A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kriegl, Désirée Luise
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45114
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen
id UFPR_bbe7a29e426ef54524387671a9124b26
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45114
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoJanzen, Henrique Evaldo, 1957-Kriegl, Désirée Luise2022-12-19T18:48:33Z2022-12-19T18:48:33Z2015https://hdl.handle.net/1884/45114Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo JanzenDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2015Inclui referências : f. 126-128Resumo: Acreditamos que a literatura é uma possível ferramenta para o trabalho em uma perspectiva intercultural no aprendizado do inglês como língua estrangeira e, por isso, esta pesquisa tem o intuito de verificar como é elaborado o trabalho a partir do texto literário, quando existente, nos livros didáticos de inglês. A seleção dos livros didáticos a serem analisados foi feita a partir do acervo de livros do centro de recursos do CELIN - Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR - e dos livros aprovados pelo PNLD de 2011. Serão analisadas as atividades pré e pós-textuais referentes a textos literários encontrados nos livros didáticos de inglês: Keep in Mind - 9º ano (livro do professor utilizado pela rede pública de ensino), e Global - Upper Intermediate (livro do aluno utilizado atualmente pelo CELIN). Esta análise tem como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas a partir dos textos literários priorizam o trabalho gramatical/estrutural da língua ou se possibilitam a discussão sobre cultura abrangendo a visão de mundo do aluno. Constatou-se que a maioria das atividades encontradas sobre livros didáticos não proporciona o diálogo entre a cultura do aluno e as culturas relacionadas à língua inglesa, prestando-se geralmente para o trabalho de interpretação de textos ou estrutura da língua. Em algumas atividades o texto literário é utilizado como sendo mero texto informativo, sendo que o conteúdo deste acaba não sendo trabalhado. Outras atividades convidam o interlocutor a participar da discussão sobre o texto Incorporam a cultura do aluno), mas estas ainda se encontram em menor número dificultando assim que o aluno compreenda melhor as outras culturas, assim como amplie a compreensão sobre si mesmo. Palavras-chave: livro didático, língua inglesa, literatura, interculturalidade.Abstract: We believe that literature is a possible tool for the work in a intercultural perspective on the learning of English as a foreign language and, therefore, this research aims to see how the work is done from the literary text, if any, in English didactic books. The selection of textbooks to be analyzed was done from the collection of books from the resource center at CELIN - Language Centre and Interculturality of UFPR, and books approved by PNLD 2011. The activities to be analyzed are the pre and post-textual ones related to the literary texts found in the didactic books: Keep in Mind - 9th grade (teacher's book used by the public school system), and Global - Upper Intermediate (student's book currently used by CELIN). This analysis aims to determine whether the activities from literary texts prioritize the grammatical / structural work of the language or allow the discussion of culture covering the student's worldview. It was discouvered that the majority of activities found on didactic books does not provide the dialogue between the student's culture and the cultures related to the English language and they are generally used to work with texts' interpretation or language structure. In some activities, the literary text is used as mere informational text, and their content ends up not being covered. Other activities invite the student to participate in the text's discussion, but they are still in a lesser number what difficults the students' better understanding about other cultures and also the understanding about themselves. Keywords: didactic book, the English language, literature, interculturality.130 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoLivros didáticosLíngua inglesa - Estudo e ensinoA literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DESIREE LUISE KRIEGL.pdfapplication/pdf11642335https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45114/1/R%20-%20D%20-%20DESIREE%20LUISE%20KRIEGL.pdfa48c9f3260dc80d70d5dc5cc0ba746b7MD51open accessTEXTR - D - DESIREE LUISE KRIEGL.pdf.txtExtracted Texttext/plain235263https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45114/2/R%20-%20D%20-%20DESIREE%20LUISE%20KRIEGL.pdf.txt2f459053639019ae444cd4c79046c4a7MD52open accessTHUMBNAILR - D - DESIREE LUISE KRIEGL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45114/3/R%20-%20D%20-%20DESIREE%20LUISE%20KRIEGL.pdf.jpgd7f2dbcdce45dd24c63cd4320ae33afaMD53open access1884/451142022-12-19 15:48:33.402open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45114Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-19T18:48:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês
title A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês
spellingShingle A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês
Kriegl, Désirée Luise
Educação
Livros didáticos
Língua inglesa - Estudo e ensino
title_short A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês
title_full A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês
title_fullStr A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês
title_full_unstemmed A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês
title_sort A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês
author Kriegl, Désirée Luise
author_facet Kriegl, Désirée Luise
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Janzen, Henrique Evaldo, 1957-
dc.contributor.author.fl_str_mv Kriegl, Désirée Luise
contributor_str_mv Janzen, Henrique Evaldo, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Livros didáticos
Língua inglesa - Estudo e ensino
topic Educação
Livros didáticos
Língua inglesa - Estudo e ensino
description Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-19T18:48:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-19T18:48:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45114
url https://hdl.handle.net/1884/45114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45114/1/R%20-%20D%20-%20DESIREE%20LUISE%20KRIEGL.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45114/2/R%20-%20D%20-%20DESIREE%20LUISE%20KRIEGL.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45114/3/R%20-%20D%20-%20DESIREE%20LUISE%20KRIEGL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a48c9f3260dc80d70d5dc5cc0ba746b7
2f459053639019ae444cd4c79046c4a7
d7f2dbcdce45dd24c63cd4320ae33afa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860417043038208