Parcerias público-privadas e teoria dos incentivos econômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kroska, Renata Caroline, 1986-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70831
Resumo: Prof. Dr. Alexandre Ditzel Faraco
id UFPR_c87a91b8f99fb616e9cfd4cea5dee9ca
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70831
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kroska, Renata Caroline, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas PúblicasFaraco, Alexandre Ditzel, 1974-2021-05-27T15:56:25Z2021-05-27T15:56:25Z2020https://hdl.handle.net/1884/70831Prof. Dr. Alexandre Ditzel FaracoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 02/09/2020Inclui referências: p. 74-77Resumo: O trabalho teve como problema de pesquisa identificar como os incentivos econômicos foram instituídos nos contratos da Linha Amarela e Linha Laranja do metrô de São Paulo. A hipótese formulada foi a de que a teoria dos incentivos econômicos é utilizada para estruturar contratos de parcerias público-privadas, sendo, portanto, utilizada nos contratos sob exame. No tópico dois, é inserida a concepção de que os contratos de Parceria Público-Privada são instrumentos para a implementação de políticas públicas. O tópico três destina-se a situar a teoria dos incentivos econômicos entre as teorias estudadas na intersecção entre direito e economia. O tópico quatro analisa a teoria dos incentivos como referencial de análise abordando os aspectos dos riscos e remuneração. O tópico cinco é dedicado à análise dos contratos da linha laranja e amarela do metrô de São Paulo a fim de identificar se foram estruturados de acordo com os pressupostos da teoria dos incentivos econômicos. Ao final, conclui-se que a hipótese segundo a qual a teoria dos incentivos econômicos é utilizada para estruturar contratos de parcerias público-privadas foi confirmada, tendo sido amplamente empregada nos contratos analisados. Palavras-chave: Parcerias Público-Privadas; Teoria dos Incentivos Econômicos; Contratos de transporte.Abstract: The problem of this research is identify how the economic incentives were instituted in the Yellow Line and Orange Line contracts of the São Paulo subway. The hypothesis was that the theory of incentives is used to structure public-private partnership contracts, being, therefore, used in the contracts under examination. In topic two, the concept that Public-Private Partnership contracts are instruments for the implementation of public policies is inserted. Topic three is intended to distinguish the theory of incentives from other economic theories in their relations with Law. Topic four is dedicated to analyze the comprehension of the risk and compensation in the theory of incentives. In the topic five the contracts of yellow and orange subway lines is analysed with the purpose to identify economic incentives theory parameters. The conclusion of this work confirm the hypothesis because we founded evidences the economic incentives theory was used to structure this public-private partnership contracts. Key-words: Public-Private Partnership; Incentive Theory; Subway contracts; São Paulo subway.1 arquivo (372 p.) : il.application/pdfPolítica públicaMetro - São Paulo (SP)Parceria público-privadaContrato de transportePolíticas PúblicasTransporte urbano - São Paulo (SP)Parcerias público-privadas e teoria dos incentivos econômicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RENATA CAROLINE KROSKA.pdfapplication/pdf40355176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70831/1/R%20-%20D%20-%20RENATA%20CAROLINE%20KROSKA.pdf387cf14f1e9049322681e9f21e1e5871MD51open access1884/708312021-05-27 12:56:25.666open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70831Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-27T15:56:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parcerias público-privadas e teoria dos incentivos econômicos
title Parcerias público-privadas e teoria dos incentivos econômicos
spellingShingle Parcerias público-privadas e teoria dos incentivos econômicos
Kroska, Renata Caroline, 1986-
Política pública
Metro - São Paulo (SP)
Parceria público-privada
Contrato de transporte
Políticas Públicas
Transporte urbano - São Paulo (SP)
title_short Parcerias público-privadas e teoria dos incentivos econômicos
title_full Parcerias público-privadas e teoria dos incentivos econômicos
title_fullStr Parcerias público-privadas e teoria dos incentivos econômicos
title_full_unstemmed Parcerias público-privadas e teoria dos incentivos econômicos
title_sort Parcerias público-privadas e teoria dos incentivos econômicos
author Kroska, Renata Caroline, 1986-
author_facet Kroska, Renata Caroline, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Kroska, Renata Caroline, 1986-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faraco, Alexandre Ditzel, 1974-
contributor_str_mv Faraco, Alexandre Ditzel, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Política pública
Metro - São Paulo (SP)
Parceria público-privada
Contrato de transporte
Políticas Públicas
Transporte urbano - São Paulo (SP)
topic Política pública
Metro - São Paulo (SP)
Parceria público-privada
Contrato de transporte
Políticas Públicas
Transporte urbano - São Paulo (SP)
description Prof. Dr. Alexandre Ditzel Faraco
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-27T15:56:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-27T15:56:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70831
url https://hdl.handle.net/1884/70831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (372 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70831/1/R%20-%20D%20-%20RENATA%20CAROLINE%20KROSKA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 387cf14f1e9049322681e9f21e1e5871
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860809384525824