Educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PR
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/58136 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Daniela Biondi Batista |
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Ho, Tatiane Lima, 1989Monteiro, Mayssa Mascarenhas Grise, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia FlorestalBatista, Daniela Biondi, 1956-2022-05-10T14:28:45Z2022-05-10T14:28:45Z2018https://hdl.handle.net/1884/58136Orientadora: Profª. Drª. Daniela Biondi BatistaCoorientadora: Profª. Drª. Mayssa Mascarenhas Grise MonteiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Defesa : Curitiba, 09/02/2018Inclui referências: p.64-70Área de concentração: Conservação da naturezaResumo: A educação ambiental no ensino formal auxilia na sensibilização dos estudantes a respeito do meio ambiente, promovendo a formação de indivíduos mais críticos que possivelmente atuarão com atitudes mais solidárias e sustentáveis. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as atividades de educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba, PR. Foram aplicados questionários in loco em escolas distribuídas nas 10 regionais de Curitiba, com perguntas referentes a implementação, desenvolvimento, gestão e formação, bem como as mudanças perceptíveis com a introdução do tema nas escolas e sobre o projeto de lei que prevê mudanças na educação ambiental no ensino formal. As escolas foram divididas em escolas com ensino integral e as escolas com o ensino regular, sendo essas classificadas em ciclo 1 (1ª a 5ª série) ou ciclo 2 (1ª a 9ª série), as quais foram analisadas por meio do teste do qui-quadrado para verificar se havia diferença na aplicação da educação ambiental por tipo de ensino. Foram coletados dados de 35 escolas, das quais constatou-se que duas escolas não realizam atividades de educação ambiental regularmente, 37,1% desenvolvem há mais de dez anos, por iniciativa das diretrizes da secretaria municipal da educação, com o principal objetivo de conscientizar estudantes e comunidade para a plena cidadania. Das modalidades de educação ambiental desenvolvidas, as escolas com ensino integral abrangem uma disciplina específica sobre o tema e apresentaram melhores resultados que as escolas com ensino regular, por realizar mais atividades em projetos e datas e eventos significativos. Dentre os temas mais abordados na disciplina especial e nos projetos estão: a água, lixo e reciclagem, saúde e nutrição. Em relação à gestão, os professores, em todos os tipos de ensino, participam com maior frequência no planejamento, na tomada de decisão, na execução e na avaliação da educação ambiental nas escolas e a maioria participa de cursos de formação com temas relacionados a educação ambiental. A escola auxilia na promoção de grupos de estudo na hora atividade e dentre os fatores que mais contribuem para a inserção da educação ambiental nas escolas está o uso de materiais inovadores, seguido do uso da internet. Das mudanças perceptíveis, a diminuição no desperdício de água, luz e papel (88,6%) foram as mais representativas dentro da escola. Externamente as principais mudanças foram as melhorias no entorno da escola (60%). Conclui-se com esse trabalho que as escolas estão preocupadas em conscientizar seus estudantes a respeito meio ambiente, principalmente relacionando temas que estão constantemente presentes no cotidiano da sociedade. Também foi possível verificar que os professores têm um papel fundamental para que as atividades de educação ambiental ocorram nas escolas, mas para tal é necessário maior interesse e conhecimento das questões ambientais para repassar para seus estudantes. Sendo assim, se o projeto de lei que prevê mudanças na Política Nacional de Educação Ambiental for aprovado é essencial a contratação de um profissional qualificado na área para ministrar essa disciplina. Palavras chave: Meio ambiente, escolas municipais e políticas públicas.Abstract: Environmental education in formal education assists students in raising awareness of the environment by promoting the formation of more critical individuals who are likely to act with more supportive and sustainable attitudes. The objective of this research was to evaluate the environmental education activities in the municipal schools of Curitiba, PR. On-site questionnaires were applied to schools distributed in the 10 regional schools in Curitiba, with questions regarding implementation, development, management and training, as well as perceptible changes with the introduction of the subject in schools and on the bill that foresees changes in environmental education in formal education. Schools were divided into schools with full education and schools with regular education, which were classified in cycle 1 (1st to 5th grade) or cycle 2 (1st to 9th grade), which were analyzed by chi- square to verify if there was difference in the application of environmental education by type of education. Data from 35 schools were collected, of which two schools did not regularly carry out environmental education activities, 37.1% developed for more than ten years, at the initiative of the municipal education secretariat, with the main objective of raising awareness students and community for full citizenship. From the environmental education modalities developed, the schools with integral education cover a specific discipline on the subject and presented better results than the schools with regular education, to carry out more activities in projects and significant dates and events. Among the topics most covered in the special discipline and projects are: water, garbage and recycling, health and nutrition. With regard to management, teachers in all types of education are more often involved in planning, decision-making, implementation and evaluation of environmental education in schools, and most take part in training courses on topics related to education environmental. The school assists in the promotion of study groups at the time of activity and among the factors that most contribute to the inclusion of environmental education in schools is the use of innovative materials, followed by the use of the Internet. Of the noticeable changes, the decrease in the waste of water, light and paper (88.6%) were the most representative within the school. Externally the main changes were the improvements around the school (60%). It is concluded with this work that the schools are concerned with raising awareness among students about the environment, mainly relating themes that are constantly present in the daily life of society. It was also possible to verify that teachers have a fundamental role for environmental education activities to take place in schools, but to do so requires greater interest and knowledge of environmental issues to pass on to their students. Therefore, if the bill that foresees changes in the National Environmental Education Policy is approved, it is essential to hire a qualified professional in the area to teach this discipline. Keywords: Environment, municipal schools and public policies.77 p. : il. (algumas color.).application/pdfPolítica ambiental - Curitiba (PR)Recursos Florestais e Engenharia FlorestalEducação ambiental - Curitiba (PR)Meio ambienteEducação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TATIANE LIMA HO.pdfapplication/pdf4588635https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58136/1/R%20-%20D%20-%20TATIANE%20LIMA%20HO.pdf2ddce8cd0da245aba6d6d43c8d7e85c1MD51open access1884/581362022-05-10 11:28:45.597open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58136Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-10T14:28:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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