Educação permanente : uma intervenção com a equipe de saúde da estratégia Saúde da Família Bairro do Sapé no municipio de Tomazina - Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pissolato, Luiza Marcelino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70705
Resumo: Orientadora : Prof(a). Esp. Amanda de Cassia Azevedo
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spelling Pissolato, Luiza MarcelinoSilva, Amanda de Cassia Azevedo da, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica2021-06-04T17:09:10Z2021-06-04T17:09:10Z2019https://hdl.handle.net/1884/70705Orientadora : Prof(a). Esp. Amanda de Cassia AzevedoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção BásicaInclui referênciasResumo : O presente plano de intervenção aborda a Educação Permanente em prol do aperfeiçoamento no atendimento ao doente crônico e é resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. A comunidade do Sapé no município de Tomazina-PR, apresenta um grande número de pacientes portadores de doenças crônicas, em especial hipertensos e diabéticos. Para auxiliar no atendimento a estes usuários criou-se um cronograma de reuniões e rodas de conversa para abordar problemas identificados pela equipe, tendo como foco a atualização dos profissionais de saúde no cuidado ao portador de enfermidades crônicas. O principal objetivo deste trabalho é a melhoria da qualidade da assistência ao doente crônico na U.S. do Sapé, realizando capacitações da equipe e implementando calendário de reuniões de atualização e Educação Permanente destes profissionais. Para este plano utilizou-se a técnica de pesquisa- ação. Foram realizados agendas de encontros com a equipe e rodas de conversa, com a temática: "Cuidado ao Doente Crônico" focando em atualizar os trabalhadores acerca de suas competências e conhecimentos sobre o tema, além da participação de todos na identificação de problemas a serem abordados posteriormente. Em cada reunião utilizou-se materiais impressos, apresentação de slides e contou com a presença da médica, que explanou baseada em protocolos ministeriais e estaduais, cadernos de Atenção Básica, além de outras Diretrizes das Sociedades Brasileiras de Cardiologia e Endocrinologia. Os principais resultados obtidos com este propósito foram o maior comprometimento de cada trabalhador e um melhor desempenho destes em práticas educacionais e preventivas voltadas a comunidade. Participaram das reuniões 4 agentes de saúde, 1 técnica de enfermagem e 1 enfermeira, todos da ESF do bairro do Sapé. Para complementar as orientações à equipe foram criados panfletos educativos em forma de REA. O Objetivo do projeto foi atingido devido à boa aceitação e participação da equipe, assim como a melhoria no atendimento aos usuários contribuindo para uma Atenção Básica ainda mais resolutiva. Palavras-chave: Educação Permanente. Educação. Hipertensão Arterial. Diabetes mellitus. Atenção Primária à Saúde.1 arquivo (39 p.) : il., color.application/pdfCuidados Primários de SaúdeEducaçãoEducação permanenteHipertensãoDiabetesEducação permanente : uma intervenção com a equipe de saúde da estratégia Saúde da Família Bairro do Sapé no municipio de Tomazina - Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUIZA MARCELINO PISSOLATO.pdfapplication/pdf1476299https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70705/1/R%20-%20E%20-%20LUIZA%20MARCELINO%20PISSOLATO.pdf81e4353f584f194e151f8bb002a4a9f9MD51open access1884/707052021-06-04 14:09:10.255open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70705Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-04T17:09:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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