Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/59569 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Shirley Boller |
id |
UFPR_c369b5b0d174784790132b7a17537003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59569 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cruz, Melanie Bordignon daBoller, Shirley, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio2020-03-05T18:02:46Z2020-03-05T18:02:46Z2019https://hdl.handle.net/1884/59569Orientadora : Profª. Shirley BollerMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e MédioInclui referênciasResumo : A prática pedagógica da escola de tempo integral pode ser repensada a partir de um planejamento que inclua momentos de relaxamento aos estudantes e desta forma minimize a indisciplina, possibilitando uma melhor concentração e consequentemente resultados positivos na aprendizagem. Com este objetivo, elaborou-se um projeto de intervenção realizado com 30 estudantes de uma turma de 3° ano, com faixa etária de 8 e 9 anos, numa escola de Curitiba. As atividades foram inseridas no planejamento e, portanto, fez parte da aula. Foi realizado no período da tarde, logo que retornavam do horário do almoço, por se considerar o momento mais crítico do dia, pois os estudantes permanecem durante 1 hora, no pátio aberto, brincando livremente. Os estudantes demonstraram satisfação em realizar as atividades e de alguma forma sentiram os benefícios que proporcionou uma melhor concentração durante as aulas conseguintes, devido a tranquilidade aparente que diminuiu a indisciplina. De acordo aos resultados obtidos, recomendase que tais práticas sejam incluídas no planejamento de todos os docentes da escola e que sejam desenvolvidas diariamente para que se torne um hábito. Desta forma, entende-se que a fusão planejamento e prática, traga para os estudantes e docentes uma melhor qualidade na aprendizagem e na saúde.31 p. : il., color.application/pdfEscolas de tempo integralRelaxamentoQualidade de vidaTécnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MELANIE BORDIGNON DA CRUZ.pdfapplication/pdf633403https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59569/1/R%20-%20E%20-%20MELANIE%20BORDIGNON%20DA%20CRUZ.pdf3b82aceb365d7e013b29fc0d7eb953f8MD51open access1884/595692020-03-05 15:02:46.388open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59569Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-05T18:02:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção |
title |
Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção |
spellingShingle |
Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção Cruz, Melanie Bordignon da Escolas de tempo integral Relaxamento Qualidade de vida |
title_short |
Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção |
title_full |
Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção |
title_fullStr |
Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção |
title_full_unstemmed |
Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção |
title_sort |
Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção |
author |
Cruz, Melanie Bordignon da |
author_facet |
Cruz, Melanie Bordignon da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Boller, Shirley, 1980- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Melanie Bordignon da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas de tempo integral Relaxamento Qualidade de vida |
topic |
Escolas de tempo integral Relaxamento Qualidade de vida |
description |
Orientadora : Profª. Shirley Boller |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-05T18:02:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-05T18:02:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/59569 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/59569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
31 p. : il., color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59569/1/R%20-%20E%20-%20MELANIE%20BORDIGNON%20DA%20CRUZ.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b82aceb365d7e013b29fc0d7eb953f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898723346874368 |