Transporte terrestre de gráneis sólidos : evolução da movimentação e share entre modais terrestre aos portos de Santos e da Região Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Vinicius, 1989-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/60936
Resumo: Orientador : José Eduardo Pécora Junior.
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spelling Viana, Vinicius, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de NegóciosPécora Junior, José Eduardo, 1976-2021-10-21T16:35:04Z2021-10-21T16:35:04Z2018https://hdl.handle.net/1884/60936Orientador : José Eduardo Pécora Junior.Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de EspecializaçãoMBA em Inteligência de NegóciosInclui referênciasResumo : O Brasil é um dos principais exportadores de grãos do mundo, registra safras recordes todos os anos, porém sua estrutura logística impede que os resultados deste setor econômico sejam mais expressivos. A produção está concentrada no interior, principalmente na região centro-oeste, e percorre longas distâncias para acessar aos portos. Os modais mais recomendados para cargas homogêneas, de grandes volumes e que percorrem longos trechos são ferroviário e fluvial, contudo, o transporte de cargas no país é majoritariamente rodoviário. O governo brasileiro tem atribuído à iniciativa privada a oportunidade de gerar condições para que a estrutura logística nacional evolua, porém esbarra na necessidade de melhor controle e de um ajuste fino na legislação para que o processo de concessões seja tão benéfico para o Brasil quanto é para os controladores das ferrovias, arrendatários dos terminais portuários e administradores das praças de pedágio. Este trabalho busca analisar a evolução da produção e da exportação de Soja, Milho e Trigo e da movimentação destes produtos através dos portos de Santos e da Região Sul, passando pelo mapeamento da atual estrutura de transporte e dos sistemas portuário e de armazenamento. Chegando à conclusão de que a iniciativa privada, apesar de auxiliar na evolução da operação e manutenção da cadeia logística do grão, ainda carece de maior regulação dos órgãos responsáveis.26 p. : il. ; grafs. ; tabs.application/pdfTransporte rodoviario de cargaPortosArmazenamento e transporte de cargasTransporte terrestre de gráneis sólidos : evolução da movimentação e share entre modais terrestre aos portos de Santos e da Região Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VINICIUS VIANA.pdfapplication/pdf685141https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60936/1/R%20-%20E%20-%20VINICIUS%20VIANA.pdffbd05b1edab67da3a6af98da6a99864dMD51open access1884/609362021-10-21 13:35:04.378open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60936Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-21T16:35:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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