Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Arabella Natal Galvão da, 1975-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/57939
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Adriano Heemann
id UFPR_c69782c083923ba53fedad0d3cc5bbd6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57939
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Arabella Natal Galvão da, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignHeemann, Adriano2019-11-18T17:08:35Z2019-11-18T17:08:35Z2018https://hdl.handle.net/1884/57939Orientador: Prof. Dr. Adriano HeemannTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 05/09/2018Inclui referências: p.230-236Resumo: A colaboracao e um tema que vem sendo estudado por varios campos do conhecimento, entre eles o design. Nesse campo e considerada uma competencia especialmente importante a ser desenvolvida entre estudantes. E no contexto universitario que se experimentam as parcerias para o desenvolvimento de projetos. No entanto, a forma como professores e estudantes lidam com a colaboracao nao culmina necessariamente em resultados satisfatorios. Nas disciplinas de projeto de cursos superiores de design, ela tem sido tratada como consequencia da dinamica da disciplina, sem que haja a intencao consciente de desenvolve-la. Esse contexto fez emergir o seguinte problema: como estimular a colaboracao entre os estudantes durante as atividades pedagogicas de disciplinas de projetos em cursos de design? A partir desse problema, foi definido o objetivo principal de desenvolver diretrizes que possibilitem estimular a colaboracao entre os estudantes durante as atividades pedagogicas de disciplinas de projetos em cursos de design. Para atingir esse objetivo, o metodo de pesquisa adotado foi construido em tres etapas. Na primeira etapa, foi realizada a pesquisa de referencial teorico, abordando os temas ensino de projeto em design e colaboracao. Com base nessa pesquisa, foram desenvolvidas pela autora prototipos de diretrizes (proto-diretrizes) para o estimulo a colaboracao. Com tais prototipos foi possivel aperfeicoar o foco de cada diretriz. Na segunda etapa, foi realizado um Grupo Focal com professores de projeto, com o objetivo de verificar a aplicabilidade das proto-diretrizes propostas. O refinamento das protodiretrizes, apos a analise dos dados do Grupo Focal, deu origem as diretrizes. Na terceira etapa, as diretrizes foram aplicadas em tres estudos de caso, visando verificar sua efetividade no estimulo a colaboracao em contextos institucionais diversos. Desta forma, os estudos de caso ocorreram em uma universidade publica e em uma privada, em cursos de tecnologia e bacharelado com habilitacoes distintas. Os resultados demonstram que o professor e o elemento central para responder ao problema de pesquisa proposto, haja vista que e ele o agente que define de que maneira a disciplina de projetos sera desenvolvida. Alem disso, as diretrizes produziram efeitos positivos na colaboracao entre os estudantes, bem como podem ser aplicadas em contextos diversos, atingindo os objetivos propostos para esta tese. Finalmente, foi possivel verificar que professores que conduzem a disciplina focados nos aspectos tecnicos do projeto, ao aplicar as diretrizes, tendem a obter resultados melhores, em termos de colaboracao entre estudantes, do que professores que adotam intuitivamente alguma estrategia de estimulo a colaboracao. Palavras-chave: Colaboracao. Ensino de Projeto. Design. Diretriz.Abstract: Collaboration is a subject that has been studied by several fields of knowledge, among them design. In this field it is considered a particularly important competence to be developed among students. It is in the university context that partnerships are experienced for projects development. However, the way teachers and students deal with collaboration does not necessarily culminate in satisfactory results. In project disciplines of higher education courses, it has been treated as a consequence of the discipline dynamics, without the conscious intention of developing it. This context brings out the following problem: how to stimulate collaboration among students during pedagogical activities of project disciplines in design courses? Based on this problem, was defined the main objective of developing guidelines that can stimulate collaboration among students during pedagogical activities of project disciplines in design courses. To achieve this goal, the research method adopted was constructed in three stages. In the first stage, a theoretical reference research was carried out, considering the themes of project teaching in design and collaboration. Based on this research, the author developed guidelines prototypes (proto-guidelines) to stimulate collaboration. With such prototypes it was possible to improve each guideline focus. In the second stage, a Focus Group was conducted with project teachers, with the objective to verify the proposed proto-guidelines applicability. The proto-guidelines refinement after Focus Group data analysis gave rise to the guidelines. In the third stage, the guidelines were applied in three case studies in order to verify their effectiveness of stimulating collaboration in different institutional contexts. Thus the case studies took place in a public university and in a private university, in technology and bachelor degree with different qualifications courses. The results showed that the teacher is the central element to answer the proposed research problem, as he/she is the agent that defines how project discipline will be developed. In addition, the guidelines have produced positive effects in collaboration among students, as well as can be applied in diverse contexts, achieving the goals proposed for this thesis. Finally, it was possible to verify that teachers, who conduct the discipline focused on project technical aspects, when applying the guidelines, tend to obtain better results in terms of collaboration among students than teachers who intuitively adopt some strategy to stimulate collaboration. Key-words: Collaboration. Project teaching. Design. Guidelines.264 p. : il. (algumas color.).application/pdfDesenho industrialDesenho (Projetos)Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ARABELLA NATAL GALVAO DA SILVA.pdfapplication/pdf26333418https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57939/1/R%20-%20T%20-%20ARABELLA%20NATAL%20GALVAO%20DA%20SILVA.pdfe79431db714caf4bcf802076e15b4dd8MD51open access1884/579392019-11-18 14:08:35.215open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57939Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T17:08:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
title Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
spellingShingle Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
Silva, Arabella Natal Galvão da, 1975-
Desenho industrial
Desenho (Projetos)
title_short Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
title_full Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
title_fullStr Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
title_full_unstemmed Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
title_sort Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
author Silva, Arabella Natal Galvão da, 1975-
author_facet Silva, Arabella Natal Galvão da, 1975-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Arabella Natal Galvão da, 1975-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heemann, Adriano
contributor_str_mv Heemann, Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho industrial
Desenho (Projetos)
topic Desenho industrial
Desenho (Projetos)
description Orientador: Prof. Dr. Adriano Heemann
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-18T17:08:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-18T17:08:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/57939
url https://hdl.handle.net/1884/57939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 264 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57939/1/R%20-%20T%20-%20ARABELLA%20NATAL%20GALVAO%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e79431db714caf4bcf802076e15b4dd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898813551673344