Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Vívian Ariane Barausse
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/41921
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Leticia Mara Peres
id UFPR_bcd7dd7704be01bedf68e2cc7d26d886
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41921
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Moura, Vívian Ariane BarausseUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaPeres, Leticia Mara2016-04-18T16:23:41Z2016-04-18T16:23:41Z2015http://hdl.handle.net/1884/41921Orientador : Prof. Dr. Leticia Mara PeresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 10/07/2015Inclui referências : f. 53-55Resumo: Ao utilizar software educacional no âmbito escolar, o benefício que o software possa proporcionar ao aluno está relacionado aos objetivos propostos pelo professor. Portanto, cabe ao professor selecionar conteúdo e materiais que possam ser utilizados, tarefa amplificada pelos recursos disponíveis na Internet. A FARMA ferramenta web de autoria com enfoque no conceito de mobilidade tecnológico-educacional pode ser um instrumento auxiliar ao docente. A ferramenta possibilita ao professor utilizar e construir objetos de aprendizagem, permitindo que o professor visualize os erros cometidos pelo aluno. Para o aluno, a interação com a FARMA permite retroagir ao contexto do erro de maneira autônoma, possibilitando uma dinâmica de estudo diversificada. Essa pesquisa propõe um método de experimentação pedagógica baseado na retroação de erros e acertos quanto ao uso de objetos de aprendizagem da ferramenta FARMA na aprendizagem do discente. Este trabalho foi conduzido com uma pesquisa teórica onde foram estudadas concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem, como: metodologias de ensino; aprendizagem; avaliação; participação social do aluno; e conceitos e aplicações de mobilidade educacional. Em sistemas tutores inteligentes foram estudadas ferramentas de autoria em IA, os módulos que compõem os STI e os objetos de aprendizagem. Propusemos neste trabalho uma metodologia de avaliação do impacto da retroação na aprendizagem do aluno. Aplicamos esta metodologia após a definição da coleta e análise dos dados. A coleta foi baseada na aplicação de diagnóstico, treinamento, pré-teste, interação e pós-teste. Foram desenvolvidos objetos de aprendizagem na FARMA abrangendo conteúdos de matemática para a fase de interação e uma experimentação com estes objetos foi realizada. Palavras chave: FARMA, Objeto de aprendizagem, Erros na aprendizagem, Retroação na aprendizagem, Processo de ensino-aprendizagem.Abstract: By using educational software in school, the benefit that the software can provide to student are related to the objectives proposed by the teacher. Therefore, it is up to the teacher to select content and material that can be used, amplified task by the resources available on the Internet. FARMA-web-authoring tool focusing on the concept of technological educational mobility can be a tool to assist the teacher. The tool allows the teacher to use and to construct learning objects, and yet, to view errors committed by the student. For the student, the interaction with FARMA allows to backdate to autonomously error context, enabling a diverse dynamic study. This research proposes a method of pedagogical experimentation based on retroaction of errors theory which use so learning objects in FARMA tool. This research uses conceptions on the teaching-learning process, such as: methodologies for teaching, learning, assessment and social participation of the student. Concepts and applications of mobile learning were also studied. In intelligent tutoring systems was studied authoring tools in IA, the modules that make up the ITS and learning objects. Learning objects were developed in FARMA to cover mathematic content for the stage of interaction and we made an experiment with these objects. Keywords: FARMA, Learning objects, Learning errors, Learning retroaction, Teachinglearning process.67 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalCiência da computaçãoAprendizagem - AvaliaçãoObjetos de aprendizagemInformática na educaçãoTesesAvaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - VIVIAN ARIANE BARAUSSE DE MOURA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41921/1/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ARIANE%20BARAUSSE%20DE%20MOURA.pdf.jpg8eed7169ea03b81f43ab152c5f4942b9MD51open accessTEXTR - D - VIVIAN ARIANE BARAUSSE DE MOURA.pdf.txtExtracted Texttext/plain118755https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41921/2/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ARIANE%20BARAUSSE%20DE%20MOURA.pdf.txt45e42b9dc0b86935a183b5451610a988MD52open accessORIGINALR - D - VIVIAN ARIANE BARAUSSE DE MOURA.pdfapplication/pdf5256236https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41921/3/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ARIANE%20BARAUSSE%20DE%20MOURA.pdf6996876bfb413edafab5d7c58abe381cMD53open access1884/419212016-04-18 13:23:41.908open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41921Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-18T16:23:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional
title Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional
spellingShingle Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional
Moura, Vívian Ariane Barausse
Ciência da computação
Aprendizagem - Avaliação
Objetos de aprendizagem
Informática na educação
Teses
title_short Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional
title_full Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional
title_fullStr Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional
title_full_unstemmed Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional
title_sort Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional
author Moura, Vívian Ariane Barausse
author_facet Moura, Vívian Ariane Barausse
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Vívian Ariane Barausse
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peres, Leticia Mara
contributor_str_mv Peres, Leticia Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Aprendizagem - Avaliação
Objetos de aprendizagem
Informática na educação
Teses
topic Ciência da computação
Aprendizagem - Avaliação
Objetos de aprendizagem
Informática na educação
Teses
description Orientador : Prof. Dr. Leticia Mara Peres
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T16:23:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-18T16:23:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/41921
url http://hdl.handle.net/1884/41921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41921/1/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ARIANE%20BARAUSSE%20DE%20MOURA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41921/2/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ARIANE%20BARAUSSE%20DE%20MOURA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41921/3/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20ARIANE%20BARAUSSE%20DE%20MOURA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8eed7169ea03b81f43ab152c5f4942b9
45e42b9dc0b86935a183b5451610a988
6996876bfb413edafab5d7c58abe381c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898839015292928