicação de alguns instrumentos com as crianças, com as mães e também com as professoras. Com as crianças foram utilizados: Teste de Desempenho Escolar (STEIN, 1994); Escalas de Qualidade na Interação Familiar (WEBER, PRADO, SALVADOR & BRANDENBURG, 2008); Escala de Envolvimento dos Pais em Tarefas Escolares (SALVADOR, 2007); Roteiro de entrevista com a criança; Questionário de avaliação do programa - versão para os filhos. Com os pais foram utilizados: Roteiro de entrevista com os pais (MOREIRA & SIGOLO, 2009); Questionário de avaliação do programa - versão para as mães. E com as professoras foi utilizado o Questionário para Professores de Avaliação de Problemas de Comportamento em Sala de Aula. Na fase 2 de intervenção, foram realizados 7 encontros semanais com as mães e 6 encontros semanais com os seus respectivos filhos. Os dados coletados nas fases de avaliação foram analisados quantitativamente (comparando os resultados de cada criança no pré e pós-teste), e qualitativamente (com a análise das contingências familiares de cada criança e com a análise da congruência entre os resultados observados nos diferentes instrumentos). O tipo de análise utilizada permitiu discutir o efeito da intervenção em cada família. A análise de congruência dos resultados mostrou que houve indicativos de pequena melhora no desempenho acadêmico de 3 crianças, e diminuição de problemas de comportamentos em 5 crianças. Ao verificar o efeito da intervenção sobre as mães, verificou-se que houve indicativos de melhora nas seguintes práticas educativas: comunicação (2 mães), estabelecimento de regras (1 mãe), envolvimento (3 mães), diminuição de práticas coercitivas (2 mães). Os indicativos encontrados, embora bastante sutis, levaram à discussão da importância de aprimorar os programas com famílias no contexto escolar, de forma a reduzir as dificuldades e limitações deste tipo de intervenção.Abstract: A child develops amidst two important backgrounds: family and school. The family is responsible for passing on the first informations and interpretations on the world, being the referential base to the global development of the individual, helping him to adapt to different contexts, including at school. The school is a very important socializing environment, and mainly focuses on the formal learning. The issues regarding the roles that the family and the school perform, and the relationship between these roles, especially in situations where the child presents some difficulties, has been widely discussed by researchers of the field. Therefore, it becomes very important to develop studies that allow a bigger connection between family and school, and a higher systematization for educational psychologists to work with the families on the school environment. Considering such a context, the aim of this research was to develop a group intervention program for parents and their children, performed inside a school, focusing on the school complaints of children and in the promotion of healthier educative parental practices. To do so, 5 mothers and 6 children from the 4th grade of a public elementary school in Curitiba, who presented complaints in the schooling context and were appointed by their teachers, participated in the study. After the agreement of the families in joining the study, the research was divided in three steps: 1) pre-test evaluation; 2) intervention; 3) post-test evaluation. Steps 1 and 3, of evaluation, were conducted with the use of some instruments with the children, the mothers and also with the teachers. For the children it was used: The School Performance Test (STEIN, 1994); Scales of Quality in the Family Interactions (WEBER, PRADO, SALVADOR & BRANDENBURG, 2008); Scale for Parents Involvement in School Tasks (SALVADOR, 2007); Interview script with the child; Questionnaire for evaluation of the program - children's version. With the parents it was used: Interview script with parents (MOREIRA & SIGOLO, 2009); Questionnaire for evaluation of the program - mother's version. And for the teachers it was used the Questionnaire for Teachers of Evaluation of Behavior Problems in the Classroom. In step 2 of intervention, it was arranged 7 weekly meetings with the mothers and 6 weekly meetings with their respective children. The data collected in the evaluation steps were quantitatively analyzed (by comparing the results of each kid in pre and post-test), and qualitatively (with the analysis of family contingency of each child and with the analysis of congruency between the results obtained from the instruments). The type of analysis used allowed the discussion of the intervention effects in each family. The analysis of congruency results showed a slight improvement in academic performance with 3 children, and a decrease of behavioral problems with 5 children. When checking the effects of the intervention on the mothers, it was observed that there were improvement indicators regarding the following educational practices: communication (2 mothers), rule establishments (1 mother), involvement (3 mothers), and decrease of coercive practices (2 mothers). The indicators found, although very subtle, have led to a discussion over the importance of improving and perfecting family programs in school contexts, as a way of reducing the difficulties and limitations of this kind of intervention.223 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducação - Participação dos paisPais e filhosLar e escolaCrianças - DesenvolvimentoDesempenho nas criançasAmbiente de sala de aulaEducaçãoIntervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANA PAULA VIEZZER SALVADOR.pdfapplication/pdf3140837https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28007/1/R%20-%20T%20-%20ANA%20PAULA%20VIEZZER%20SALVADOR.pdf8fed981a302cabb8caeb76fc9ee1297aMD51open accessTEXTR - T - ANA PAULA VIEZZER SALVADOR.pdf.txtExtracted Texttext/plain546270https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28007/2/R%20-%20T%20-%20ANA%20PAULA%20VIEZZER%20SALVADOR.pdf.txteb52aa7875c56bb3639b8a0599ef70a9MD52open accessTHUMBNAILR - T - ANA PAULA VIEZZER SALVADOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28007/3/R%20-%20T%20-%20ANA%20PAULA%20VIEZZER%20SALVADOR.pdf.jpg7be1a5af6d1df4dd9cb9837ee828d94aMD53open access1884/280072020-08-04 15:45:01.461open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28007Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-04T18:45:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhos
title Intervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhos
spellingShingle Intervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhos
Salvador, Ana Paula Viezzer
Teses
Educação - Participação dos pais
Pais e filhos
Lar e escola
Crianças - Desenvolvimento
Desempenho nas crianças
Ambiente de sala de aula
Educação
title_short Intervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhos
title_full Intervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhos
title_fullStr Intervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhos
title_full_unstemmed Intervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhos
title_sort Intervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhos
author Salvador, Ana Paula Viezzer
author_facet Salvador, Ana Paula Viezzer
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Ana Paula Viezzer
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação - Participação dos pais
Pais e filhos
Lar e escola
Crianças - Desenvolvimento
Desempenho nas crianças
Ambiente de sala de aula
Educação
topic Teses
Educação - Participação dos pais
Pais e filhos
Lar e escola
Crianças - Desenvolvimento
Desempenho nas crianças
Ambiente de sala de aula
Educação
description Orientadora: Profª Drª Lidia Natalina Dobrianskyj Weber
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-04T18:45:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-04T18:45:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28007
url https://hdl.handle.net/1884/28007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 223 f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28007/1/R%20-%20T%20-%20ANA%20PAULA%20VIEZZER%20SALVADOR.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28007/2/R%20-%20T%20-%20ANA%20PAULA%20VIEZZER%20SALVADOR.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28007/3/R%20-%20T%20-%20ANA%20PAULA%20VIEZZER%20SALVADOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fed981a302cabb8caeb76fc9ee1297a
eb52aa7875c56bb3639b8a0599ef70a9
7be1a5af6d1df4dd9cb9837ee828d94a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860764259057664