Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goss, Juliana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70722
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Carlos Fernandes
id UFPR_bdc9d23a96f6f93fccac89346ff035c2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70722
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoFernandes, José Carlos, 1964-Goss, Juliana2023-06-23T18:26:45Z2023-06-23T18:26:45Z2020https://hdl.handle.net/1884/70722Orientador: Prof. Dr. José Carlos FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 15/12/2020Inclui referências: p.147-155Resumo: A tecnologia fez surgir novos modos de ler. É o vínculo entre as linguagens analógicas, digitais, orais, sonoras ou visuais. A educação aliada à comunicação, com a produção de conteúdo por parte dos alunos, estimula o senso crítico e o protagonismo do adolescente diante deste novo cenário. Em Curitiba, a Olimpíada Filosófica promove a produção de vídeos em sala de aula a partir dos conceitos aprendidos na disciplina de Filosofia. O evento é uma mostra de vídeos realizada anualmente desde 2011 na capital paranaense. A olimpíada não é competitiva e é organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professores de Filosofia da rede pública de ensino trabalham os conceitos da disciplina atrelados à prática de cinema e, no final do ano letivo, os estudantes concluem o aprendizado produzindo vídeos. Nesta pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade estruturadas com os docentes e com 12 estudantes que participaram do processo de produção dos vídeos em três turmas do ensino médio dos Colégios Estaduais Professora Ottília Homero da Silva e Amyntas de Barros (ambos em Pinhais, na Grande Curitiba) e no Colégio Estadual do Paraná (na capital paranaense). As instituições participam desde a primeira edição da olimpíada. A partir da análise de conteúdo das entrevistas e da análise crítica da narrativa dos vídeos produzidos pelos estudantes, a pesquisa busca responder como os conteúdos da aula de Filosofia e os processos de aprendizagem próprios da disciplina são construídos e representados na forma de narrativa audiovisual por estudantes do ensino médio. Tem-se como objetivo geral identificar o que representam essas narrativas: naturalização, idealização ou desconstrução do real. A categorização tem como base os conceitos do filósofo e escritor, Rubem Alves, e do filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman. Os autores pontuam que a naturalização pode ser entendida como a valorização de fórmulas para entender o mundo, por vezes embasadas no senso comum. Na idealização, destaca-se o raciocínio indutivo, partindo de experiências já vividas que explicam o futuro. Já na desconstrução, existe o processo de estranhamento, com a interpretação das bases do real. A pesquisa constatou que a prática da produção de vídeos em sala de aula pode estimular o olhar dos estudantes desconstruído para o real. No entanto, esse processo ainda é muito pautado pelo universo micro - na relação "eu" com o "outro". Palavras-chave: 1. Comunicação 2. Educação 3. Ensino médio 4. Filosofia 5. TecnologiaAbstract: Technology has created new ways of reading. It is the link between analogue, digital, oral, sound or visual languages. Education combined with communication, with the production of content by the students, stimulates the critical sense and the protagonism of the adolescent in the face of this new scenario. In Curitiba, the Philosophical Olympiad promotes the production of videos in the classroom based on the concepts constructed in the discipline of philosophy. The event is a video show held annually since 2011 in the capital of Paraná. The Olympics is not competitive and is organized by the Center for Studies and Research on Philosophy Teaching at the Federal University of Paraná. Philosophy teachers from public schools work on the concepts of the discipline linked to the practice of cinema and, at the end of the school year, students conclude their learning by producing videos. In this work, structured indepth interviews were conducted with teachers and 12 students who participated in the video production process in three high school classes at State Schools Professor Ottília Homero da Silva and Amyntas de Barros (both in Pinhais ?? near by Curitiba) and the Paraná State College (in the capital of Paraná). Institutions have participated since the first edition of the Olympics. From the content analysis of the interviews and the critical analysis of the narrative of the videos produced by the students, this research seeks to answer how the contents of the philosophy class and the learning processes proper to the discipline are constructed and represented in the form of audiovisual narrative by high school students. The general objective is to identify what these narratives represent: naturalization, idealization or deconstruction of the real. The categorization is based on the concepts of the philosopher and writer, Rubem Alves, and the philosopher and sociologist Zygmunt Bauman. The authors point out that naturalization can be understood as the valorization of formulas to understand the world, sometimes based on common sense. In the idealization, inductive reasoning stands out, starting from experiences already lived that explain the future. In deconstruction, on the other hand, there is the process of strangeness, with the interpretation of the bases of reality. The research found that the practice of producing videos in the classroom can stimulate the students' eyes deconstructed to the real. However, this process is still very much guided by the micro universe - in the "I" relationship with the "other". Keywords: 1. Communication 2. Education 3. High school 4. Philosophy 5. Technology1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçãoEnsino médioFilosofiaTecnologiaComunicaçãoPensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANA MESSIAS GOSS.pdfapplication/pdf52457420https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70722/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20MESSIAS%20GOSS.pdfd6d698c009b0d2bbea87bb6f4426ef49MD51open access1884/707222023-06-23 15:26:45.766open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70722Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-23T18:26:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
title Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
spellingShingle Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
Goss, Juliana
Educação
Ensino médio
Filosofia
Tecnologia
Comunicação
title_short Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
title_full Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
title_fullStr Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
title_full_unstemmed Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
title_sort Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
author Goss, Juliana
author_facet Goss, Juliana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, José Carlos, 1964-
dc.contributor.author.fl_str_mv Goss, Juliana
contributor_str_mv Fernandes, José Carlos, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino médio
Filosofia
Tecnologia
Comunicação
topic Educação
Ensino médio
Filosofia
Tecnologia
Comunicação
description Orientador: Prof. Dr. José Carlos Fernandes
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-23T18:26:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-23T18:26:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70722
url https://hdl.handle.net/1884/70722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70722/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20MESSIAS%20GOSS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6d698c009b0d2bbea87bb6f4426ef49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898688349601792