Conhecimento dos vivos em Deleuze e Popper

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luccas Vaz Dantas dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82483
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ronei Clécio Mocellin
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaMocellin, Ronei Clécio, 1973-Santos, Luccas Vaz Dantas dos2023-05-10T20:33:49Z2023-05-10T20:33:49Z2022https://hdl.handle.net/1884/82483Orientador: Prof. Dr. Ronei Clécio MocellinDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 09/12/2022Inclui referências: p. 173-179Resumo: Investigamos neste texto a relação entre vida e conhecimento a partir da estrutura filosófica de dois autores, Popper e Deleuze. Essa combinação de quatro elementos - conhecimento, vida, Deleuze e Popper - está intrinsecamente ligada ao conceito de problema. Na epistemologia evolucionária de Popper, a vida, enquanto realidade emergente e problemática, é indissociável do conhecimento resultante de um processo de instrução e seleção. No estruturalismo genético de Deleuze, a primazia da diferença face à identidade pode ser conjugada à evolução biológica: a maneira como os seres vivos se atualizam criativamente em relação aos ambientes com os quais interagem e que inventam. A analogia entre esses sistemas de pensamento em torno do conhecimento evolutivo proporciona conceitos para pensar o surgimento da vida atrelado à resolução (acidental) de problemas, e o surgimento da linguagem atrelado a uma forma descorporificada de conhecimento. Assim, elencamos os conceitos de emergência, informação genética e linguagem como meio de efetuar uma analogia através dos problemas intrínsecos a suas respectivas tradições, e estruturar o conhecimento dos vivos pelas suas condições e pelos seus contrastes.Abstract: We investigate in this text the relation between life and knowledge through the philosophical structure of two authors, Popper and Deleuze. This combination of four elements - knowledge, life, Deleuze, and Popper - is inherently linked to the concept of problem. In Popper's evolutionary epistemology, life, as an emergent and problematic reality, is indissociable from knowledge, which results from a process of instruction and selection. In Deleuze's genetic structuralism, the primacy of difference over identity can be conjugated with biological evolution: the way in which living beings creatively actualize themselves in relation to the environments they interact with and invent. The analogy between these systems of thought around evolutionary knowledge provides concepts to think the emergence of life tied to the (accidental) resolution of problems, and the emergence of language tied to a disembodied form of knowledge. Thus, we elected the concepts of emergence, genetic information, and language as a means to effectuate an analogy through the problems intrinsic to their respective traditions, and to structure the knowledge of the living through its conditions and contrasts.1 recurso online : PDF.application/pdfPopper, Karl R. (Karl Raimund), 1902-1994Deleuze, Gilles, 1925-1995Teoria do conhecimentoVidaEpistemologia genéticaFilosofiaConhecimento dos vivos em Deleuze e Popperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCCAS VAZ DANTAS DOS SANTOS.pdfapplication/pdf2191095https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82483/1/R%20-%20D%20-%20LUCCAS%20VAZ%20DANTAS%20DOS%20SANTOS.pdfa2466242896603577794f0e96e1e633aMD51open access1884/824832023-05-10 17:33:49.673open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82483Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-10T20:33:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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