Combinação de características texturais para a classificação automática de vagas de estacionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paulo Ricardo Lisboa de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/35168
Resumo: Resumo: A crescente frota de veículos nas cidades aliada à falta de planejamento urbano têm tornado cada vez mais difícil a tarefa de se encontrar vagas de estacionamento, forçando os motoristas a procurarem alternativas como os pátios de estacionamentos públicos ou privados, que são dedicados exclusivamente a acomodar um grande número de veículos. Uma metodologia viável para a gerência das vagas individuais desses estabelecimentos, ou das vagas laterais presentes em vias públicas, apesar de ser um grande desafio, pode prover informações importantes para a engenharia de tráfego, como o índice de ocupação das vagas, as áreas mais utilizadas e a detecção de superlotações, além de poder servir como base para sistemas que executem tarefas como a detecção de veículos estacionados irregularmente ou que guiem o motorista até a vaga livre mais próxima. Neste trabalho é proposta uma metodologia para classificação de vagas de estacionamento baseada em imagens coletadas de câmeras fixas, capaz de lidar com as complexidades impostas a sistemas que capturam imagens em ambientes abertos, como as variações de luminosidade, a presença de sombras e os ruídos causados pelas variações climáticas. Para cumprir essa tarefa são utilizados descritores de textura baseados nos Padrões Locais Binários e na Quantização de Fase Local, que têm mostrado excelentes resultados em diversos trabalhos. Para possibilitar os testes deste e de outros trabalhos relacionados à detecção de veículos em áreas de estacionamentos, foi criada uma base de imagens que atualmente contém cerca de 1.300.000 amostras de vagas individuais coletadas de dois estacionamentos distintos, de diferentes ângulos e em diversas condições climáticas, a qual está disponível para trabalhos de pesquisa. Os resultados dos experimentos mostram que os classificadores treinados com os descritores de textura são capazes de atingir excelentes taxas de acertos, próximas aos 100%. Testes com amostras coletadas de estacionamentos ou de ângulos que não participaram dos treinamentos dos classificadores também foram executados, e mostraram que os classificadores ainda são capazes de atingir boas taxas de acertos, geralmente próximas aos 85%. Métodos de combinação de classificadores também foram utilizados e se mostraram capazes de melhorar os desempenhos dos classificadores, principalmente nos testes com amostras coletadas de estacionamentos ou ângulos diferentes dos utilizados nos treinamentos dos classificadores.
id UFPR_c41096b3077adc1cbc282e7ef0f2ccb9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35168
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Almeida, Paulo Ricardo Lisboa deOliveira, Luiz Eduardo Soares de, 1971-Britto Junior, Alceu de SouzaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática2014-06-06T17:27:50Z2014-06-06T17:27:50Z2014http://hdl.handle.net/1884/35168Resumo: A crescente frota de veículos nas cidades aliada à falta de planejamento urbano têm tornado cada vez mais difícil a tarefa de se encontrar vagas de estacionamento, forçando os motoristas a procurarem alternativas como os pátios de estacionamentos públicos ou privados, que são dedicados exclusivamente a acomodar um grande número de veículos. Uma metodologia viável para a gerência das vagas individuais desses estabelecimentos, ou das vagas laterais presentes em vias públicas, apesar de ser um grande desafio, pode prover informações importantes para a engenharia de tráfego, como o índice de ocupação das vagas, as áreas mais utilizadas e a detecção de superlotações, além de poder servir como base para sistemas que executem tarefas como a detecção de veículos estacionados irregularmente ou que guiem o motorista até a vaga livre mais próxima. Neste trabalho é proposta uma metodologia para classificação de vagas de estacionamento baseada em imagens coletadas de câmeras fixas, capaz de lidar com as complexidades impostas a sistemas que capturam imagens em ambientes abertos, como as variações de luminosidade, a presença de sombras e os ruídos causados pelas variações climáticas. Para cumprir essa tarefa são utilizados descritores de textura baseados nos Padrões Locais Binários e na Quantização de Fase Local, que têm mostrado excelentes resultados em diversos trabalhos. Para possibilitar os testes deste e de outros trabalhos relacionados à detecção de veículos em áreas de estacionamentos, foi criada uma base de imagens que atualmente contém cerca de 1.300.000 amostras de vagas individuais coletadas de dois estacionamentos distintos, de diferentes ângulos e em diversas condições climáticas, a qual está disponível para trabalhos de pesquisa. Os resultados dos experimentos mostram que os classificadores treinados com os descritores de textura são capazes de atingir excelentes taxas de acertos, próximas aos 100%. Testes com amostras coletadas de estacionamentos ou de ângulos que não participaram dos treinamentos dos classificadores também foram executados, e mostraram que os classificadores ainda são capazes de atingir boas taxas de acertos, geralmente próximas aos 85%. Métodos de combinação de classificadores também foram utilizados e se mostraram capazes de melhorar os desempenhos dos classificadores, principalmente nos testes com amostras coletadas de estacionamentos ou ângulos diferentes dos utilizados nos treinamentos dos classificadores.application/pdfTesesCombinação de características texturais para a classificação automática de vagas de estacionamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAULO RICARDO LISBOA DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf4882357https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35168/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20RICARDO%20LISBOA%20DE%20ALMEIDA.pdf1bdd4751fe9f3a3371cfb2d9e324da4cMD51open accessTEXTR - D - PAULO RICARDO LISBOA DE ALMEIDA.pdf.txtR - D - PAULO RICARDO LISBOA DE ALMEIDA.pdf.txtExtracted Texttext/plain173370https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35168/2/R%20-%20D%20-%20PAULO%20RICARDO%20LISBOA%20DE%20ALMEIDA.pdf.txta8e770c6e55d1b9b67b61b0f8f9f290fMD52open accessTHUMBNAILR - D - PAULO RICARDO LISBOA DE ALMEIDA.pdf.jpgR - D - PAULO RICARDO LISBOA DE ALMEIDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35168/3/R%20-%20D%20-%20PAULO%20RICARDO%20LISBOA%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg6cdf6132e8f8d465d90b1f5208cf7cc0MD53open access1884/351682016-04-07 09:30:35.284open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35168Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T12:30:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Combinação de características texturais para a classificação automática de vagas de estacionamento
title Combinação de características texturais para a classificação automática de vagas de estacionamento
spellingShingle Combinação de características texturais para a classificação automática de vagas de estacionamento
Almeida, Paulo Ricardo Lisboa de
Teses
title_short Combinação de características texturais para a classificação automática de vagas de estacionamento
title_full Combinação de características texturais para a classificação automática de vagas de estacionamento
title_fullStr Combinação de características texturais para a classificação automática de vagas de estacionamento
title_full_unstemmed Combinação de características texturais para a classificação automática de vagas de estacionamento
title_sort Combinação de características texturais para a classificação automática de vagas de estacionamento
author Almeida, Paulo Ricardo Lisboa de
author_facet Almeida, Paulo Ricardo Lisboa de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Luiz Eduardo Soares de, 1971-
Britto Junior, Alceu de Souza
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Paulo Ricardo Lisboa de
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
topic Teses
description Resumo: A crescente frota de veículos nas cidades aliada à falta de planejamento urbano têm tornado cada vez mais difícil a tarefa de se encontrar vagas de estacionamento, forçando os motoristas a procurarem alternativas como os pátios de estacionamentos públicos ou privados, que são dedicados exclusivamente a acomodar um grande número de veículos. Uma metodologia viável para a gerência das vagas individuais desses estabelecimentos, ou das vagas laterais presentes em vias públicas, apesar de ser um grande desafio, pode prover informações importantes para a engenharia de tráfego, como o índice de ocupação das vagas, as áreas mais utilizadas e a detecção de superlotações, além de poder servir como base para sistemas que executem tarefas como a detecção de veículos estacionados irregularmente ou que guiem o motorista até a vaga livre mais próxima. Neste trabalho é proposta uma metodologia para classificação de vagas de estacionamento baseada em imagens coletadas de câmeras fixas, capaz de lidar com as complexidades impostas a sistemas que capturam imagens em ambientes abertos, como as variações de luminosidade, a presença de sombras e os ruídos causados pelas variações climáticas. Para cumprir essa tarefa são utilizados descritores de textura baseados nos Padrões Locais Binários e na Quantização de Fase Local, que têm mostrado excelentes resultados em diversos trabalhos. Para possibilitar os testes deste e de outros trabalhos relacionados à detecção de veículos em áreas de estacionamentos, foi criada uma base de imagens que atualmente contém cerca de 1.300.000 amostras de vagas individuais coletadas de dois estacionamentos distintos, de diferentes ângulos e em diversas condições climáticas, a qual está disponível para trabalhos de pesquisa. Os resultados dos experimentos mostram que os classificadores treinados com os descritores de textura são capazes de atingir excelentes taxas de acertos, próximas aos 100%. Testes com amostras coletadas de estacionamentos ou de ângulos que não participaram dos treinamentos dos classificadores também foram executados, e mostraram que os classificadores ainda são capazes de atingir boas taxas de acertos, geralmente próximas aos 85%. Métodos de combinação de classificadores também foram utilizados e se mostraram capazes de melhorar os desempenhos dos classificadores, principalmente nos testes com amostras coletadas de estacionamentos ou ângulos diferentes dos utilizados nos treinamentos dos classificadores.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-06T17:27:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-06T17:27:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/35168
url http://hdl.handle.net/1884/35168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35168/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20RICARDO%20LISBOA%20DE%20ALMEIDA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35168/2/R%20-%20D%20-%20PAULO%20RICARDO%20LISBOA%20DE%20ALMEIDA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35168/3/R%20-%20D%20-%20PAULO%20RICARDO%20LISBOA%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bdd4751fe9f3a3371cfb2d9e324da4c
a8e770c6e55d1b9b67b61b0f8f9f290f
6cdf6132e8f8d465d90b1f5208cf7cc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860559967092736