Formação em cuidados paliativos : percepções dos terapeutas ocupacionais
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/82362 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Milton Carlos Mariotti |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMariotti, Milton Carlos, 1960-Dierckx, Rosiléia Teixeira de Oliveira2023-06-01T14:30:30Z2023-06-01T14:30:30Z2023https://hdl.handle.net/1884/82362Orientador: Prof. Dr. Milton Carlos MariottiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/02/2023Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as percepções dos profissionais terapeutas ocupacionais sobre os desafios e superações na formação educacional em cuidados paliativos. Ainda pouco conhecido no Brasil, o tema cuidado paliativo envolve uma abordagem multiprofissional da área da saúde, que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes que enfrentam problemas associados a doenças ameaçadoras da vida, prevenindo e aliviando o sofrimento por elas causado. A graduação é um período de descobertas de interesses e afinidades, é a partir dela que os profissionais vão em busca da educação permanente. Metodologia: A pesquisa se iniciou com uma revisão narrativa e uma revisão de escopo da literatura. Num segundo momento foi realizada pesquisa de campo com delineamento descritivo, abordagem qualitativa, do tipo exploratória e aplicação de questionário online, com os profissionais terapeutas ocupacionais atuantes no cenário de cuidados paliativos, em hospitais universitários públicos federais do território brasileiro. Os dados coletados foram apresentados através da análise de conteúdo, utilizando a técnica de categoria temática, de forma descritiva, correlacionando com o referencial teórico. Foram encontrados 41 hospitais, nos quais trabalhavam 159 terapeutas ocupacionais, sendo que em 21 hospitais havia 31 profissionais atuando em cuidados paliativos. Para esses 31 profissionais, grupo de interesse, foi encaminhado o questionário através do e-mail oficial da instituição, sendo obtidas 10 respostas. A totalidade dos participantes foi do sexo feminino, com idade média de 41,1 anos, todas com graduação concluída há pelo menos 7 anos e com tempo de atuação na área de pelo menos 4 anos. Para 80% das participantes, o interesse pelo tema surgiu pelas demandas institucionais. Para 70% delas a disciplina de cuidados paliativos não foi ofertada na graduação e 90% do grupo realizou algum tipo de educação sobre o tema após a graduação. Como fatores que podem contribuir para a formação em cuidados paliativos, foram citados a prática profissional, a compreensão do tema e os recursos financeiros. A formação oferecida, a escassez de profissionais especializados, o desconhecimento do tema e a gestão, foram citados como desafios e dificuldades. Quanto às maneiras de se enfrentar os desafios para melhorar a formação sobre o tema, foram sugeridos a revisão da grade curricular na graduação, a qualificação profissional, as discussões de casos clínicos, as regulamentações governamentais e de entidades de classe, a divulgação e sensibilização do tema. As percepções das participantes indicaram que ocorreram fragilidades no processo de aprendizagem e que a educação após a graduação pode ser instrumento importante, não somente como recurso de aprimoramento e aquisição de novos conhecimentos, mas também como fonte de informações primárias, nunca antes adquiridas, mas que são relevantes para a boa formação e desempenho profissional. Este estudo se limitou ao grupo pesquisado, e não tem a intenção de generalizar os resultados. Outras pesquisas, com foco em profissionais recém formados e de instituições particulares, poderiam trazer dados relevantes e estabelecer uma relação comparativa com os dados aqui obtidos.Abstract: This research aimed to know the perception of professional occupational therapists about the challenges and overcoming in educational training in palliative care. Still little known in Brazil, palliative care involves a multidisciplinary approach in the health area, which aims to improve the quality of life of patients who face problems associated with life-limiting illnesses, preventing and alleviating the suffering caused by them. Graduation is a period of discovery of interests and affinities, it is from there that professionals go in search of permanent education. Methodologically, the study began with a narrative review and literature scope review. In a second moment, field research was carried out with a descriptive design, with a qualitative approach, of the exploratory type and application of an online questionnaire, for professional occupational therapists working in the scenario of palliative care, in federal public university hospitals in the Brazilian territory. The collected data were presented through content analysis, using the thematic technique in a descriptive way, correlating with the theoretical framework. 41 hospitals were found, in which 159 occupational therapists worked, and in 21 hospitals there were 31 professionals working in palliative care. For these 31 professionals, interest group, the questionnaire was sent through the institution's official email, and 10 responses were obtained. All participants were female, with an average age of 41.1 years, all with graduation completed at least 7 years ago and with at least 4 years of experience in the area. For 80% of the participants, interest in the subject arose from institutional demands. For 70% of them, the discipline of palliative care was not offered at graduation and 90% of the group received some type of education on the subject after graduation. As factors that can contribute to training in palliative care, professional practice, understanding of the subject and financial resources were mentioned. Poor training, shortage of specialized professionals, lack of knowledge of the subject and management were cited as challenges and difficulties. As for the ways to face the challenges to improve education on the subject, it was suggested to review the curriculum at graduation, professional qualification, discussions of clinical cases, government regulations and professional associations, dissemination and awareness of the theme. The participants' perceptions indicated that there were weaknesses in the learning process and that education after graduation can be an important instrument, not only as a resource for improving and acquiring new knowledge, but also as a source of primary information, never acquired before, but which are relevant to good training and professional performance. This study was limited to the researched group, which perhaps does not represent the reality of other professionals. Other studies, focusing on newly graduated professionals, could bring relevant data and establish a comparative relationship with the data obtained here.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoTerapia ocupacionalCuidados paliativos - UtilizaçãoEducação continuadaEducaçãoFormação em cuidados paliativos : percepções dos terapeutas ocupacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSILEIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA DIERCKX.pdfapplication/pdf1400342https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82362/1/R%20-%20D%20-%20ROSILEIA%20TEIXEIRA%20DE%20OLIVEIRA%20DIERCKX.pdf490a334e4d9918849b28f70891cb5dfeMD51open access1884/823622023-06-01 11:30:30.447open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-01T14:30:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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