Calculando nos jogos de recreação e lazer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/81013 |
Resumo: | Orientadora: Francéli Brizolla |
id |
UFPR_bc52599de5c3f2649502a2ed3d53aebf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81013 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Stephan, Samyra de LourdesAlberton, JosililianUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoBrizolla, Franceli, 1975-Rodrigues, Luciana da Silva2023-02-01T17:54:57Z2023-02-01T17:54:57Z2020https://hdl.handle.net/1884/81013Orientadora: Francéli BrizollaCoorientadoras: Samyra Lourdes Stephan e Josililian AlbertonMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoInclui referênciasResumo: Na Educação Física e nos Jogos de Recreação e Lazer existem variações de Atividades podendo ser utilizadas como ferramentas transformadoras na qualidade de vida dos seus praticantes. A Organização Mundial Saúde (OMS) aponta os benefícios à saúde física e psíquica dos indivíduos colaborando nas transformações positivas do convívio familiar e social. Neste trabalho, desenvolvido no curso Pós-Graduação Alternativa Nova Educação – ANE apresento em caráter experimental, um projeto que considera possível utilizar o lúdico presente nas atividades de Educação Física como ferramenta recreativa de aprendizagem Interdisciplinar interadas a deduções simples da Matemática. A prática da recreação lúdica nas atividades; poderão ser vistas como estratégia pedagógica diante a antipatia do aprendizado de sua cultura. Participaram neste trabalho um grupo de aproximadamente 10 a 15 meninos e meninas com idade de 5 a 14 anos, entre os meses de Agosto a Novembro no ano de 2019. Foram alguns dias durante a semana e preferencialmente aos sábados, dias que são freqüentados pelo grupo; na Associação de Moradores Vila Nova – Matinhos/PR local da prática e também onde a comunidade do bairro se reúne para a participação de várias atividades interativas culturais e eventos. Devido agenda de atividades da Associação, a definição em afirmar a quantidade de sábados e outros dias de prática do projeto tornou-se imprecisa. Assim, o trabalho baseou-se numa abordagem qualitativa e procedimentos no modo participante, onde Tumelero (2019) afirma que o resultado da pesquisa participante depende do envolvimento e identificação do pesquisador. No processo, esperou-se que as deduções matemáticas utilizadas; conquistasse um olhar com menos aversão ao seu conteúdo com a atividade lúdica recreativa da Educação Física. Observou-se que esse objetivo específico foi alcançado na maioria dos participantes e assim tendo um resultado satisfatório no seu desenvolvimento. De modo geral, a Interdisciplinaridade e o brincar foram o método pedagógico importante para a realização do projeto. De acordo a sua organização, o trabalho é apresentado em tópicos e sub-tópicos; divididos nos assuntos com os títulos que os compõe, começando com Introdução, em seguida, sobre minha trajetória de vida em Um pouco sobre minha andança até a ANE; Conhecendo e Vivenciando a ANE; Revisão de Literatura; sobre o tema Calculando nos Jogos de Recreação e Lazer e no final as Considerações Finais e as Referências. Como apoio metodológico utilizou-se pesquisas e estudos de autores relacionados ao tema do trabalho como DANTE (1999); LIBÂNEO (1994); FREIRE (1996) e outros1 recurso online (26 p.) : PDF.application/pdfLudico na escolaMatemática (Ensino fundamental)Educaçao física (Ensino fundamental)Educação - ExperiênciasCalculando nos jogos de recreação e lazerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUCIANA DA SILVA RODRIGUES.pdfapplication/pdf1360410https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81013/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20RODRIGUES.pdfc9ed458d2a5bb2e6ae24076714af8788MD51open access1884/810132023-02-01 14:54:57.249open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81013Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-01T17:54:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Calculando nos jogos de recreação e lazer |
title |
Calculando nos jogos de recreação e lazer |
spellingShingle |
Calculando nos jogos de recreação e lazer Rodrigues, Luciana da Silva Ludico na escola Matemática (Ensino fundamental) Educaçao física (Ensino fundamental) Educação - Experiências |
title_short |
Calculando nos jogos de recreação e lazer |
title_full |
Calculando nos jogos de recreação e lazer |
title_fullStr |
Calculando nos jogos de recreação e lazer |
title_full_unstemmed |
Calculando nos jogos de recreação e lazer |
title_sort |
Calculando nos jogos de recreação e lazer |
author |
Rodrigues, Luciana da Silva |
author_facet |
Rodrigues, Luciana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Stephan, Samyra de Lourdes Alberton, Josililian Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brizolla, Franceli, 1975- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Luciana da Silva |
contributor_str_mv |
Brizolla, Franceli, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludico na escola Matemática (Ensino fundamental) Educaçao física (Ensino fundamental) Educação - Experiências |
topic |
Ludico na escola Matemática (Ensino fundamental) Educaçao física (Ensino fundamental) Educação - Experiências |
description |
Orientadora: Francéli Brizolla |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-01T17:54:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-01T17:54:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/81013 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/81013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (26 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81013/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANA%20DA%20SILVA%20RODRIGUES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9ed458d2a5bb2e6ae24076714af8788 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860684599787520 |