O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renaux, Cinthia Domit Zaniolo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53049
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
id UFPR_c7298b8d67afd45425cc11fe8f6a3c37
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53049
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mocroski, Luciane FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaKalinke, Marco AurélioRenaux, Cinthia Domit Zaniolo2024-05-28T14:16:21Z2024-05-28T14:16:21Z2017https://hdl.handle.net/1884/53049Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio KalinkeCoorientadora: Profª. Drª. Luciane Ferreira MocroskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 12/05/2017Inclui referências : f. 105-110Resumo: Com o advento das tecnologias digitais e considerando as dificuldades na aprendizagem de Matemática, que muitas vezes, são apresentadas pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia, reafirmou-se a necessidade de repensar a prática educacional desses estudantes, na maioria nativos digitais. O trabalho de pesquisa aqui apresentado tem como objetivo analisar como a utilização de objetos de aprendizagem de Matemática na disciplina de Estatística no Curso de Pedagogia pode contribuir para a formação dos futuros professores, possibilitando assim, a aplicação desses recursos digitais na escola para alunos das séries iniciais, levandose em conta que as tecnologias digitais estão presentes no cotidiano destes alunos. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica a respeito das áreas abordadas na pesquisa, como objetos de aprendizagem, formação de professores de Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental, a relação desses professores com as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, além da análise e seleção de objetos de aprendizagem, disponíveis na internet, específicos para o ensino de Matemática. Como procedimento de trabalho optou-se pela metodologia qualitativa de pesquisa. Investigaram-se as estratégias utilizadas pelos alunos na tentativa de explicitar as situações que aconteceram durante o processo de aplicação dos objetos de aprendizagem com os alunos participantes. Buscou-se observar como esses alunos participantes reagiriam aos problemas matemáticos frente a recursos digitais. A partir da análise realizada durante o estudo, verificou-se que durante a utilização de OA, os alunos participaram intensivamente das resoluções das atividades, trocando ideias com os colegas de sala que estavam participando da aula, evidenciando, neste caso, a construção de um conhecimento coletivo. Assim como ficou evidenciada a utilização de maneiras distintas na realização de problemas, podendo-se constatar uma reorganização da atividade mental. É possível perceber também, que a utilização dos OA auxiliou na compreensão da matéria de Estatística e fez com que os futuros professores vislumbrassem uma nova alternativa para as suas práticas pedagógicas futuras.Abstract: With the arrival of digital technologies and considering the difficulties in the learning of Mathematics, which, many times, are shown by university students in the Course of Pedagogy, the need to rethink the educational practice of these students, digital natives in their majority, became reaffirmed. The research work here presented aims to analyze how the use of learning objects of Mathematics in the study of Statistics in the Course of Pedagogy can contribute to training of future teachers, thus allowing the application of these digital resources in school for students in the first grades, taking into consideration that digital technologies are present in the daily routine of these students. In order to do so, a bibliographic revision has been done in the areas dealt with in the research, as learning objects, Mathematics teacher education in the first grades of Elementary School, the relation of these teachers with digital technologies in their pedagogical practices, besides the analysis and selection of learning objects, available on internet, which are specific for the teaching of Mathematics. As a working procedure a qualitative methodology of research was chosen. We have investigated the strategies used by students in the attempt of analizing the situations which have occurred during the process of application of these learning objects with the participating students. We have sought to find out how these participating students would react to the mathematical problems in front of digital resources. From the analysis done during this research, we have ascertained that during the use of the LO (LEARNING OBJECTS), the students participated intensively in the resolutions of the activities, discussing ideas with the participating classroom mates, making evident, in this case, the construction of a collective knowledge. In the same way it became evident that the use of different manners in the evaluation of the problems, allowing the ascertaining of a reorganization of mental activity. We could also realize that the use of LO has helped in the understanding of the subject of Statistics and has made the future teachers visualized a new alternative for their future pedagogical practices.110 f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Estudo e ensinoObjetos de aprendizagemEstatistica - Estudo e ensinoO uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CINTHIA DOMIT ZANIOLO RENAUX.pdfapplication/pdf3977148https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53049/1/R%20-%20D%20-%20CINTHIA%20DOMIT%20ZANIOLO%20RENAUX.pdf736845c47cf28312a40b3cde9942bd04MD51open access1884/530492024-05-28 11:16:21.099open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53049Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-28T14:16:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
title O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
spellingShingle O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
Renaux, Cinthia Domit Zaniolo
Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Objetos de aprendizagem
Estatistica - Estudo e ensino
title_short O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
title_full O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
title_fullStr O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
title_full_unstemmed O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
title_sort O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
author Renaux, Cinthia Domit Zaniolo
author_facet Renaux, Cinthia Domit Zaniolo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mocroski, Luciane Ferreira
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Renaux, Cinthia Domit Zaniolo
contributor_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Objetos de aprendizagem
Estatistica - Estudo e ensino
topic Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Objetos de aprendizagem
Estatistica - Estudo e ensino
description Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-28T14:16:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-28T14:16:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53049
url https://hdl.handle.net/1884/53049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53049/1/R%20-%20D%20-%20CINTHIA%20DOMIT%20ZANIOLO%20RENAUX.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 736845c47cf28312a40b3cde9942bd04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860189408722944