A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/60186 |
Resumo: | Orientador : Rodrigo Luiz Morais da Silva |
id |
UFPR_c2b3907ca1b90b910486352ce80fe2db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60186 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Knoepke, Viviane AparecidaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública MunicipalSilva, Rodrigo Luiz Morais da2021-10-19T20:17:21Z2021-10-19T20:17:21Z2019https://hdl.handle.net/1884/60186Orientador : Rodrigo Luiz Morais da SilvaTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública MunicipalInclui referênciasResumo : O projeto de intervenção ao qual se apresenta teve como objetivo propor melhorias para o funcionamento das redes de cooperação na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa-PR. Dessa análise é possível identificar as relações entre redes de cooperação e o CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), ao qual presta serviços para crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem e matriculados na rede municipal de ensino de Ponta Grossa. A justificativa do projeto descrito tem como ponto fundamental a relação das PPPs (Parcerias Público-Privada) e o setor CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) pertencente SME/PG (Secretaria Municipal de Educação do Município de Ponta Grossa). O educacional especializado (AEE) é considerado atendimento um serviço fundamental para a efetivação dos resultados positivos relacionados as políticas de inclusão de crianças com necessidades especificas. A partir do objetivo geral supracitado, os seguintes objetivos específicos foram delineados: a) Investigar quais são os indivíduos (atores) que fazem parte desta instituição; b) Diagnosticar como ocorrem redes de cooperação com outras instituições e em que colaboram para a construção deste trabalho (atendimento especializado); c)Identificar qual o perfil das instituições que atuam como redes de cooperação; d)Apontar as dificuldades encontradas nas redes de cooperação; e) Realizar propostas através dos estudos finalizados de sugestão de superação dos obstáculos. Para o diagnóstico da situação problema, os dados coletados foi utilizado a observação, entrevista e análise de documentos. Plano de implantação defende a criação de estratégias que possibilitam uma comunicação efetiva entre universidades e escolas. Elaborar um plano de implantação, preparando o campo para que estas parcerias sejam concretizadas.32 p.application/pdfEducação especialSistemas de escolas municipaisA atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VIVIANE APARECIDA KNOEPKE.pdfapplication/pdf1105241https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60186/1/R%20-%20E%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20KNOEPKE.pdf41cfad4bce2a02c083d9d76bd3a66914MD51open access1884/601862021-10-19 17:17:21.293open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60186Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-19T20:17:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa |
title |
A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa |
spellingShingle |
A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa Knoepke, Viviane Aparecida Educação especial Sistemas de escolas municipais |
title_short |
A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa |
title_full |
A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa |
title_fullStr |
A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa |
title_full_unstemmed |
A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa |
title_sort |
A atuação das redes de cooperação : CMAEE (Centro Municipal de Atendimento de Educação Especializada) na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa |
author |
Knoepke, Viviane Aparecida |
author_facet |
Knoepke, Viviane Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knoepke, Viviane Aparecida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Luiz Morais da |
contributor_str_mv |
Silva, Rodrigo Luiz Morais da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Sistemas de escolas municipais |
topic |
Educação especial Sistemas de escolas municipais |
description |
Orientador : Rodrigo Luiz Morais da Silva |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-19T20:17:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-19T20:17:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/60186 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/60186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60186/1/R%20-%20E%20-%20VIVIANE%20APARECIDA%20KNOEPKE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41cfad4bce2a02c083d9d76bd3a66914 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898730614554624 |