Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77440 |
Resumo: | Orientador: Evanio do Nascimento Felippe |
id |
UFPR_b956bd1a3932c1434b945f7ada84b44a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77440 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ferradas, VivianeFelippe, Evanio do NascimentoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2022-07-29T19:57:15Z2022-07-29T19:57:15Z2008https://hdl.handle.net/1884/77440Orientador: Evanio do Nascimento FelippeMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasRESUMO: Após o período de implantação do Plano Real ocorreu uma grande elevação da concorrência no setor supermercadista no Brasil. Isto se deu devido a estabilidade de preços que possibilitou aos consumidores realizarem comparações dos preços entre os supermercados e também uma maior abertura econômica, que fez com que a internacionalização do setor supermercadista brasileiro aumentasse. Esta monografia tem como objetivo analisar as principais estratégias que foram adotadas a partir das modificações ocorridas no setor supermercadista no Brasil ao longo da última década. Os principais resultados possíveis de se observar a partir deste estudo foram que a estratégia de fusão e aquisição teve como intuito o aumento de seu poder de mercado e o desejo de adquirir com maior rapidez o conhecimento do funcionamento do mercado e do comportamento dos consumidores no Brasil, principalmente pelas empresas que vieram nesta época para o Brasil. Já a estratégia de marca própria teve como principal objetivo ganhar a fidelização dos consumidores, os quais associam a marca própria a própria imagem do supermercado, sendo esta estratégia de grande importância, pois, com o aumento da concorrência os supermercados estão cada vez mais preocupados em manter sua carteira de clientes já conquistada e atrair mais consumidores para que assim possam crescer e garantir sua posição no mercado.31f.application/pdfSupermercados - Concorrencia - BrasilSupermercados - PlanejamentoAnálise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVIVIANE-FERRADAS.pdfapplication/pdf1291708https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77440/1/VIVIANE-FERRADAS.pdf5a0c9c3a3c851a673a72d75747e6086bMD51open access1884/774402022-07-29 16:57:15.258open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77440Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-29T19:57:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência |
title |
Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência |
spellingShingle |
Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência Ferradas, Viviane Supermercados - Concorrencia - Brasil Supermercados - Planejamento |
title_short |
Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência |
title_full |
Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência |
title_fullStr |
Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência |
title_full_unstemmed |
Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência |
title_sort |
Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência |
author |
Ferradas, Viviane |
author_facet |
Ferradas, Viviane |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Felippe, Evanio do Nascimento Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferradas, Viviane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supermercados - Concorrencia - Brasil Supermercados - Planejamento |
topic |
Supermercados - Concorrencia - Brasil Supermercados - Planejamento |
description |
Orientador: Evanio do Nascimento Felippe |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-29T19:57:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-29T19:57:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77440 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
31f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77440/1/VIVIANE-FERRADAS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a0c9c3a3c851a673a72d75747e6086b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860461228982272 |