ADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perin, Ana Paula Juliana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80351
Resumo: Orientadora: Profª Drª Natasha Malveira Costa Valentim
id UFPR_c867072d5f6f6f05a776c1fbdbb28ca9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80351
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Deivid Eive dos Santos, 1995-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaValentim, Natasha Malveira CostaPerin, Ana Paula Juliana2022-12-01T20:29:46Z2022-12-01T20:29:46Z2022https://hdl.handle.net/1884/80351Orientadora: Profª Drª Natasha Malveira Costa ValentimCoorientador: Me. Deivid Eive dos Santos SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 16/09/2022Inclui referências: p. 124-132Área de concentração: Ciência da ComputaçãoResumo: A Educação 4.0 demanda uma educação mais alinhada ao mundo contemporâneo. Os estudantes precisam ser preparados para os desafios do Século XXI e serem protagonistas do seu aprendizado. Desse modo, são necessários ambientes que permitem a interação, experimentação e conexão entre os estudantes. Esses ambientes podem servir como uma alternativa ao modelo tradicional de sala de aula, sendo possível trabalhar o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de competências e habilidades do Século XXI. Além disso, é importante utilizar recursos adequados para que os alunos possam aprender de maneira mais apropriada. Nesse sentido, esta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar a assistente virtual ADA Blocks, desenvolvida para apoiar professores do Ensino Médio na escolha de ferramentas de programação em blocos no contexto da Educação 4.0. As ferramentas de programação em blocos, em conjunto com a metodologia de ensino escolhida pelo professor, permitem trabalhar o protagonismo do estudante, além de desenvolver habilidades do Século XXI. Nesta pesquisa de mestrado foram realizados cinco estudos. O primeiro, uma pesquisa de opinião que objetivou conhecer de modo geral o público-alvo da pesquisa, sendo professores do Ensino Médio utilizando recursos tecnológicos no período remoto. O segundo, um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), com o objetivo de identificar quais TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) apoiam o ensino de programação e/ou pensamento computacional por meio da programação em blocos no contexto da Educação 4.0. O terceiro, uma pesquisa de opinião que teve o objetivo de conhecer o cenário do ensino da programação em blocos no Ensino Médio brasileiro, além das ferramentas utilizadas para isso. O quarto, um benchmark, com o objetivo de identificar algumas características das ferramentas de programação em blocos. E o quinto, um estudo de viabilidade da assistente ADA Blocks a fim de avaliar a assistente e identificar melhorias. Por meio desta pesquisa, espera-se auxiliar o professor na escolha de ferramentas de programação em blocos mais adequada ao seu contexto para serem utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem, contribuindo assim para uma educação mais próxima do mundo contemporâneo e da realidade dos estudantes.Abstract: Education 4.0 demands an education more in line with the contemporary world. Students need to be prepared for the challenges of the 21st century and be protagonists in their learning. Thus, environments that allow interaction, experimentation and connection between students are needed. These environments can serve as an alternative to the traditional classroom model, making it possible to work on students' role and develop 21st-century skills and competencies. In addition, it is important to use adequate resources so students can learn more adequately. This research aims to support high school teachers through a virtual assistant, which, combined with Education 4.0, helps the teacher choose block programming tools. Block programming tools, together with the teaching methodology chosen by the teacher, allow working with the student's protagonism, in addition to developing 21st-century skills. In this master's research, four studies were carried out. The first study aimed to know the target audience of the research, being high school teachers using technological resources in the remote period. The second study was a Systematic Mapping Study, intending to identify which DICTs (Digital Information and Communication Technologies) support the teaching of programming and/or computational thinking through block programming in the context of Education 4.0. The third study aimed to understand the scenario of teaching block programming in Brazilian High School and the tools used. The fourth study was a benchmark, intending to identify some characteristics of block programming tools. And the fifth is a feasibility study of the ADA Blocks assistant to evaluate the assistant and identify improvements. Through this research, it is expected to assist the teacher in choosing block programming tools that are more suited to their context to be used in teaching and learning courses, thus contributing to an education closer to the contemporary world and the reality of students.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - InformaticaAda (Linguagem de programação de computador)Ciência da ComputaçãoADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA PAULA JULIANA PERIN.pdfapplication/pdf6598240https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80351/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20PAULA%20JULIANA%20PERIN.pdfe6527ce706f1a7a5309489c502feca0eMD51open access1884/803512022-12-01 17:29:46.321open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80351Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-01T20:29:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos
title ADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos
spellingShingle ADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos
Perin, Ana Paula Juliana
Educação - Informatica
Ada (Linguagem de programação de computador)
Ciência da Computação
title_short ADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos
title_full ADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos
title_fullStr ADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos
title_full_unstemmed ADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos
title_sort ADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos
author Perin, Ana Paula Juliana
author_facet Perin, Ana Paula Juliana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Deivid Eive dos Santos, 1995-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentim, Natasha Malveira Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Perin, Ana Paula Juliana
contributor_str_mv Valentim, Natasha Malveira Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Informatica
Ada (Linguagem de programação de computador)
Ciência da Computação
topic Educação - Informatica
Ada (Linguagem de programação de computador)
Ciência da Computação
description Orientadora: Profª Drª Natasha Malveira Costa Valentim
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T20:29:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-01T20:29:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80351
url https://hdl.handle.net/1884/80351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80351/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20PAULA%20JULIANA%20PERIN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6527ce706f1a7a5309489c502feca0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898753407451136