Teologia, filosofia e ciência política renascentista
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/45005 |
Resumo: | Orientador: Vera Karam de Chueiri |
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Gondim, Guilherme Augusto SchneiderChueiri, Vera Karam deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito.2017-01-13T15:54:15Z2017-01-13T15:54:15Z2005http://hdl.handle.net/1884/45005Orientador: Vera Karam de ChueiriMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em DireitoO modo de pensar político da renascença surge como uma extensão necessária da ruptura teológico/filosófica maior do séc. XIV e seu emprego na teologia e ciência política, através da figura de Guilherme de Occam e do dilema medieval entre realpolitik materialista e a representatividade espiritual, constituída pela sistematização e tentativas de harmonização entre razão e fé. A radicalização da divisão e divergência entre razão e fé provocou o "advento" da política como extensão pura do poder terreno, nos moldes do Império Romano e de sua virtú pagã - na figura e pensamento de Maquiavel e do poder supremo da determinação divina, na figura de Lutero. A razão "encarnada" em Erasmo, o autor mais lido e influente da época, demonstra a falência da racionalidade e da "boa vontade e disposição" filosófico/cientifica/política dos detentores de poder da época, descambando na era do absolutismo político, filosófico e moral que perdurou na Europa nos séculos subsequentes e que marcariam o nascimento "pecaminoso", por assim dizer, do estado moderno e que auxiliam na determinação de suas falhas e insuficiências existenciais. Em poucas palavras: quando a razão e a argumentação falharam (real ou aparentemente, é importante salientar), isto é, quando a solução política fracassou a revolução veio em um turbilhão de voluntarismos, na separação radical entre religião e estado, reino e súditos, burocracia e povo, homem e Deus: dicotomias simples, sem as intermediações angélicas da idade média, sem os universais, que estruturavam como "pontos eucarísticos" a época anterior, o modo de pensar e viver do ocidente que se estrutura desde pelo menos a polis grega.89 f.application/pdfCiência política - FilosofiaDireito - FilosofiaTeologia e políticaTeologia filosoficaTeologia, filosofia e ciência política renascentistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALM568.pdfapplication/pdf8941602https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45005/1/M568.pdf4bc7b0c00ac10158c4b3c4d4c4f2e5c7MD51open accessTEXTM568.pdf.txtM568.pdf.txtExtracted Texttext/plain203669https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45005/2/M568.pdf.txtbeea2f8da61692e4b40534718640d648MD52open accessTHUMBNAILM568.pdf.jpgM568.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45005/3/M568.pdf.jpg158aa5e45e4f131377047649b6227e4bMD53open access1884/450052017-01-14 03:05:00.116open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45005Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-01-14T05:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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