Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezarotto, Matheus Araujo, 1991-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/42817
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiola
id UFPR_be8233b91939cb65da62ac9857374f48
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42817
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cezarotto, Matheus Araujo, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignBattaiola, André Luiz, 1956-2020-05-20T12:57:22Z2020-05-20T12:57:22Z2016https://hdl.handle.net/1884/42817Orientador: Prof. Dr. André Luiz BattaiolaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 16/02/2016Inclui referências : f. 162-169Resumo: A Discalculia do Desenvolvimento (DD), é um distúrbio que afeta a capacidade de aprendizagem em competências básicas da aritmética. As suas dificuldades são caracterizadas como severas e persistentes ao longo do desenvolvimento da criança, desse modo impactando significativamente em todos os aspectos de sua vida que exigem habilidades matemáticas. Presume-se como sua causa uma disfunção específica no funcionamento cerebral, com uma estimativa de que cerca de 3 a 6% das crianças em fase escolar possuem a discalculia do desenvolvimento. Jogos eletrônicos são populares como mídia de entretenimento porque proporcionam um tipo de diversão que motiva seus usuários, além disso, os jogos são considerados um significativo meio de comunicação e expressão contemporânea. Atualmente, diversas áreas de pesquisa visualizam os jogos como uma ferramenta potencializadora da motivação nas mais variadas atividades, como, no uso empresarial, na aprendizagem escolar, em treinamentos cognitivos etc. Na área da neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem escolar, os jogos têm sido explorados como instrumentos adaptativos a proporcionar um ambiente de treinamento intenso e motivador para o usuário durante programas de reabilitação neuropsicológica, nesta prática os indivíduos em sua grande maioria crianças, necessitam treinar habilidades cognitivas específicas, as quais são prejudicadas por transtornos de aprendizagem que afetam o progresso típico em disciplinas escolares. Este tipo de reabilitação é aplicado por psicólogos com ênfase em neuropsicologia. Análises revelaram que o design de jogos para essa aplicação específica não é sistematizado, pois, em geral, são desconsiderados os estudos provenientes da área do game design. Essa deficiência limita as reais possibilidades de uso desses jogos, em especial no quesito motivacional. Neste contexto, esta pesquisa tem como foco central o design de jogos direcionados para crianças com problemas de discalculia do desenvolvimento. Assim, esta dissertação apresenta uma combinação entre os estudos da área da neuropsicologia dos transtornos da aprendizagem escolar, com os elementos advindos da área do game design relacionados à experiência do jogador. Em termos de método, a pesquisa se caracteriza como exploratória, qualitativa e aplicada, utilizando como procedimentos: pesquisa bibliográfica, estudo analítico, estudo de caso, triangulação dos dados e avaliação com especialistas. Como resultado, propõe-se um conjunto de recomendações com ênfase na motivação do usuário, a serem consideradas durante o desenvolvimento de jogos para essa prática específica, de forma a permitir que os desenvolvedores contemplem as especificações da neuropsicologia e também do game design.Abstract: Developmental Dyscalculia (DD) is a specific learning disability affecting the normal acquisition of arithmetic skills, children with this disorder has a severe and persistent difficulty along their development, affecting all the aspects of a child's life that demand of mathematical abilities. Presumed to be due to a specific impairment in brain function, the prevalence estimates that around 3% to 6% of children school-age have Developmental Dyscalculia (DD). Electronic games are considered a popular entertainment media because they provide a type of fun that motivate the users, moreover, games are considered a significative way of communication and a contemporary expression. Nowadays, several research areas visualize the games as a powerful tool to motivate activities in the most varied contexts, for example, corporate training, school learning, cognitive training, etc. In the field of Neuropsychology of learning disabilities, electronic games have been applied during the neuropsychological rehabilitation as an adaptive instrument to provide an intense and motivator environment of training for the user. In a rehabilitation, most of the users are children in school-age. These children need to train specifics cognitive skills which are prejudiced for learning disabilities, these difficulties affect typical progress in discipline schools. Psychologist are the professionals responsible for lead Neuropsychological rehabilitation. We observed the development of these games are not systemized, in general owing to the absence of game design studies. Constraints in the game design limit the real possibilities of use these games, in particular on the motivational aspects. Taking into account, this dissertation focuses on design of games for children with developmental dyscalculia. Thus, we presented a combination of the Neuropsychology of learning disabilities studies and the game design elements related to the player experience. As method, the research approach is exploratory and qualitative, used as procedures: bibliographic review, systematic analysis, case study, data triangulation and expert's evaluation. As a result of this dissertation, a set of recommendations with emphasis on the user's motivation are presented, these recommendations consider the specifications of Neuropsychology and Game Design, which is proposed to be used during the development of games for neuropsychological rehabilitation188 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalDesignJogos por computador - MotivaçãoDesign de jogos - Educação - DiscalculiaDesign - Jogos por computador - Distúrbio da aprendizagemRecomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MATHEUS ARAUJO CEZAROTTO.pdfapplication/pdf52596137https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42817/1/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20ARAUJO%20CEZAROTTO.pdfeccb7fdc386707c0fc66ba2c01b728d8MD51open accessTEXTR - D - MATHEUS ARAUJO CEZAROTTO.pdf.txtExtracted Texttext/plain587165https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42817/2/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20ARAUJO%20CEZAROTTO.pdf.txtb5518d96ecd64c16c7b6200572df76efMD52open accessTHUMBNAILR - D - MATHEUS ARAUJO CEZAROTTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42817/3/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20ARAUJO%20CEZAROTTO.pdf.jpg719e21eb70110167be7fca8c57b6302dMD53open access1884/428172020-05-20 09:57:22.36open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42817Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-20T12:57:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
title Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
spellingShingle Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
Cezarotto, Matheus Araujo, 1991-
Design
Jogos por computador - Motivação
Design de jogos - Educação - Discalculia
Design - Jogos por computador - Distúrbio da aprendizagem
title_short Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
title_full Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
title_fullStr Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
title_full_unstemmed Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
title_sort Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
author Cezarotto, Matheus Araujo, 1991-
author_facet Cezarotto, Matheus Araujo, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezarotto, Matheus Araujo, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Battaiola, André Luiz, 1956-
contributor_str_mv Battaiola, André Luiz, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Jogos por computador - Motivação
Design de jogos - Educação - Discalculia
Design - Jogos por computador - Distúrbio da aprendizagem
topic Design
Jogos por computador - Motivação
Design de jogos - Educação - Discalculia
Design - Jogos por computador - Distúrbio da aprendizagem
description Orientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiola
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-20T12:57:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-20T12:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/42817
url https://hdl.handle.net/1884/42817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42817/1/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20ARAUJO%20CEZAROTTO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42817/2/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20ARAUJO%20CEZAROTTO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42817/3/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20ARAUJO%20CEZAROTTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eccb7fdc386707c0fc66ba2c01b728d8
b5518d96ecd64c16c7b6200572df76ef
719e21eb70110167be7fca8c57b6302d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860544312901632