Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Caroline Lobo Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79698
Resumo: Orientadora: Danielle Marafon
id UFPR_bb8a5263a987627ed4916bc3d1f80450
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79698
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Queiroz, Caroline Lobo Santos deUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e InclusãoMarafon, Danielle2022-10-20T21:52:37Z2022-10-20T21:52:37Z2019https://hdl.handle.net/1884/79698Orientadora: Danielle MarafonMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e InclusãoInclui referênciasO presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a Gestão Democrática da Escola/Educação Infantil Pública e analisar de que forma as educadoras articulam a concepção de gestão ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no interior de um Centro municipal de educação Infantil de Paranaguá. O artigo aborda inicialmente a concepção de gestão, discute a gestão de uma educação pública para a infância e apresenta a análise das entrevistas realizadas com cinco educadoras infantis da Rede municipal de Paranaguá. A pesquisa é de cunho qualitativo, portanto os dados coletados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada. O aporte teórico para embasar a análise dos dados foi constituído por autores como (PARO, 2000, 2012), (SOUZA, 2005), (MARAFON, 2012), (OLIVEIRA, 2011), bem como a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional 9394/96, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2013), entre outros. Após entender os princípios de uma Educação para Infância no contexto da Gestão Democrática, as entrevistas foram analisadas e a partir delas foi possível compreender que embora as educadoras conheçam alguns princípios dessa forma de gestão e até os utilizem em suas práticas, a maioria delas não o fazem de forma reflexiva, portanto, não articulam a intencionalidade de uma educação democrática e transformadora ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.1 recurso online : PDF.application/pdfEscolas - AdministraçãoGestão participativaGestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CAROLINE LOBO SANTOS DE QUEIROZ.pdfapplication/pdf1099204https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79698/1/R%20-%20E%20-%20CAROLINE%20LOBO%20SANTOS%20DE%20QUEIROZ.pdf3e1e6e0d3c3cffc304da8520f2b6e674MD51open access1884/796982022-10-20 18:52:37.153open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79698Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-20T21:52:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
title Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
spellingShingle Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
Queiroz, Caroline Lobo Santos de
Escolas - Administração
Gestão participativa
title_short Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
title_full Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
title_fullStr Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
title_sort Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
author Queiroz, Caroline Lobo Santos de
author_facet Queiroz, Caroline Lobo Santos de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Caroline Lobo Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marafon, Danielle
contributor_str_mv Marafon, Danielle
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Administração
Gestão participativa
topic Escolas - Administração
Gestão participativa
description Orientadora: Danielle Marafon
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-20T21:52:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-20T21:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79698
url https://hdl.handle.net/1884/79698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79698/1/R%20-%20E%20-%20CAROLINE%20LOBO%20SANTOS%20DE%20QUEIROZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e1e6e0d3c3cffc304da8520f2b6e674
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860557996818432