Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/40974 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna |
id |
UFPR_c2ea6c4f4fc51a25f05ed2ef0af2ba16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40974 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaVianna, Carlos Roberto, 1958-Greca, Lizmari Crestiane Merlin2024-04-19T19:16:25Z2024-04-19T19:16:25Z2015https://hdl.handle.net/1884/40974Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto ViannaAcompanha DVDDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 30/09/2015Inclui referências : f. 194-201Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que dizem os profissionais e as crianças surdas da Escola Municipal 1º de Maio, no município de Campo Largo/PR, sobre a Alfabetização Matemática e as suas práticas pedagógicas, tendo em vista a inclusão das crianças surdas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os depoimentos foram obtidos a partir de um conjunto de entrevistas com os profissionais que atuam diretamente com as crianças surdas: diretora, pedagoga, professora do Centro de Atendimento Educacional da Surdez (CAES), professora regente e tradutora e intérprete de Libras e Língua Portuguesa, bem como entrevistas com os alunos que frequentam o centro. Os dados obtidos foram compartilhados com um professor surdo, estabelecendo um diálogo entre a escola e as experiências vividas pelo surdo. Os procedimentos de pesquisa da História Oral contribuíram para os encaminhamentos referentes às narrativas relatadas pelos profissionais e às práticas pedagógicas que envolvem a educação escolar dessas crianças. Os estudos estão voltados para a proposta educacional bilíngue, a qual propõe a exposição das crianças à língua de sinais o mais cedo possível, de modo a favorecer o desenvolvimento dos seus processos cognitivos e de linguagem.Abstract: This research aims to investigate what the professionals and the deaf children of the Escola Municipal 1º de Maio, in Campo Largo/PR, say about Mathematical Literacy and its pedagogical practices, having in mind the inclusion of the children in the initial years of elementary school. The testimonies were obtained through a set of interviews with the professionals who work directly with the deaf children: director, educator, teacher of the Centro de Atendimento Educacional da Surdez (CAES), regent teacher, translator and interpreter of Libras and Portuguese, as well as interviews with the students that attend the school. The data obtained was shared with a deaf teacher, establishing dialogue between the school and experiences lived by the teacher. The Oral History research procedures contribute to the development of the narratives told by the professionals and the pedagogical practices that surround the education of these children. The studies are directed at bilingual education, which proposes the exposure of sign language to children as early as possible, as to favor the development of their cognitive and language processes.423 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Estudo e ensinoSurdezCrianças surdasSurdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - LIZMARI CRESTIANE MERLIN GRECA.pdf.txtExtracted Texttext/plain729955https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/1/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdf.txtf2731d1e17cba51b5c19af6c91dc2796MD51open accessORIGINALR - D - LIZMARI CRESTIANE MERLIN GRECA.pdfapplication/pdf5950403https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/2/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdff8b3e7a2647e20e5e4b4ae313264ded7MD52open accessTHUMBNAILR - D - LIZMARI CRESTIANE MERLIN GRECA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/3/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdf.jpg35f133a2a8ab4b67773a24be21ca8aaaMD53open access1884/409742024-04-19 16:16:25.592open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40974Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:16:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar |
title |
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar |
spellingShingle |
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar Greca, Lizmari Crestiane Merlin Matemática Matemática - Estudo e ensino Surdez Crianças surdas |
title_short |
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar |
title_full |
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar |
title_fullStr |
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar |
title_full_unstemmed |
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar |
title_sort |
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar |
author |
Greca, Lizmari Crestiane Merlin |
author_facet |
Greca, Lizmari Crestiane Merlin |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greca, Lizmari Crestiane Merlin |
contributor_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Matemática - Estudo e ensino Surdez Crianças surdas |
topic |
Matemática Matemática - Estudo e ensino Surdez Crianças surdas |
description |
Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-19T19:16:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-19T19:16:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/40974 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/40974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
423 f. : il. algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/1/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/2/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/3/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2731d1e17cba51b5c19af6c91dc2796 f8b3e7a2647e20e5e4b4ae313264ded7 35f133a2a8ab4b67773a24be21ca8aaa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898915009789952 |