Proposição e avaliação de símbolos pictóricos para mapeamento de referência em multiescalas
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/82596 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Andrea Faria Andrade |
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Camboim, Silvana Philippi, 1977-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências GeodésicasAndrade, Andréa Faria, 1972-Ramos, Thaís Silva2023-05-16T14:25:24Z2023-05-16T14:25:24Z2023https://hdl.handle.net/1884/82596Orientadora: Profa. Dra. Andrea Faria AndradeCoorientadora: Profa. Dra. Silvana Philippi CamboimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Defesa : Curitiba, 02/02/2023Inclui referênciasResumo: A simbologia no mapeamento de referência é essencial para que a comunicação cartográfica com o usuário ocorra efetivamente. As bases cartográficas evoluíram de uma forma tal que estas são atualmente utilizadas em multiescala em plataformas diversas. Entretanto, padrões existentes para o mapeamento topográfico no Brasil possuem uma lacuna na integração entre escalas grandes e pequenas, além da falta de normas atualizadas de representação cartográfica. Dentro deste contexto, esta pesquisa teve o objetivo de selecionar, propor e avaliar a usabilidade de um conjunto de símbolos pontuais no contexto de uso em multiescala, para as escalas 1:10.000 e 1:25.000 de forma a serem conexos com os símbolos propostos na escala 1:2000. Além disso, pretendeu-se avaliar a influência da pregnância da forma dos símbolos nos processos de percepção no contexto de uso em multiescala. O estudo de aplicação foi a partir de uma base cartográfica da cidade de Paranaguá, no Paraná, com feições relevantes para tal contexto. A partir do levantamento de símbolos existentes para as escalas em estudo, foi proposta a ampliação da base de símbolos pictóricos, utilizando-se de uma metodologia com a colaboração do usuário em todo o processo. Para tanto, em uma primeira etapa, foi realizado um Teste de Produção, que de acordo Formiga (2012) é definido como um método formativo no qual os participantes de uma pesquisa reproduzem, na forma de representações gráficas, alguns conceitos que são definidos inicialmente. Participaram vinte e dois voluntários trabalhando com nove conceitos. Na segunda etapa foram criados de três a cinco símbolos pictóricos para cada um dos nove conceitos, com base nas Teorias da Gestalt. Cada item deste conjunto foi classificado de acordo com a pregnância da forma, a qual foi utilizada como base para avaliar a sua influência no processo de leitura. Para validação, foi aplicado um Teste de Eleição e um de Seleção para que os participantes indicassem as opções preferíveis para cada conceito entre a série de alternativas. Foram noventa e dois usuários, utilizando dispositivo móvel e desktop. O resultado deste teste subsidiou a separação das opções em dois grupos para o teste final. O formato escolhido, um Teste de Tarefas de Leitura de Mapas, ocorreu em uma aplicação online para averiguar a detecção, discriminação e reconhecimento dos dois grupos de símbolos pictóricos relacionados ao mesmo conceito. O primeiro conjunto contendo os símbolos classificados como mais pregnantes e o segundo, os menos pregnantes. Participaram dezesseis voluntários em cada grupo, e com o uso de cenários foram abordadas tarefas que permitiram avaliar a eficácia, a eficiência e a satisfação de cada conjunto. Ao final, a metodologia proposta incluiu o ciclo completo para a criação de símbolos, desde a sua concepção até a validação da sua usabilidade com usuários, aplicada de forma remota. Este ciclo, demonstrado com nove símbolos criados, pode ser reproduzido para uma análise centrada no usuário das escolhas da linguagem cartográfica para a criação de bases de referência em multiescala. Os resultados indicam que os símbolos pictóricos com maior nível de pregnância foram mais eficazes, que podem ser aplicados no contexto multiescala. Além disso, destaca-se a importância de se desenvolver símbolos considerando escalas integradas e os usuários sendo inseridos no processo de criação.Abstract: The symbology in reference mapping is essential for effective cartographic communication with the user. The cartographic bases have evolved so that they are currently used multiscale in several platforms. However, existing standards for topographic mapping in Brazil have a gap in the integration between large and small scales, besides the lack of updated standards of cartographic representation. In this context, this research aimed to select, propose and assess the usability of a set of point symbols in the context of multiscale use for scales 1:10,000 and 1:25,000 in order to be connected with the symbols proposed at scale 1:2000. In addition, it was intended to evaluate the influence of the shape pregnance of the symbols in the perception processes in the context of multiscale use. The application study was based on a cartographic base of the city of Paranaguá, Paraná, with relevant features for such context. From the survey of existing symbols for the scales under study, it was proposed to expand the base of pictorial symbols, using a methodology with user collaboration throughout the process. To this end, in a first stage, a Production Test was carried out, which according to Formiga (2012) is defined as a formative method in which the participants reproduce visually, in the form of graphic representations, some concepts that are initially defined. Twenty-two volunteers participated by working with nine concepts. In the second stage, three to five pictorial symbols were created for each of the nine concepts based on Gestalt Theories. Each item of this set was classified according to the shape pregnance, which was used as a basis to assess its influence on the reading process. For validation, an Election Test and a Selection Test were applied so that the participants indicated preferable options for each concept among the series of alternatives. There were ninety-two users using mobile and desktop. The results of this test supported separating the options into two groups for the final test. The chosen format, a Map Reading Task Test, took place in an online application to check the detection, discrimination and recognition of the two groups of pictorial symbols related to the same concept. The first set contains the symbols classified as more Prägnanz and the second, the less Prägnanz. Sixteen volunteers participated in each group, and with the use of scenarios, tasks were approached to evaluate each set's effectiveness, efficiency and satisfaction. In the end, the proposed methodology includes the complete cycle of symbol creation, from its conception to validating its usability with users, applied remotely. This cycle, demonstrated with nine symbols created, can be reproduced for a user-centred analysis of the cartographic language choices for creating multiscale reference cartographic bases. The results indicate that pictorial symbols with a higher level of pregnancy were more effective, which can be applied in the multiscale context. In addition, the importance of developing symbols considering integrated scales and users being included in the creation process is highlighted.1 recurso online : PDF.application/pdfCartografiaMapas - EscalasSinais e simbolosGeodésiaProposição e avaliação de símbolos pictóricos para mapeamento de referência em multiescalasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THAIS SILVA RAMOS.pdfapplication/pdf7489701https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82596/1/R%20-%20D%20-%20THAIS%20SILVA%20RAMOS.pdfdc0814ad47e44b64232fd551d9df7ff8MD51open access1884/825962023-05-16 11:25:25.045open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82596Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-16T14:25:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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