Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77988 |
Resumo: | Orientadora: Doralice Lange de Souza |
id |
UFPR_c4a6b9932da826520a20b512f1fddc3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77988 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Vialich, Andrea Leal, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaSouza, Doralice Lange de2022-09-21T12:38:33Z2022-09-21T12:38:33Z2009https://hdl.handle.net/1884/77988Orientadora: Doralice Lange de SouzaMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação FísicaResumo : O objetivo deste trabalho foi o de identificar as principais barreiras e os principais facilitadores para a implementação do programa Comunidade Escola (CE) e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo. O CE é um projeto social que acontece em algumas escolas de Curitiba aos finais de semana, tendo como objetivos a diminuição da violência, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da comunidade. Foi criado pela prefeitura e é desenvolvido em parceria com o comércio, indústrias, universidades e voluntários, que juntos gerem o Programa de forma descentralizada. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os dados foram coletados através de documentos do Programa, observações e de entrevistas abertas com a coordenação geral do Programa, cinco coordenadores de regionais, quatro professores, cinco estagiários, três voluntários e 45 crianças e adolescentes em diferentes escolas. A análise foi desenvolvida a partir de uma perspectiva interpretativa e as categorias analíticas emergiram dos dados. As principais conclusões deste estudo foram que existem fatores que atuam como facilitadores, outros como barreiras, e fatores que ora atuam como facilitadores e ora como barreiras para a implementação do Programa e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo, dependendo da realidade concreta de cada escola. As escolas que não contam com recursos materiais e humanos adequados encontram dificuldades para a implementação do Programa. Tal realidade exige que o Estado tenha um papel mais ativo no sentido de fornecer os recursos necessários para garantir a qualidade das ações nas diferentes comunidades, especialmente no caso daquelas mais carentes e menos organizadas1 recurso online : PDF.application/pdfAtividade físicaComunidade e escolaInclusão social - Curitiba (PR)Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANDREA LEAL VIALICH.pdfapplication/pdf1158440https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77988/1/ANDREA%20LEAL%20VIALICH.pdf6784b8e5e6784027c4e35d109fc0aa4fMD51open access1884/779882022-09-21 09:38:33.369open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77988Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-21T12:38:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo |
title |
Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo |
spellingShingle |
Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo Vialich, Andrea Leal, 1975- Atividade física Comunidade e escola Inclusão social - Curitiba (PR) |
title_short |
Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo |
title_full |
Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo |
title_fullStr |
Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo |
title_full_unstemmed |
Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo |
title_sort |
Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo |
author |
Vialich, Andrea Leal, 1975- |
author_facet |
Vialich, Andrea Leal, 1975- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vialich, Andrea Leal, 1975- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Doralice Lange de |
contributor_str_mv |
Souza, Doralice Lange de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade física Comunidade e escola Inclusão social - Curitiba (PR) |
topic |
Atividade física Comunidade e escola Inclusão social - Curitiba (PR) |
description |
Orientadora: Doralice Lange de Souza |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-21T12:38:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-21T12:38:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77988 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77988/1/ANDREA%20LEAL%20VIALICH.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6784b8e5e6784027c4e35d109fc0aa4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898792607416320 |