Insitutional work na conformação do conhecimento difundido em redes interorganizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacometti, Márcio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/34682
Resumo: Resumo: O presente estudo de tese, ao adotar uma perspectiva institucional de análise, parte da premissa de que as organizações estão imersas em campos organizacionais específicos e que ao atuarem em redes interorganizacionais, têm a capacidade de influenciar as instituições que regem suas vidas. Deste modo, adota uma lógica bottom-up, reunindo evidências, para descrever e explorar o fenômeno de institucionalização do modelo APL em três casos de arranjos empresariais de setores econômicos distintos no Estado do Paraná: Móveis de Arapongas, Malhas de Imbituva e Tecnologia da Informação de Londrina. Assim, este trabalho, de caráter descritivo-exploratório, teve por objetivo geral analisar, teórica e empiricamente, como o institutional work influenciou a conformação do conhecimento difundido em período específico nos APLs do Paraná, contribuindo para a institucionalização do modelo prescrito de APL. Para tanto, adotou a estratégia de estudo de caso múltiplo holístico e comparativo, de modo a investigar cada caso com métodos qualitativos e quantitativos, tendo como marco relevante, o momento da implantação da governança que instituiu formalmente cada APL. Para atingir este objetivo, o estudo contou com dois pesquisadores para realizar a coleta de dados e partiu da descrição dos contextos institucional e relacional de cada APL e, ao fazer isso, testou alguns dos pressupostos da teoria institucional, para então explorar as possíveis relações existentes entre estes contextos e as categorias analíticas no nível micro de análise. Após a elaboração do problema de pesquisa, iniciou-se a realização das 16 entrevistas semiestruturadas com os principais atores indutores dos APLs, entre empresas e entidades, no período de maio a dezembro de 2012. Após a análise de conteúdo temática realizada sobre as fontes primárias e secundárias, com a utilização do software Atlas.ti, foi construído e validado o questionário estruturado, que foi aplicado junto a 96 empresas dos APLs, sendo 33 de Arapongas, 30 de Imbituva e 33 de Londrina, no período de março a maio de 2013. Este procedimento permitiu a triangulação de métodos, viabilizando, por meio do SPSS, testes estatísticos de hipóteses, investigação de diferenças significativas dentro e entre os APLs e a construção do modelo de regressão linear múltipla para reforçar a provável relação existente entre os tipos de ações sociais e conhecimento difundido. Além disso, foi avaliado como o desenvolvimento das relações sociais ampliou o efeito desta relação. A principal contribuição teórica da tese foi a validação do microprocedimento da institucionalização, por meio da análise qualitativa e do teste das hipóteses relacionadas à aceitação do modelo APL, implementação via institutional work, internalização do conhecimento difundido e difusão dos padrões legitimados nos APLs investigados. Verificou-se que o microprocedimento da institucionalização opera entre os atores sociais imersos e, independentemente do nível de aceitação do modelo APL e de como ele foi entendido, o institutional work, seja por meio de ações sociais de criação ou manutenção, conforma o conhecimento difundido nestes arranjos. Desta análise, foi possível identificar os traços comuns existentes nos APLs, bem como as especificidades decorrentes de suas características locais. Assim, identificou-se que o modelo APL não se institucionalizou nos APLs de Arapongas e Imbituva, uma vez que as instituições vigentes, antes da existência do APL, se mantêm e foram reforçadas, enquanto que no APL de Londrina, o modelo está em processo de institucionalização diante da criação de novas instituições a partir do institutional work de sua governança.
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Assim, este trabalho, de caráter descritivo-exploratório, teve por objetivo geral analisar, teórica e empiricamente, como o institutional work influenciou a conformação do conhecimento difundido em período específico nos APLs do Paraná, contribuindo para a institucionalização do modelo prescrito de APL. Para tanto, adotou a estratégia de estudo de caso múltiplo holístico e comparativo, de modo a investigar cada caso com métodos qualitativos e quantitativos, tendo como marco relevante, o momento da implantação da governança que instituiu formalmente cada APL. Para atingir este objetivo, o estudo contou com dois pesquisadores para realizar a coleta de dados e partiu da descrição dos contextos institucional e relacional de cada APL e, ao fazer isso, testou alguns dos pressupostos da teoria institucional, para então explorar as possíveis relações existentes entre estes contextos e as categorias analíticas no nível micro de análise. Após a elaboração do problema de pesquisa, iniciou-se a realização das 16 entrevistas semiestruturadas com os principais atores indutores dos APLs, entre empresas e entidades, no período de maio a dezembro de 2012. Após a análise de conteúdo temática realizada sobre as fontes primárias e secundárias, com a utilização do software Atlas.ti, foi construído e validado o questionário estruturado, que foi aplicado junto a 96 empresas dos APLs, sendo 33 de Arapongas, 30 de Imbituva e 33 de Londrina, no período de março a maio de 2013. Este procedimento permitiu a triangulação de métodos, viabilizando, por meio do SPSS, testes estatísticos de hipóteses, investigação de diferenças significativas dentro e entre os APLs e a construção do modelo de regressão linear múltipla para reforçar a provável relação existente entre os tipos de ações sociais e conhecimento difundido. Além disso, foi avaliado como o desenvolvimento das relações sociais ampliou o efeito desta relação. 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