Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Rosângela Soares
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/5089
Resumo: Orientador : Iverson Ladewig
id UFPR_ba88c27f7b51c59f8bcec3b0e7b4ddf1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/5089
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Campos, Rosângela SoaresUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaLadewig, Iverson2018-02-09T11:42:58Z2018-02-09T11:42:58Z2004http://hdl.handle.net/1884/5089Orientador : Iverson LadewigDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Física. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentraçao: Exercício e esporteResumo: Quando assistimos a uma partida de futebol é possível observar que as condições de jogo mudam constantemente em função da bola e dos jogadores, e para cada contexto de jogo o jogador deve buscar decidir corretamente que movimento realizar, além de executá-lo com perfeição. No futebol podem ocorrer situações em que o jogador toma decisões apropriadas, porém não executa com precisão as habilidades motoras, assim como podem existir situações em que o jogador possui dificuldades no processo de tomada de decisão, mas possui habilidades motoras apuradas. Estas duas situações causam dificuldades para atingir o objetivo. Portanto, o êxito no futebol depende da integração das habilidades motoras e cognitivas. Este estudo teve como objetivo comparar as habilidades motoras e cognitivas de praticantes de futebol do centro de treinamento (CT), escolinha e campo de várzea através de dois testes motores, Wall Volley Test e Soccer Dribble Test e, quatro testes cognitivos: conhecimento declarativo e de procedimento, tomada de decisão e identificação dos chutes. Neste estudo foi constatado que o CT obteve melhores resultados em todos os testes, provavelmente em função da associação de fatores como, maior tempo de prática semanal e anual comparando aos demais locais, estrutura física adequada, um profissional atuando e também a forma de incentivo familiar (os pais dos praticantes os deixam jogar o quanto quiserem). Entretanto, na várzea e na escolinha alguns desses fatores não estão presentes, o que comprometeu o rendimento dos praticantes. A várzea quando comparada a escolinha apresentou desempenhos superiores nos testes motores e inferiores nos testes cognitivos, sendo que somente no teste de tomada de decisão houve diferenças significativas. Isso denota que a várzea apesar de não ter estrutura adequada e um profissional orientando, como na escolinha, obteve resultados similares a este local de prática. Todos os resultados nos levam a afirmar que o desempenho de um praticante de futebol não depende de fatores isolados, mas da integração de múltiplos fatores.Abstract: Usually when we saw soccer match it is possible to notice that the conditions of the game change constantly in the way of the ball and the players and for each game context the player should decide the right movement to do, and also to execute with perfection. In soccer games can have situations that the player takes appropriated decisions, but do not do with precision the motor skill, then also can exist situations when the player have difficult to make decisions, but have good motor skill. These two situations can cause barriers to reach the objective. Then the successful in soccer depends on of motor and cognitive skills. This study had the objective compare the motor skill and cognitive skill of soccer players in the training centers, soccer schools and field through two motor tests, Wall Volley Test and Soccer Dribble Test and, four cognitive tests: declarative and procedure knowledge, decision making and kick identification. In this study was found that training centers had the better results in all tests made, probably because of several factors as, more time of week practice and annual compared with the others, structure made properly, a professional working and also the familiar incentive (the family of the soccer player live them to practice whenever is necessary). However in the field and the schools for soccer some of this factors do not are present, why it compromised the performance of soccer players. The field when compared with soccer schools give high development in the motor tests and less in the cognitive tests, but only the decision making test had significant differences. This shows that field even do not having structure for training properly and on professional orientation, as in the soccer school, obtained similar results as this local. All results show us and lead us to affirm that the development of soccer player do not depend on of isolated factors, but the integration of variety factors.108p. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalAprendizagem cognitivaAvaliaçao de habilidades cognitivasJogadores de futebolFutebolEducação fisicaEstudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALrosangela.pdfapplication/pdf2529053https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/5089/1/rosangela.pdfc4fa6f5d8934819753e65a2bfd553214MD51open accessTEXTrosangela.pdf.txtExtracted Texttext/plain187104https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/5089/2/rosangela.pdf.txtf61ef7a7484a8a925a7a61effb7e4decMD52open accessTHUMBNAILrosangela.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1531https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/5089/3/rosangela.pdf.jpg359c063d163ed646a548084835da027cMD53open access1884/50892018-02-09 09:42:58.904open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/5089Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-02-09T11:42:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática
title Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática
spellingShingle Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática
Campos, Rosângela Soares
Aprendizagem cognitiva
Avaliaçao de habilidades cognitivas
Jogadores de futebol
Futebol
Educação fisica
title_short Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática
title_full Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática
title_fullStr Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática
title_full_unstemmed Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática
title_sort Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática
author Campos, Rosângela Soares
author_facet Campos, Rosângela Soares
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Rosângela Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladewig, Iverson
contributor_str_mv Ladewig, Iverson
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cognitiva
Avaliaçao de habilidades cognitivas
Jogadores de futebol
Futebol
Educação fisica
topic Aprendizagem cognitiva
Avaliaçao de habilidades cognitivas
Jogadores de futebol
Futebol
Educação fisica
description Orientador : Iverson Ladewig
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-09T11:42:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-09T11:42:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/5089
url http://hdl.handle.net/1884/5089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108p. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/5089/1/rosangela.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/5089/2/rosangela.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/5089/3/rosangela.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c4fa6f5d8934819753e65a2bfd553214
f61ef7a7484a8a925a7a61effb7e4dec
359c063d163ed646a548084835da027c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898701048905728