Rotatividade dos professores na educação básica brasileira : caracterização, fatores associados e impactos sobre os resultados dos estudantes (2007-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João Carlos de, 1983-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62156
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo de Andrade Jacinto
id UFPR_c93501b6c7d489a1af7d693df8648baf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62156
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Carvalho, João Carlos de, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoJacinto, Paulo de Andrade2019-09-05T19:37:38Z2019-09-05T19:37:38Z2019https://hdl.handle.net/1884/62156Orientador: Prof. Dr. Paulo de Andrade JacintoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 29/03/2019Inclui referênciasResumo: A presente tese tem como objetivo estudar os diversos aspectos da rotatividade docente no Ensino Básico do Brasil. Apesar do tema ser considerado importante e ser bastante estudado na literatura internacional, existem poucos estudos sobre o assunto no Brasil. Diante disso, a tese busca preencher a falta de trabalhos sobre o tema e contribuir com a literatura internacional. A tese é estruturada em três ensaios que estão relacionados. Inicialmente, no primeiro, são calculadas as medidas de rotatividade para diferentes dependências administrativas, regiões do país e características dos docentes. A comparação entre as medidas de rotatividade como o acompanhamento ao longo do tempo permitiu encontrar alguns padrões importantes das medidas de rotatividade. Entre eles, podem-se destacar valores mais baixos das medidas de rotatividade para escolas privadas, taxa de saída de docentes maiores do que a taxa de entrada nas escolas públicas em todos anos e elevadas diferenças regionais. O primeiro ensaio também traz um estudo sobre as transições dos docentes. Como resultado, é verificado que, dos professores que saíram das escolas, aproximadamente 80% deixaram o mercado docente, isto para todas as etapas de ensino da Educação Básica. Destaca-se ainda que após cinco anos menos de 40% dos professores entrantes permaneceram na profissão. No segundo ensaio é realizado um estudo sobre os fatores associados à decisão do professor deixar o mercado ou transitar para outro tipo escola. Usando o método Multinomial Logit e dados da Prova Brasil 2015 e dos Censos Escolares de 2015 e 2016 foram estimados os coeficientes dos fatores associados à rotatividade dos professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental do Brasil. Dos resultados, destacam-se as variáveis de rendimento acadêmico dos alunos com elevados coeficientes de associação à decisão de o docente migrar para outra escola ou deixar o mercado de trabalho, indicando que desempenho escolar e atraso escolar podem influenciar significativamente a decisão de saída da escola pelo docente. Outro aspecto importante encontrado nas estimações trata-se das diferenças de associação de uma mesma variável às diferentes possibilidades de escolhas. Por exemplo, docentes com ensino superior são mais propensos de migrar para outra escola, no entanto possuem menores propensões de deixar o mercado docente. Por fim, no terceiro ensaio é apresentado um estudo sobre o impacto da troca de diretor sobre a rotatividade docente nas escolas públicas brasileiras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto foi utilizado o método Diferenças em Diferenças com Propensity Score Matching. Como resultado, verificam-se, em todas as estimações, impactos positivos e significativos da troca de diretor sobre a rotatividade docente. O efeito sobre a saída dos docentes na escola é ainda maior quando o diretor assume o cargo via eleição. Palavras-chave: Rotatividade Docente 1. Taxa de Saída 2. Taxa de Entrada 3.Abstract: The present thesis intends to study various aspects of teacher turnover in Basic Education in Brazil. Although the subject is considered significant and is extensively studied in international literature, there are few studies on the subject in Brazil. Therefore, this thesis seeks to fulfill the lack of studies on the subject and to contribute to international literature. The thesis is structured in three related essays. Initially, in the first essay, teacher turnover measures are calculated for different administrative divisions, regions, and teachers characteristics. The comparison of teacher turnover measures over time made possible the finding of important patterns. Amongst them, some of the most noticeable are lower rates of teacher turnover in private schools, higher rates of teachers who leave than the rates of teachers hired in public schools, and considerable regional differences. The first essay also has a study on the transitions of teachers. As a result, it is verified that approximately 80% of the teachers that left their schools left teaching altogether, considering every stage of Basic Education. It is also noticeable that after five years, less than 40% of new teachers continue to teach. In the second essay, a study is made on the factors associated with the decision to leave teaching or to transfer to another type of school. Using the Multinomial Logit method and data from Prova Brasil 2015 and 2015 and 2016 school censuses, coefficients were estimated for factors associated with teacher turnover in the initial and final years of Basic Education in Brazil. Amongst the results, it is noticeable that variables of student academic achievement have high correlation coefficients with the decision of a teacher to transfer to another school or to leave the profession, which indicates that student achievement may significantly influence the decision to leave a school. Another important aspect is the difference in the association of the same variable to different possibilities. For example, teachers with higher education have a higher tendency to transfer to another school but are also less inclined to stop teaching. At last, in the third essay, a study is presented on the impact the change of a school principal has on teacher turnover in public schools in Brazil in the first years of Basic Education. The Difference-in-Differences method with Propensity Score Matching was used. As a result, it is verified, in every estimate, positive and significant impacts of the change of a school principal in teacher turnover. The effect on teacher turnover is even greater when the school principal is chosen through an election. Key-words: Teacher Turnover 1. Lagged attrition 2. Proportion New 3.203 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação básicaProfessoresRotatividade de pessoalCrescimento e Desenvolvimento EconômicoRotatividade dos professores na educação básica brasileira : caracterização, fatores associados e impactos sobre os resultados dos estudantes (2007-2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOAO CARLOS DE CARVALHO.pdfapplication/pdf132746888https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62156/1/R%20-%20T%20-%20JOAO%20CARLOS%20DE%20CARVALHO.pdf937468a2054411b8401c709367d8085bMD51open access1884/621562019-09-05 16:37:38.606open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62156Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-05T19:37:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rotatividade dos professores na educação básica brasileira : caracterização, fatores associados e impactos sobre os resultados dos estudantes (2007-2016)
title Rotatividade dos professores na educação básica brasileira : caracterização, fatores associados e impactos sobre os resultados dos estudantes (2007-2016)
spellingShingle Rotatividade dos professores na educação básica brasileira : caracterização, fatores associados e impactos sobre os resultados dos estudantes (2007-2016)
Carvalho, João Carlos de, 1983-
Educação básica
Professores
Rotatividade de pessoal
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
title_short Rotatividade dos professores na educação básica brasileira : caracterização, fatores associados e impactos sobre os resultados dos estudantes (2007-2016)
title_full Rotatividade dos professores na educação básica brasileira : caracterização, fatores associados e impactos sobre os resultados dos estudantes (2007-2016)
title_fullStr Rotatividade dos professores na educação básica brasileira : caracterização, fatores associados e impactos sobre os resultados dos estudantes (2007-2016)
title_full_unstemmed Rotatividade dos professores na educação básica brasileira : caracterização, fatores associados e impactos sobre os resultados dos estudantes (2007-2016)
title_sort Rotatividade dos professores na educação básica brasileira : caracterização, fatores associados e impactos sobre os resultados dos estudantes (2007-2016)
author Carvalho, João Carlos de, 1983-
author_facet Carvalho, João Carlos de, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, João Carlos de, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacinto, Paulo de Andrade
contributor_str_mv Jacinto, Paulo de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Professores
Rotatividade de pessoal
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
topic Educação básica
Professores
Rotatividade de pessoal
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
description Orientador: Prof. Dr. Paulo de Andrade Jacinto
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-05T19:37:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-05T19:37:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62156
url https://hdl.handle.net/1884/62156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62156/1/R%20-%20T%20-%20JOAO%20CARLOS%20DE%20CARVALHO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 937468a2054411b8401c709367d8085b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860755546439680