Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferradas, Viviane
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77440
Resumo: Orientador: Evanio do Nascimento Felippe
id UFPR_b956bd1a3932c1434b945f7ada84b44a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77440
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ferradas, VivianeFelippe, Evanio do NascimentoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2022-07-29T19:57:15Z2022-07-29T19:57:15Z2008https://hdl.handle.net/1884/77440Orientador: Evanio do Nascimento FelippeMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasRESUMO: Após o período de implantação do Plano Real ocorreu uma grande elevação da concorrência no setor supermercadista no Brasil. Isto se deu devido a estabilidade de preços que possibilitou aos consumidores realizarem comparações dos preços entre os supermercados e também uma maior abertura econômica, que fez com que a internacionalização do setor supermercadista brasileiro aumentasse. Esta monografia tem como objetivo analisar as principais estratégias que foram adotadas a partir das modificações ocorridas no setor supermercadista no Brasil ao longo da última década. Os principais resultados possíveis de se observar a partir deste estudo foram que a estratégia de fusão e aquisição teve como intuito o aumento de seu poder de mercado e o desejo de adquirir com maior rapidez o conhecimento do funcionamento do mercado e do comportamento dos consumidores no Brasil, principalmente pelas empresas que vieram nesta época para o Brasil. Já a estratégia de marca própria teve como principal objetivo ganhar a fidelização dos consumidores, os quais associam a marca própria a própria imagem do supermercado, sendo esta estratégia de grande importância, pois, com o aumento da concorrência os supermercados estão cada vez mais preocupados em manter sua carteira de clientes já conquistada e atrair mais consumidores para que assim possam crescer e garantir sua posição no mercado.31f.application/pdfSupermercados - Concorrencia - BrasilSupermercados - PlanejamentoAnálise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVIVIANE-FERRADAS.pdfapplication/pdf1291708https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77440/1/VIVIANE-FERRADAS.pdf5a0c9c3a3c851a673a72d75747e6086bMD51open access1884/774402022-07-29 16:57:15.258open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77440Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-29T19:57:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência
title Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência
spellingShingle Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência
Ferradas, Viviane
Supermercados - Concorrencia - Brasil
Supermercados - Planejamento
title_short Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência
title_full Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência
title_fullStr Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência
title_full_unstemmed Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência
title_sort Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência
author Ferradas, Viviane
author_facet Ferradas, Viviane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Felippe, Evanio do Nascimento
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferradas, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Supermercados - Concorrencia - Brasil
Supermercados - Planejamento
topic Supermercados - Concorrencia - Brasil
Supermercados - Planejamento
description Orientador: Evanio do Nascimento Felippe
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-29T19:57:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-29T19:57:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77440
url https://hdl.handle.net/1884/77440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77440/1/VIVIANE-FERRADAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a0c9c3a3c851a673a72d75747e6086b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860461228982272