Educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ho, Tatiane Lima, 1989
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58136
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Daniela Biondi Batista
id UFPR_c64f8d8f0b30a0eb2925900fb55e72a2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58136
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ho, Tatiane Lima, 1989Monteiro, Mayssa Mascarenhas Grise, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia FlorestalBatista, Daniela Biondi, 1956-2022-05-10T14:28:45Z2022-05-10T14:28:45Z2018https://hdl.handle.net/1884/58136Orientadora: Profª. Drª. Daniela Biondi BatistaCoorientadora: Profª. Drª. Mayssa Mascarenhas Grise MonteiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Defesa : Curitiba, 09/02/2018Inclui referências: p.64-70Área de concentração: Conservação da naturezaResumo: A educação ambiental no ensino formal auxilia na sensibilização dos estudantes a respeito do meio ambiente, promovendo a formação de indivíduos mais críticos que possivelmente atuarão com atitudes mais solidárias e sustentáveis. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as atividades de educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba, PR. Foram aplicados questionários in loco em escolas distribuídas nas 10 regionais de Curitiba, com perguntas referentes a implementação, desenvolvimento, gestão e formação, bem como as mudanças perceptíveis com a introdução do tema nas escolas e sobre o projeto de lei que prevê mudanças na educação ambiental no ensino formal. As escolas foram divididas em escolas com ensino integral e as escolas com o ensino regular, sendo essas classificadas em ciclo 1 (1ª a 5ª série) ou ciclo 2 (1ª a 9ª série), as quais foram analisadas por meio do teste do qui-quadrado para verificar se havia diferença na aplicação da educação ambiental por tipo de ensino. Foram coletados dados de 35 escolas, das quais constatou-se que duas escolas não realizam atividades de educação ambiental regularmente, 37,1% desenvolvem há mais de dez anos, por iniciativa das diretrizes da secretaria municipal da educação, com o principal objetivo de conscientizar estudantes e comunidade para a plena cidadania. Das modalidades de educação ambiental desenvolvidas, as escolas com ensino integral abrangem uma disciplina específica sobre o tema e apresentaram melhores resultados que as escolas com ensino regular, por realizar mais atividades em projetos e datas e eventos significativos. Dentre os temas mais abordados na disciplina especial e nos projetos estão: a água, lixo e reciclagem, saúde e nutrição. Em relação à gestão, os professores, em todos os tipos de ensino, participam com maior frequência no planejamento, na tomada de decisão, na execução e na avaliação da educação ambiental nas escolas e a maioria participa de cursos de formação com temas relacionados a educação ambiental. A escola auxilia na promoção de grupos de estudo na hora atividade e dentre os fatores que mais contribuem para a inserção da educação ambiental nas escolas está o uso de materiais inovadores, seguido do uso da internet. Das mudanças perceptíveis, a diminuição no desperdício de água, luz e papel (88,6%) foram as mais representativas dentro da escola. Externamente as principais mudanças foram as melhorias no entorno da escola (60%). Conclui-se com esse trabalho que as escolas estão preocupadas em conscientizar seus estudantes a respeito meio ambiente, principalmente relacionando temas que estão constantemente presentes no cotidiano da sociedade. Também foi possível verificar que os professores têm um papel fundamental para que as atividades de educação ambiental ocorram nas escolas, mas para tal é necessário maior interesse e conhecimento das questões ambientais para repassar para seus estudantes. Sendo assim, se o projeto de lei que prevê mudanças na Política Nacional de Educação Ambiental for aprovado é essencial a contratação de um profissional qualificado na área para ministrar essa disciplina. Palavras chave: Meio ambiente, escolas municipais e políticas públicas.Abstract: Environmental education in formal education assists students in raising awareness of the environment by promoting the formation of more critical individuals who are likely to act with more supportive and sustainable attitudes. The objective of this research was to evaluate the environmental education activities in the municipal schools of Curitiba, PR. On-site questionnaires were applied to schools distributed in the 10 regional schools in Curitiba, with questions regarding implementation, development, management and training, as well as perceptible changes with the introduction of the subject in schools and on the bill that foresees changes in environmental education in formal education. Schools were divided into schools with full education and schools with regular education, which were classified in cycle 1 (1st to 5th grade) or cycle 2 (1st to 9th grade), which were analyzed by chi- square to verify if there was difference in the application of environmental education by type of education. Data from 35 schools were collected, of which two schools did not regularly carry out environmental education activities, 37.1% developed for more than ten years, at the initiative of the municipal education secretariat, with the main objective of raising awareness students and community for full citizenship. From the environmental education modalities developed, the schools with integral education cover a specific discipline on the subject and presented better results than the schools with regular education, to carry out more activities in projects and significant dates and events. Among the topics most covered in the special discipline and projects are: water, garbage and recycling, health and nutrition. With regard to management, teachers in all types of education are more often involved in planning, decision-making, implementation and evaluation of environmental education in schools, and most take part in training courses on topics related to education environmental. The school assists in the promotion of study groups at the time of activity and among the factors that most contribute to the inclusion of environmental education in schools is the use of innovative materials, followed by the use of the Internet. Of the noticeable changes, the decrease in the waste of water, light and paper (88.6%) were the most representative within the school. Externally the main changes were the improvements around the school (60%). It is concluded with this work that the schools are concerned with raising awareness among students about the environment, mainly relating themes that are constantly present in the daily life of society. It was also possible to verify that teachers have a fundamental role for environmental education activities to take place in schools, but to do so requires greater interest and knowledge of environmental issues to pass on to their students. Therefore, if the bill that foresees changes in the National Environmental Education Policy is approved, it is essential to hire a qualified professional in the area to teach this discipline. Keywords: Environment, municipal schools and public policies.77 p. : il. (algumas color.).application/pdfPolítica ambiental - Curitiba (PR)Recursos Florestais e Engenharia FlorestalEducação ambiental - Curitiba (PR)Meio ambienteEducação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TATIANE LIMA HO.pdfapplication/pdf4588635https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58136/1/R%20-%20D%20-%20TATIANE%20LIMA%20HO.pdf2ddce8cd0da245aba6d6d43c8d7e85c1MD51open access1884/581362022-05-10 11:28:45.597open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58136Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-10T14:28:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PR
title Educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PR
spellingShingle Educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PR
Ho, Tatiane Lima, 1989
Política ambiental - Curitiba (PR)
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Educação ambiental - Curitiba (PR)
Meio ambiente
title_short Educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PR
title_full Educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PR
title_fullStr Educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PR
title_full_unstemmed Educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PR
title_sort Educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba/PR
author Ho, Tatiane Lima, 1989
author_facet Ho, Tatiane Lima, 1989
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Monteiro, Mayssa Mascarenhas Grise, 1981-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
dc.contributor.author.fl_str_mv Ho, Tatiane Lima, 1989
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Daniela Biondi, 1956-
contributor_str_mv Batista, Daniela Biondi, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Política ambiental - Curitiba (PR)
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Educação ambiental - Curitiba (PR)
Meio ambiente
topic Política ambiental - Curitiba (PR)
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Educação ambiental - Curitiba (PR)
Meio ambiente
description Orientadora: Profª. Drª. Daniela Biondi Batista
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-10T14:28:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-10T14:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58136
url https://hdl.handle.net/1884/58136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58136/1/R%20-%20D%20-%20TATIANE%20LIMA%20HO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ddce8cd0da245aba6d6d43c8d7e85c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860876234391552