Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Melanie Bordignon da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59569
Resumo: Orientadora : Profª. Shirley Boller
id UFPR_c369b5b0d174784790132b7a17537003
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59569
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cruz, Melanie Bordignon daBoller, Shirley, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio2020-03-05T18:02:46Z2020-03-05T18:02:46Z2019https://hdl.handle.net/1884/59569Orientadora : Profª. Shirley BollerMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e MédioInclui referênciasResumo : A prática pedagógica da escola de tempo integral pode ser repensada a partir de um planejamento que inclua momentos de relaxamento aos estudantes e desta forma minimize a indisciplina, possibilitando uma melhor concentração e consequentemente resultados positivos na aprendizagem. Com este objetivo, elaborou-se um projeto de intervenção realizado com 30 estudantes de uma turma de 3° ano, com faixa etária de 8 e 9 anos, numa escola de Curitiba. As atividades foram inseridas no planejamento e, portanto, fez parte da aula. Foi realizado no período da tarde, logo que retornavam do horário do almoço, por se considerar o momento mais crítico do dia, pois os estudantes permanecem durante 1 hora, no pátio aberto, brincando livremente. Os estudantes demonstraram satisfação em realizar as atividades e de alguma forma sentiram os benefícios que proporcionou uma melhor concentração durante as aulas conseguintes, devido a tranquilidade aparente que diminuiu a indisciplina. De acordo aos resultados obtidos, recomendase que tais práticas sejam incluídas no planejamento de todos os docentes da escola e que sejam desenvolvidas diariamente para que se torne um hábito. Desta forma, entende-se que a fusão planejamento e prática, traga para os estudantes e docentes uma melhor qualidade na aprendizagem e na saúde.31 p. : il., color.application/pdfEscolas de tempo integralRelaxamentoQualidade de vidaTécnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MELANIE BORDIGNON DA CRUZ.pdfapplication/pdf633403https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59569/1/R%20-%20E%20-%20MELANIE%20BORDIGNON%20DA%20CRUZ.pdf3b82aceb365d7e013b29fc0d7eb953f8MD51open access1884/595692020-03-05 15:02:46.388open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59569Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-05T18:02:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção
title Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção
spellingShingle Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção
Cruz, Melanie Bordignon da
Escolas de tempo integral
Relaxamento
Qualidade de vida
title_short Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção
title_full Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção
title_fullStr Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção
title_full_unstemmed Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção
title_sort Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção
author Cruz, Melanie Bordignon da
author_facet Cruz, Melanie Bordignon da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Boller, Shirley, 1980-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Melanie Bordignon da
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas de tempo integral
Relaxamento
Qualidade de vida
topic Escolas de tempo integral
Relaxamento
Qualidade de vida
description Orientadora : Profª. Shirley Boller
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-05T18:02:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-05T18:02:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59569
url https://hdl.handle.net/1884/59569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 p. : il., color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59569/1/R%20-%20E%20-%20MELANIE%20BORDIGNON%20DA%20CRUZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b82aceb365d7e013b29fc0d7eb953f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898723346874368