Política nacional de atenção básica à saúde, formação acadêmica e atuação profissional do enfermeiro : aproximações e distanciamentos
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
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Huf, Dulce DirclairLuz, Araci Asinelli da, 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-29T20:27:13Z2020-07-29T20:27:13Z2009https://hdl.handle.net/1884/22628Orientadora : Profª Araci Asinelli da luzTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2010Bibliografia: fls.274-280Área de concentração: EducaçãoResumo : Esta pesquisa sobre aproximações e distanciamentos da atuação do enfermeiro frente à Política Nacional da Atenção Básica à Saúde, à regulamentação da enfermagem e à formação acadêmica teve como questão central a especificidade deste trabalho e, como objeto de estudo, a atuação do enfermeiro na atenção básica à saúde (ABS), com objetivo de traçar o perfil do enfermeiro que atua na ABS, categorizar ações desenvolvidas, categorizar ações não desenvolvidas necessárias para melhorar resultados, investigar a participação do enfermeiro nas políticas públicas de saúde avaliar a contribuição dos conteúdos na formação do enfermeiro e analisar os conteúdos não incluídos necessários na atuação na ABS. A definição das unidades da federação resultou da análise dos dados geográficos, culturais, sociais e econômicos de cada Estado. A escolha dos sujeitos observou como critério inicial e indispensável ser enfermeiro da ABS, seguido por seleção aleatória simples. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. Aceitaram participar e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, 75 enfermeiros, sendo 15 de cada região geográfica. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário de questões fechadas e abertas, contemplando os objetivos da pesquisa. As questões fechadas foram representadas graficamente em termos percentuais simples e as questões abertas tiveram a análise de conteúdo proposta por Bardin. No perfil dos sujeitos predominou enfermeiros que atuavam em municípios do interior, eram do sexo feminino, possuíam idade entre 20 a 39 anos, tinham bacharelado em enfermagem e especialização, concentraram tempo de formação profissional entre 03 a 05 anos e com mais de 10 anos, atuavam na estratégia saúde da família, apresentaram tempo de atuação na ABS entre 01 a 03 anos e 05 a 10 anos, registraram ações não desenvolvidas que poderiam melhorar o cotidiano profissional, não participavam da proposição de políticas públicas de saúde, mas gostariam de participar e, participando do processo, atuavam na instância municipal. Das ações desenvolvidas e não desenvolvidas pelos sujeitos resultaram onze categorias temáticas, nominadas como ações: educativas em saúde, assistenciais nos programas de saúde, epidemiológicas, administrativas, de educação permanente, domiciliares, comunitárias, integradas da equipe multiprofissional, dirigidas a grupos, dirigidas ao indivíduo e consulta de enfermagem. A atuação nos Conselhos Municipais de Saúde predominou como forma de participação coletiva em saúde, acompanhada da capacitação em políticas públicas de saúde. A formação acadêmica revelou aproximação com os programas de saúde vinculados a áreas estratégicas da ABS. A análise dos conteúdos não incluídos na formação acadêmica revelou distanciamento destes com conteúdos vinculados ao SUS, à humanização em saúde, à atuação como educador e ao aprimoramento da capacidade técnica e científica. Esta pesquisa evidenciou o compromisso político e social do enfermeiro, na assistência, na pesquisa e no ensino, num incessante trabalho de conhecer as políticas públicas de saúde, ter o seu cotidiano de trabalho como oportunidade e ambiente para cumpri-las e buscar a participação coletiva para promover mudanças condizentes com as mesmas e viceversa.Abstract : This research approaches and distance of the nurse's performance against the National Primary Health Care Policy, the regulation of nursing and the academic core issue was how the specificity of this work and, as the object of study, the role of nurses in primary care health (PHC), aiming to draw the profile of the nurse who works in PHC, categorize actions developed, categorize actions not developed to improve results, to investigate the involvement of nurses in public health policies to assess the contribution of the training content of nurses and analyze the content not included but important to nurses in the PHC. The definition of units of the federation analysis of spatial data, cultural, social and economic developments in each state. The choice of subjects observed as initial and essential criterion is the PHC nurse, followed by simple random selection. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Division of Health Sciences, Federal University of Parana. Agreed to participate and signed the written informed consent, 75 nurses and 15 from each geographic region. For data collection a questionnaire was developed for closed and open questions, including the research objectives. The closed questions were graphically represented in percentage terms simple and open questions were content analysis proposed by Bardin. Predominated in the profile of the subjects that nurses working in the inner cities, were female, had aged 20 to 39 years, had bachelor's degree in nursing and expertise, have time for training between 03 to 05 years and over 10 years, working in family health strategy, presented in PHC time of action between 01 to 03 years and 05 to 10 years, registered shares not developed that could improve the daily work, did not participate in the proposed public health policies, but would like to participate and part of the proposition of public policy, working in the municipal body. The actions developed and not developed by the subjects were eleven thematic categories, named as actions: health education, health care programs, epidemiological, administrative, education, household, community, integrated team, aimed at groups and individuals and nursing consultation. The performance in Municipal Health Councils as predominant form of collective participation in health, together with training in public health policies. The academic approach to reveal the health programs linked to strategic areas of the PHC. The analysis of content not found in the academic content tied to the distance to the SUS, the human health, the role as educator and the improvement of technical and scientific capacity. This research highlighted the political and social commitment of nurses in care, research and education in a ceaseless work to meet the public health policies, to have his daily work as an opportunity and environment to meet them and get the collective participation to promote changes consistent with them and vice versa.323 f. : il. algumas color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalSaúde - Aspectos políticosEnfermagem - RegulamentaçãoEnfermeiros - FormaçãoEducaçãoPolítica nacional de atenção básica à saúde, formação acadêmica e atuação profissional do enfermeiro : aproximações e distanciamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDoutorado-Final.pdfapplication/pdf1773400https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22628/1/Doutorado-Final.pdfce623f1c38d7ca3d1776259ca6be5709MD51open accessTEXTDoutorado-Final.pdf.txtExtracted Texttext/plain672506https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22628/2/Doutorado-Final.pdf.txtc5c9e3e6b272ba1dc094d6f86c48f296MD52open accessTHUMBNAILDoutorado-Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22628/3/Doutorado-Final.pdf.jpg255abbb415dc1af9e42b7c9be882e352MD53open access1884/226282020-07-29 17:27:13.811open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/22628Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-29T20:27:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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