Arquitetura IOT para prevenção e detecção da entrada de ameaças no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcio Rodrigo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87850
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Egon Walter Wildauer
id UFPR_bfdca4d9e2dbe2a531db641b8d162c35
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87850
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoWildauer, Egon Walter, 1969-Santos, Marcio Rodrigo2024-05-06T19:21:26Z2024-05-06T19:21:26Z2024https://hdl.handle.net/1884/87850Orientador: Prof. Dr. Egon Walter WildauerCoorientador: Prof. Dr. José Simão de Paula PintoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 12/03/2024Inclui referênciasResumo: Ambientes educacionais são espaços socioculturais em essência, marcados pela heterogeneidade em vários aspectos; essa heterogeneidade, quando não administrada, pode resultar em desavenças, conflitos e, em casos mais extremos, tragédias. O Brasil já foi palco de ataques a instituições de ensino que resultaram em ao menos 62 mortos e 131 feridos, oriundos apenas de casos que ganharam grande repercussão na mídia; casos recentes como Suzano-SP (2019), Saudades-SC (2021), Aracruz-ES (2022), Cambé-PR (2023) retratam esta realidade, demonstrando que estes fenômenos não ocorrem apenas em países com maior taxa de desenvolvimento econômico. Uma pesquisa realizada em 2016 em sete capitais do Brasil revelou que 20% dos alunos adolescentes entrevistados já havia presenciado armas de fogo dentro das escolas, e os números relacionados a outros tipos de violência são alarmantes. A entrada de armas no ambiente escolar tende a ocorrer de forma velada, o que pode dificultar sua fiscalização. Detectores de metais podem ser importantes ferramentas no combate à entrada de objetos metálicos em ambientes educacionais, porém o custo de aquisição deste tipo de equipamento pode, entre outros, caracterizar uma barreira à sua utilização. Neste contexto, esta tese propõem viabilizar um método de aprimoramento da segurança nas escolas ou outros ambientes com demanda semelhante, através do desenvolvimento de um portal detector de metais, com capacidade de detecção de um número considerável de objetos metálicos, possuindo como características o baixo custo, a possibilidade de implementação da economia circular, a conectividade à Internet através de componentes da Internet das Coisas (IoT) e o controle/monitoramento de acessos através do equipamento. Para o desenvolvimento da estrutura do portal, foram utilizados materiais de construção como forros de PVC e acessórios reciclados, uma placa de MDF para a base, fio elétrico residencial para a bobina indutora, um microcontrolador, sensores e atuadores de IoT de baixo custo, integrados ao circuito PI Polonês, responsável pela detecção de metais. O método desenvolvido propõe uma sequência de passos para a obtenção de resultado similar. Com implementação em protótipo deste projeto, foi possível verificar a viabilidade econômica e tecnológica do mesmo, demonstrada pela sua capacidade de detecção de objetos metálicos, sua capacidade de contabilizar o número de entradas e saídas do ambiente escolar, sua capacidade de envio dos dados gerados a um banco de dados através da internet e do aplicativo Android, capaz de fornecer suporte à decisão por meio de indicadores, dashboards e demais informações oriundas do portal.Abstract: Educational environments are sociocultural spaces in essence, marked by heterogeneity in several aspects; This heterogeneity, when not managed, can result in disagreements, conflicts and, in more extreme cases, tragedies. Brazil has already been the scene of attacks on educational institutions that resulted in at least 62 deaths and 131 injuries, arising only from cases that gained great repercussion in the media; Recent cases such as Suzano-SP (2019), Saudades-SC (2021), Aracruz-ES (2022), Cambé-PR (2023) portray this reality, demonstrating that these phenomena do not occur only in countries with a higher rate of economic development. A survey carried out in 2016 in seven Brazilian capitals revealed that 20% of the adolescent students interviewed had already witnessed firearms inside schools, and the numbers related to other types of violence are alarming. The entry of weapons into the school environment tends to occur covertly, which can make monitoring difficult. Metal detectors can be important tools in combating the entry of metallic objects into educational environments, however the cost of purchasing this type of equipment can, among others, characterize a barrier to their use. In this context, this thesis proposes to enable a method of improving security in schools or other environments with similar demand, through the development of a metal detector portal, with the capacity to detect a considerable number of metallic objects, with the characteristics of low cost, the possibility of implementing the circular economy, Internet connectivity through Internet of Things (IoT) components and access control/monitoring through equipment. For the development of the portal structure, construction materials such as PVC linings and recycled accessories, an MDF board for the base, residential electrical wire for the inductor coil, a microcontroller, low-cost, integrated IoT sensors and actuators were used to the Polish PI circuit, responsible for metal detection. The method developed proposes a sequence of steps to obtain a similar result. With the prototype implementation of this project, it was possible to verify its economic and technological viability, demonstrated by its ability to detect metallic objects, its ability to count the number of entries and exits to the school environment, its ability to send the data generated to a database via the internet and the Android application, capable of providing decision support through indicators, dashboards and other information from the portal.1 recurso online : PDF.application/pdfGerenciamento da informaçãoSistema de informaçãoViolência na escolaInternet das coisasDetectores de metaisCiência da InformaçãoArquitetura IOT para prevenção e detecção da entrada de ameaças no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARCIO RODRIGO SANTOS.pdfapplication/pdf8296605https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87850/1/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20RODRIGO%20SANTOS.pdf3a8e9432e7311edad8ac88d42045b54aMD51open access1884/878502024-05-06 16:21:26.722open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87850Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-06T19:21:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura IOT para prevenção e detecção da entrada de ameaças no ambiente escolar
title Arquitetura IOT para prevenção e detecção da entrada de ameaças no ambiente escolar
spellingShingle Arquitetura IOT para prevenção e detecção da entrada de ameaças no ambiente escolar
Santos, Marcio Rodrigo
Gerenciamento da informação
Sistema de informação
Violência na escola
Internet das coisas
Detectores de metais
Ciência da Informação
title_short Arquitetura IOT para prevenção e detecção da entrada de ameaças no ambiente escolar
title_full Arquitetura IOT para prevenção e detecção da entrada de ameaças no ambiente escolar
title_fullStr Arquitetura IOT para prevenção e detecção da entrada de ameaças no ambiente escolar
title_full_unstemmed Arquitetura IOT para prevenção e detecção da entrada de ameaças no ambiente escolar
title_sort Arquitetura IOT para prevenção e detecção da entrada de ameaças no ambiente escolar
author Santos, Marcio Rodrigo
author_facet Santos, Marcio Rodrigo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wildauer, Egon Walter, 1969-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcio Rodrigo
contributor_str_mv Wildauer, Egon Walter, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento da informação
Sistema de informação
Violência na escola
Internet das coisas
Detectores de metais
Ciência da Informação
topic Gerenciamento da informação
Sistema de informação
Violência na escola
Internet das coisas
Detectores de metais
Ciência da Informação
description Orientador: Prof. Dr. Egon Walter Wildauer
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-06T19:21:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-06T19:21:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87850
url https://hdl.handle.net/1884/87850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87850/1/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20RODRIGO%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a8e9432e7311edad8ac88d42045b54a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898690899738624