Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greca, Lizmari Crestiane Merlin
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/40974
Resumo: Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
id UFPR_c2ea6c4f4fc51a25f05ed2ef0af2ba16
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40974
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaVianna, Carlos Roberto, 1958-Greca, Lizmari Crestiane Merlin2024-04-19T19:16:25Z2024-04-19T19:16:25Z2015https://hdl.handle.net/1884/40974Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto ViannaAcompanha DVDDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 30/09/2015Inclui referências : f. 194-201Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que dizem os profissionais e as crianças surdas da Escola Municipal 1º de Maio, no município de Campo Largo/PR, sobre a Alfabetização Matemática e as suas práticas pedagógicas, tendo em vista a inclusão das crianças surdas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os depoimentos foram obtidos a partir de um conjunto de entrevistas com os profissionais que atuam diretamente com as crianças surdas: diretora, pedagoga, professora do Centro de Atendimento Educacional da Surdez (CAES), professora regente e tradutora e intérprete de Libras e Língua Portuguesa, bem como entrevistas com os alunos que frequentam o centro. Os dados obtidos foram compartilhados com um professor surdo, estabelecendo um diálogo entre a escola e as experiências vividas pelo surdo. Os procedimentos de pesquisa da História Oral contribuíram para os encaminhamentos referentes às narrativas relatadas pelos profissionais e às práticas pedagógicas que envolvem a educação escolar dessas crianças. Os estudos estão voltados para a proposta educacional bilíngue, a qual propõe a exposição das crianças à língua de sinais o mais cedo possível, de modo a favorecer o desenvolvimento dos seus processos cognitivos e de linguagem.Abstract: This research aims to investigate what the professionals and the deaf children of the Escola Municipal 1º de Maio, in Campo Largo/PR, say about Mathematical Literacy and its pedagogical practices, having in mind the inclusion of the children in the initial years of elementary school. The testimonies were obtained through a set of interviews with the professionals who work directly with the deaf children: director, educator, teacher of the Centro de Atendimento Educacional da Surdez (CAES), regent teacher, translator and interpreter of Libras and Portuguese, as well as interviews with the students that attend the school. The data obtained was shared with a deaf teacher, establishing dialogue between the school and experiences lived by the teacher. The Oral History research procedures contribute to the development of the narratives told by the professionals and the pedagogical practices that surround the education of these children. The studies are directed at bilingual education, which proposes the exposure of sign language to children as early as possible, as to favor the development of their cognitive and language processes.423 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Estudo e ensinoSurdezCrianças surdasSurdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - LIZMARI CRESTIANE MERLIN GRECA.pdf.txtExtracted Texttext/plain729955https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/1/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdf.txtf2731d1e17cba51b5c19af6c91dc2796MD51open accessORIGINALR - D - LIZMARI CRESTIANE MERLIN GRECA.pdfapplication/pdf5950403https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/2/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdff8b3e7a2647e20e5e4b4ae313264ded7MD52open accessTHUMBNAILR - D - LIZMARI CRESTIANE MERLIN GRECA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/3/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdf.jpg35f133a2a8ab4b67773a24be21ca8aaaMD53open access1884/409742024-04-19 16:16:25.592open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40974Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:16:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
title Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
spellingShingle Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
Greca, Lizmari Crestiane Merlin
Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Surdez
Crianças surdas
title_short Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
title_full Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
title_fullStr Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
title_full_unstemmed Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
title_sort Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
author Greca, Lizmari Crestiane Merlin
author_facet Greca, Lizmari Crestiane Merlin
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.contributor.author.fl_str_mv Greca, Lizmari Crestiane Merlin
contributor_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Surdez
Crianças surdas
topic Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Surdez
Crianças surdas
description Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T19:16:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T19:16:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/40974
url https://hdl.handle.net/1884/40974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 423 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/1/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/2/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40974/3/R%20-%20D%20-%20LIZMARI%20CRESTIANE%20MERLIN%20GRECA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2731d1e17cba51b5c19af6c91dc2796
f8b3e7a2647e20e5e4b4ae313264ded7
35f133a2a8ab4b67773a24be21ca8aaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898915009789952