Olhos que veem : a construção das estratégias narrativas de História do Cerco de Lisboa e Manual de Pintura e Caligrafia tendo o olhar como protagonista
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/43734 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Marilene Weinhardt |
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Matta, Eduarda Regina Drabczynski daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasWeinhardt, Marilene, 1952-2019-11-07T16:28:01Z2019-11-07T16:28:01Z2016https://hdl.handle.net/1884/43734Orientador : Prof. Dr. Marilene WeinhardtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 03/06/2016Inclui referências : f.134-139Área de concentração : Estudos literáriosResumo: O modo como o escritor português José Saramago trabalha com as formas de registro da História, confere personalidade aos seus narradores e personagens, bem como explora a subjetividade humana é fato conhecido pela crítica literária. Tais características, pensadas em uníssono, nos possibilitaram a identificação de mais um ponto em comum em seu repertório romanesco, a saber, uma preocupação bastante acentuada com as variáveis do olhar. O objetivo deste estudo, portanto, consiste em realizar uma análise comparada entre os romances História do cerco de Lisboa (2010) e Manual de pintura e caligrafia (1992) levando em conta tais aspectos, tendo como base a prerrogativa do olhar, que será o fio condutor de nossa pesquisa. As discussões se iniciam com a análise das características habitualmente apontadas pela crítica no que diz respeito aos romances sobre os quais nos dispomos a refletir. Posteriormente, visto o que sobre as obras foi apontado, o estudo caminha oferecendo discussões sobre a vertente histórica, sobre a construção das estratégias narrativas, a saber, estudo dos narradores e protagonistas, e sobre a presença do autor na composição de seus personagens. Para finalizar, o último capítulo se dispõe a tratar especificamente sobre o olhar e suas variáveis nessas duas obras do autor português. "Cada um de nós vê o mundo com os olhos que tem" (SARAMAGO, 1980, p.207). Essa afirmação, presente no discurso romanesco de José Saramago, será o ponto de partida para esta pesquisa. Para embasamento a respeito da história, utilizaremos, principalmente, os nomes de Gerson Luiz Roani (2006), Peter Burke (2011) e Marilene Weinhardt (2006; 2011). No que tange à análise dos narradores e dos personagens, nos auxiliarão, em especial, as pesquisas de Walter Benjamin (1994), Norman Friedman (2002), Antonio Candido (2011), Anatol Rosenfeld (2011) e James Wood (2012). Como sustentação de nossas hipóteses sobre questões identitárias, Mikhail Bakhtin (1997), Antoine Compagnon (2003) e Clément Rosset (1998). Por fim, para falarmos especificamente sobre o olhar, contaremos com as leituras de Adauto Novaes (1993) e Marilena Chauí (1993). PALAVRAS-CHAVE: O olhar. Ficção Histórica. Eu narrador. História do cerco de Lisboa. Manual de pintura e caligrafia.Abstract: The way as the portuguese writer José Saramago works with forms to register History, gives personality to his narrators and characters, as well as explores the human subjectivity, is a known fact to literary criticism. Such characteristics, thoughts in unison, enable us to identify one more common aspect in his romanesque repertory, namely, a very accentuated concern for the variables of the look. Therefore, the purpose of this study is to perform a comparative analysis between the novels História do cerco de Lisboa (2010) and Manual de pintura e caligrafia (1992) considering this aspect, having a basis on the prerogative of the look, which will be the guiding principle of our research. The discussions begin with the analysis of the characteristics usually identified by the criticism concerning the novels which we are thinking over. Posteriorly, based on what was pointed about the novels, this study follows offering discussions about the historical aspects, the construction of the narrative strategies, the study of the narrators and main characters, as well as the author's presence in the composing of his characters. Finally, the last chapter is intended specifically to the look and its variables in these two works of the portuguese writer. "Cada um de nós vê o mundo com os olhos que tem" (SARAMAGO, 1980, p.207). This statement, present on the romanesque discourse of José Saramago, will be the starting point for these research. For the foundation concerning the History, we will mainly use the names of Gerson Luiz Roani (2006), Peter Burke (2011) and Marilene Weinhardt (2006; 2011). Regarding to the narrators and characters analysis, researches of Walter Benjamin (1994), Norman Friedman (2002), Antonio Candido (2011), Anatol Rosenfeld (2011) and James Wood (2012), will be very helpful, as well as researches of Mikhail Bakhtin (1997), Antoine Compagnon (2003) and Clément Rosset (1998) will support our hypothesis about identity issues. Lastly, to specifically verse about the look, we will have the readings of Adauto Novaes (1993) and Marilena Chauí (1993). KEYWORDS: The look. Historical fiction. I-Narrator. História do cerco de Lisboa. Manual de pintura e caligrafia.139 f.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasOlhos que veem : a construção das estratégias narrativas de História do Cerco de Lisboa e Manual de Pintura e Caligrafia tendo o olhar como protagonistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - EDUARDA REGINA DRABCZYNSKI DA MATTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43734/1/R%20-%20T%20-%20EDUARDA%20REGINA%20DRABCZYNSKI%20DA%20MATTA.pdf.jpg79f5513916aebf1678f852c0e25b7c61MD51open accessTEXTR - T - EDUARDA REGINA DRABCZYNSKI DA MATTA.pdf.txtExtracted Texttext/plain325327https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43734/2/R%20-%20T%20-%20EDUARDA%20REGINA%20DRABCZYNSKI%20DA%20MATTA.pdf.txt5d9a981645dcb40b4c1d8c18cba1ab65MD52open accessORIGINALR - T - EDUARDA REGINA DRABCZYNSKI DA MATTA.pdfapplication/pdf1513039https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43734/3/R%20-%20T%20-%20EDUARDA%20REGINA%20DRABCZYNSKI%20DA%20MATTA.pdf5ed62783bd7c5b9510825e0d268828aaMD53open access1884/437342019-11-07 13:28:02.003open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43734Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-07T16:28:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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