Uma identidade cristã-nicena : Graciano e Valentiniano II sob a pena de Ambrósio, Bispo de Milão (374-397 D.C.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pohlmann, Janira Feliciano
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/43032
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Renan Frighetto
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spelling Pohlmann, Janira FelicianoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaFrighetto, Renan, 1974-2020-07-14T20:34:31Z2020-07-14T20:34:31Z2016https://hdl.handle.net/1884/43032Orientador : Prof. Dr. Renan FrighettoAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 14/04/2016Inclui referências : f. 227-236Resumo: Já em seu tempo, Aurélio Ambrósio foi considerado um importante propagador da religiosidade cristã-nicena e ocupou a cátedra episcopal da cidade de Milão desde 374 até sua morte, em 397. Nesta tese, buscamos compreender a manutenção e a utilidade da instituição imperial romana em um contexto de ameças agenciadas por tribos estrangeiras, por agitações causadas por conflitos religiosos e por usurpações do poder de império, e de fortalecimento do cristianismo niceno defendido por Ambrósio. Especialmente a partir de análises das obras De excessu fratris I, De fide e De Obitu Valentiniani Consolatio,de autoria deste sacerdote, delineamos elementos formadores de uma identidade cristã por ele anunciada e a imputação de determinados valores a augustos da dinastia valentiniana, Graciano e Valentiniano II. É essencial destacarmos que consideramos Ambrósio como um homem público que representava muito bem tanto as atividades voltadas ao universo secular como aquelas voltadas ao espírito. Ressaltamos que, por exemplo, a partir do século IV, os bispos adquiriram a missão de redigir laudações fúnebres aos imperadores romanos. Situação que nos permite investigar a respeito da visibilidade que estes homens vinham alcançando na esfera pública daquela sociedade. Sendo assim, mais do que escritos teólogicos, as obras ambrosianas carregam em si princípios sociais, políticos e culturais inerentes e também impostos à sociedade romano-ocidental da IV centúria. Por isso, em nossos estudos,optamos por apresentar algumas estratégias adotadas pelo bispo para integrar o circulo de poder imperial e construir seus imperadores cristãos, um de cada vez, antes de focar sua atenção em Teodósio I.Abstract: In his own time, Ambrose was considered a major propagator of Christian-Nicene religion and he occupied the episcopal throne of Milan from 374 to his death, in 397. In our doctoral thesis, we try to understand the maintenance and the utility of Roman imperial institution in the Ambrose's context, where we found threats made by foreign tribes and caused by religious conflicts and usurpations of theimperium. That was also a strengthening ofthe context of the Nicene Christianity advocated by Ambrose. Especially from analyzes of Ambrose's works like De excessu fratris I, De fide and De Obitu Valentiniani Consolatio, we realized that Ambrose imputed someelements of a Christian identity in Gratian and Valentinian II, august of Valentinian dynasty. In our thesis, we consider Ambrose as a public figure who represented very well the activities related to the secular universe and those activities related to the spirit. The bishops acquired the mission to write funeral laudationsto the Roman emperors, from the fourth century. That situation allows us to investigate about the visibility that these men were reaching in the public sphere in that society. Thus, we affirm that Ambrose's works was more than theological writings. His works carrywith them social, political and cultural principles inherent and imposed on Roman-Western society of the IV century. Therefore, in our studies, we chose to present some strategies adopted by the bishop to join himself to the imperial power circle. We also demonstrated how Ambrose builthis Christian emperors, one at a time, before he focus his attention on Theodosius I.243 f. : tab., mapas color.application/pdfDisponível em formato digitalHistóriaAmbrosio, Santo, Bispo de Milão, m. 397Cristianismo - Igreja primitivaIgreja e estado - Roma - HistóriaUma identidade cristã-nicena : Graciano e Valentiniano II sob a pena de Ambrósio, Bispo de Milão (374-397 D.C.)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - JANIRA FELICIANO POHLMANN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43032/1/R%20-%20T%20-%20JANIRA%20FELICIANO%20POHLMANN.pdf.jpg83b05c4db2fec18268403a0f8de6c1aeMD51open accessTEXTR - T - JANIRA FELICIANO POHLMANN.pdf.txtExtracted Texttext/plain628595https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43032/2/R%20-%20T%20-%20JANIRA%20FELICIANO%20POHLMANN.pdf.txt08a7bf2ebf937531d2ee04b38f94d1fdMD52open accessORIGINALR - T - JANIRA FELICIANO POHLMANN.pdfapplication/pdf2040491https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43032/3/R%20-%20T%20-%20JANIRA%20FELICIANO%20POHLMANN.pdfc77de81f6cdaa3d3730d19c84999df6aMD53open access1884/430322020-07-14 17:34:31.43open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43032Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-14T20:34:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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