Desenvolvimento humano/esportivo : um diálogo educativo com professores/técnicos da modalidade luta olímpica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sergio Roberto de Lara, 1973-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47930
Resumo: Orientador: Prof. Valdomiro de Oliveira
id UFPR_c28955e41f103afdb758497ea78cd65c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47930
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Sergio Roberto de Lara, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Valdomiro de, 1969-2022-08-31T16:43:28Z2022-08-31T16:43:28Z2017https://hdl.handle.net/1884/47930Orientador: Prof. Valdomiro de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2017Inclui referências : f. 132-139Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento acumulado de professores/técnicos, atuantes em escolas públicas, a partir da concepção de como ocorre, e como deve ocorrer, o processo de desenvolvimento humano/esportivo e educacional da Luta Olímpica no Brasil. Para realizar esta análise, foi utilizado o modelo de desenvolvimento humano fundamentado na teoria Bioecológica do desenvolvimento humano (pessoa - processo - contexto - tempo). A amostra foi composta por nove professores/técnicos da modalidade Luta Olímpica de diferentes regiões do país. Os instrumentos utilizados foram: uma entrevista Semi-estruturada, elaborada com roteiro prévio e estruturada com questões centrais sobre o desenvolvimento humano e a prática da Luta Olímpica nos ambientes escolares públicos. Para caracterizar a amostra, utilizaram-se dois questionários: sócio demográfico e socioeconômico. A análise dos dados foi dividida em dados qualitativos, e analisado por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), e os dados quantitativos foram organizados mediante estatística descritiva. Resultados: Os principais resultados mostraram que: em relação à pessoa - as lutas auxiliam diretamente os alunos-atletas durante a sua trajetória esportiva no ambiente escolar. em relação ao processo de ensino - ainda não está claro o que se deve ensinar quando os assuntos versam acerca de conteúdos, meios, métodos e processo pedagógico. em relação ao contexto: As escolas são ainda, no modelo brasileiro, o melhor ambiente contextual para as etapas de formação de alunos/atletas em luta olímpica. em relação às idades apropriadas para iniciação e especialização esportiva - há dúvidas significativas, com muitas divergências entre os técnicos especialistas que entrevistamos sobre quais as idades mais sensíveis à aprendizagem e as menos indicadas. Considerações finais: este estudo contribui diretamente para um pensar pedagógico sobre a produção de conhecimento em questões centrais da educação física relacionadas aos processos cognitivos e ambientais da aprendizagem esportiva. Neste caso, estudamos a Luta Olímpica, para o desenvolvimento humano/esportivo de crianças e adolescentes que ingressam em qualquer programa de desenvolvimento esportivo nas escolas. No entanto, o Brasil necessita de uma organização estrutural em programas de educação esportiva que oriente o plano pedagógico de forma mais homogênea ao se tratar do ensino de um conteúdo tão significativo para a formação geral da pessoa. Palavras-chave: Luta Olímpica, desenvolvimento humano/esportivo, aprendizagem, escola, esporte.Abstract: The goal of this research was to assess the accumulated knowledge of teachers/coaches working in public schools, placing in perpesctive how the human, sports and educational development of Wrestling in Brazil is conducted versus how it should be. The human development model based on the Bioecological theory of human development (person - process - context - time) was used to carry it out this study. The sample was composed by 9 Olympic Wrestling teachers and coaches from different areas of the country. The following instruments were used: a semi-structured interview, elaborated with a prior structured script with core questions about human development and the practice of wrestling in public school environments. To characterize the sample, both demographic and socioeconomic questionnaires were used. Data analysis was divided into qualitative data and analyzed using the Content Analysis technique (Bardin, 2011), plus quantitative data were organized using descriptive statistics. Results: the main results showed that: in relation to the person - wrestling in the school environment assisted directly the student-athletes on their sports trajectory. In relation to the teaching process - it is still not clear which content, means, methods and pedagogical process should be utilized when coaching. In relation to the context: in Brazil, the schools are still the most apropriate contextual environment for each development stage of Olympic Wrestling. In relation to appropriate ages for initiation and sports specialization - there are substantial uncertainties and divergences among the coaches we interviewed about which ages are the most indicated to the beginning of practice and specialization. Final considerations: this study contributes directly to a pedagogical thinking about how to produce knowledge on central issues of physical education regarding the cognitive and environmental processes of sports learning. In this case we study the Olympic Wrestling, but also for the human/sports development of children and adolescents who enter any sports development program in schools. However, Brazil needs a structural organization in sports education programs that orient the pedagogical strategy in a more homogenous way when it comes to teaching so significant content for the individual general development. Keywords: Olympic wrestling, human/sports development, learning, school, sport.145 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoAprendizagemDesenvolvimento humanoLutas (Esportes)DisertaçõesDesenvolvimento humano/esportivo : um diálogo educativo com professores/técnicos da modalidade luta olímpicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SERGIO ROBERTO DE LARA OLIVEIRA.pdfapplication/pdf3054709https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47930/1/R%20-%20D%20-%20SERGIO%20ROBERTO%20DE%20LARA%20OLIVEIRA.pdf99b9811a750db2c10d53c7a6fe66a656MD51open access1884/479302022-08-31 13:43:28.616open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47930Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-31T16:43:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento humano/esportivo : um diálogo educativo com professores/técnicos da modalidade luta olímpica
title Desenvolvimento humano/esportivo : um diálogo educativo com professores/técnicos da modalidade luta olímpica
spellingShingle Desenvolvimento humano/esportivo : um diálogo educativo com professores/técnicos da modalidade luta olímpica
Oliveira, Sergio Roberto de Lara, 1973-
Educação
Aprendizagem
Desenvolvimento humano
Lutas (Esportes)
Disertações
title_short Desenvolvimento humano/esportivo : um diálogo educativo com professores/técnicos da modalidade luta olímpica
title_full Desenvolvimento humano/esportivo : um diálogo educativo com professores/técnicos da modalidade luta olímpica
title_fullStr Desenvolvimento humano/esportivo : um diálogo educativo com professores/técnicos da modalidade luta olímpica
title_full_unstemmed Desenvolvimento humano/esportivo : um diálogo educativo com professores/técnicos da modalidade luta olímpica
title_sort Desenvolvimento humano/esportivo : um diálogo educativo com professores/técnicos da modalidade luta olímpica
author Oliveira, Sergio Roberto de Lara, 1973-
author_facet Oliveira, Sergio Roberto de Lara, 1973-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sergio Roberto de Lara, 1973-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Valdomiro de, 1969-
contributor_str_mv Oliveira, Valdomiro de, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Desenvolvimento humano
Lutas (Esportes)
Disertações
topic Educação
Aprendizagem
Desenvolvimento humano
Lutas (Esportes)
Disertações
description Orientador: Prof. Valdomiro de Oliveira
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-31T16:43:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-31T16:43:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47930
url https://hdl.handle.net/1884/47930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47930/1/R%20-%20D%20-%20SERGIO%20ROBERTO%20DE%20LARA%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 99b9811a750db2c10d53c7a6fe66a656
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860661752365056