Avaliação do sono e do sobrepeso em adolescentes após mudança do turno escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Michelle Brandalize
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/23465
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Fernando Mazzilli Louzada
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spelling Rossi, Michelle BrandalizeUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaLouzada, Fernando Mazzilli2018-03-16T14:31:33Z2018-03-16T14:31:33Z2010http://hdl.handle.net/1884/23465Orientador : Prof. Dr. Fernando Mazzilli LouzadaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Física. Defesa: Curitiba, 29/03/2010Bibliografia: fls. 51-58Área de concentraçao: Exercício e esporteResumo: Adolescentes submetidos ao horário escolar no turno da manhã apresentam uma privação parcial de sono. Estudos recentes mostram que uma diminuição nas horas de sono está relacionada ao umento na adiposidade corporal. Objetivo: Analisar o efeito da mudança de turno escolar da tarde para manhã, nas características do sono e na adiposidade corporal em adolescentes. Métodos: Participaram da pesquisa 379 estudantes (12,4±0,7) anos. Os adolescentes foram avaliados duas vezes, uma antes e outra após a mudança de turno escolar, com intervalo de um ano entre as coletas. Os participantes foram divididos em dois grupos. Os indivíduos que mudaram para o turno da manhã (n=167) formaram o grupo Manhã (GM) e aqueles que permaneceram à tarde (n=212) formaram o grupo Tarde (GT). Os horários de dormir e acordar e o tempo na cama foram obtidos através de questionários. O índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura (CC) e o percentual de gordura corporal (%GC) também foram avaliados. Outras variáveis intervenientes, como nível de atividade física, maturação sexual e freqüência alimentar foram obtidas através dos questionários. Foram realizadas análises de comparação de média entre os grupos, cálculo de risco relativo para os dados prospectivos e cálculo de razões de prevalência para os dados transversais. Resultados: A mudança de turno escolar causou uma antecipação no horário de acordar e uma redução na duração do sono nos dias de aula (p=0.0001 para ambas). Apesar disso, a mudança no turno não foi um fator de risco para desenvolver sobrepeso/obesidade (p=0.80), circunferência da cintura acima do percentil 75 (p=0.64) ou gordura corporal acima do esperado (p=0.93). Contudo, uma menor duração do sono nos finais de semana esteve associada ao sobrepeso/obesidade (IMC) na primeira coleta. A razão de prevalência (RP) de excesso de peso corporal foi 1.94 (1.22-3.08) para os adolescentes que dormiam entre 9-10 horas nos finais de semana, quando comparados àqueles que dormiam >10 horas. Entretanto, somente em meninas, a RP de sobrepeso (IMC) para quem dormia <9 horas foi 3.31 (1.13-9.68) e 2.68 (1.07-6.66) para quem dormia >10 horas nos dias de semana comparadas aquelas que dormiam entre 9-10 horas por noite. Conclusão: Apesar de se ter encontrado associação entre duração de sono e algumas medidas de adiposidade, a mudança de turno escolar não foi um fator de risco para desenvolvimento de adiposidade corporal nesses adolescentes.Abstract: Adolescents submitted to morning school schedules have a partial sleep deprivation during school days. Recent studies have shown that reduction of sleep duration is related to weight gain. Objective: the aim of this study was to analyze the effect of a school schedule shift, from afternoon to morning, on sleep patterns and body adiposity in adolescents. Methods: A total of 379 students, 12,4±0,7 years, participated on this study. The teenagers were evaluated twice, before and after the school shift, with one year interval between the first and second data collection. Adolescents were divided into two groups. The first, called morning group, with school schedule shift and the second, called afternoon group, which had no school schedule shift. Bedtime, wake up time and time in bed was obtained by means a questionnaire. Body mass index (BMI), waist circumference (WC) and body fat percentage (BF) were also measured. Other confound variable as physical activity, feed frequency and sexual maturation were obtained by questionnaires. Analysis to compare means between groups, to calculate relative risk (longitudinal data) and to calculate prevalence ratio (cross-sectional data) were performed. Results: School schedule shift to morning caused an advance of wake up time and a reduction on sleep duration during school days (p=0.0001 for both). However, this partial sleep deprivation was not associated with overweight (p=0.80), WC values above 75th percentile (p=0.10) and exceeded values to BF (p=0.22).By the other hand, a short sleep duration on weekends was associated to overweight (BMI) in the first data. The evalence ratio (PR) of excess of body weight was 1.94 (1.22-3.08) to teenagers that slept between 9-10 hours on weekends compared to those who slept more than ten hours. However, only in girls, the PR of higher BMI in sleep duration <9 hours was 3.31 (1.13 – 9.68) and >10 hours was 2.68 (1.07-6.66) on school days compared to those who slept between 9-10 hours. For WC, the PR for girls who slept <9 hours was 3.66 (1.18 – 11.39) and >10 hours was 2.98 (1.06 – 8.39), compared to those who lept between 9-10 hours. Conclusion: Although we have found an association between sleep duration and some adiposity easures, the school schedule shift was not a risk factor to develop body adiposity in these adolescents.75f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesSonoSobrepesoAdolescentesEducação físicaAvaliação do sono e do sobrepeso em adolescentes após mudança do turno escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao Michelle B. Rossi.pdfapplication/pdf3804519https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23465/1/dissertacao%20Michelle%20B.%20Rossi.pdfb2b667b72dd485e2ef1005c005f50db8MD51open accessTEXTdissertacao Michelle B. Rossi.pdf.txtExtracted Texttext/plain120514https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23465/2/dissertacao%20Michelle%20B.%20Rossi.pdf.txtf220e094b6e5ed505e6bde5e1576e034MD52open accessTHUMBNAILdissertacao Michelle B. 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