A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macanhan, Alexsandra Dombeket
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78101
Resumo: Orientador: Prof. Dr. George Hideki Sakae
id UFPR_cae5fa3052066951c1eda6474edfb5a7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78101
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Winnischofer, Herbert, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalSakae, George Hideki, 1987-Macanhan, Alexsandra Dombeket2022-11-03T11:26:19Z2022-11-03T11:26:19Z2022https://hdl.handle.net/1884/78101Orientador: Prof. Dr. George Hideki SakaeCoorientador: Prof. Dr. Herbert WinnischoferDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional - PROFQUI. Defesa : Curitiba, 20/07/2022Inclui referênciasResumo: Com a nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, o ensino de química passará por mudanças que causarão impacto no modo de ensinar do educador. Buscando propostas para nortear esse trabalho, essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de elaborar, aplicar e analisar as potencialidades de uma sequência didática que contextualiza conceitos químicos e a temática da qualidade da água nos centros urbanos. Os conteúdos específicos trabalhados nessa sequência foram: substâncias, misturas e processos de separação de misturas. O caminho metodológico deste estudo foi através de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e a coleta de dados ocorreu pela utilização de questionários, observação e anotações no diário de bordo. Essa pesquisa foi aplicada em uma instituição pública de ensino, situada em Curitiba – Paraná, e conto ucom a participação de trinta e três estudantes de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio matutino, durante o primeiro e segundo trimestres de 2021, e de maneira remota. Os dados foram tabulados e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Como resultado, essa pesquisa evidenciou que as atividades diferenciadas incentivam os estudantes à participação e que sair do modo tradicional de ensino traz motivação à aprendizagem. O desenvolvimento dessa pesquisa indicou também, uma melhor compreensão dos conceitos científicos e um entendimento mais amplo sobre as questões que envolvem a água, como tratamento, preservação das nascentes e conscientização para o consumo consciente.Abstract: With the new reformulation of High School's in Brazil, the teaching of chemistry will undergo changes that have had an impact on the way in which the educator teaches. Seeking proposals to guide this work, this research was developed with the objective of elaborating, applying and analyzing the potential of a didactic sequence that contextualizes chemical concepts and the theme of water quality in urban centers. The specific contents worked on in this sequence were: substances, mixtures and mixture separation processes. The methodological path of this study was through a qualitative research of the research-action type and the data collection occurred through the use of questionnaires, observation and notes in the logbook. This research was applied in a public educational institution, located in Curitiba - Paraná, and had the participation of thirty-three students from a first-year high school morning class, during the first and second quarters of 2021, and done in a remote way. The data were tabulated and analyzed in the light of Content Analysis. As a result, this research showed that differentiated activities encourage students to participate and that leaving the traditional way of teaching brings motivation to learning. The development of this research also indicated a better understanding of scientific concepts and a broader understanding of issues involving water, such as treatment, preservation of springs and awareness for conscious consumption.1 recurso online : PDF.application/pdfQuímica (Ensino médio)Misturas (Química)Substâncias químicasÁguaQuímicaA qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALEXSANDRA DOMBEKET MACANHAN.pdfapplication/pdf7569983https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78101/1/R%20-%20D%20-%20ALEXSANDRA%20DOMBEKET%20MACANHAN.pdf7bcfd564385f0246931e372248644a3cMD51open access1884/781012022-11-03 08:26:19.681open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78101Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-03T11:26:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
title A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
spellingShingle A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
Macanhan, Alexsandra Dombeket
Química (Ensino médio)
Misturas (Química)
Substâncias químicas
Água
Química
title_short A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
title_full A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
title_fullStr A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
title_full_unstemmed A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
title_sort A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
author Macanhan, Alexsandra Dombeket
author_facet Macanhan, Alexsandra Dombeket
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Winnischofer, Herbert, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sakae, George Hideki, 1987-
dc.contributor.author.fl_str_mv Macanhan, Alexsandra Dombeket
contributor_str_mv Sakae, George Hideki, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Química (Ensino médio)
Misturas (Química)
Substâncias químicas
Água
Química
topic Química (Ensino médio)
Misturas (Química)
Substâncias químicas
Água
Química
description Orientador: Prof. Dr. George Hideki Sakae
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-03T11:26:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-03T11:26:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78101
url https://hdl.handle.net/1884/78101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78101/1/R%20-%20D%20-%20ALEXSANDRA%20DOMBEKET%20MACANHAN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bcfd564385f0246931e372248644a3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860357385355264