A mulher (re)paginada : as representações da "nova mulher" e o discurso de beleza na Revista Nova Cosmopolitan na década de 1980
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/32362 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Karina Kosicki Bellotti |
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Bueno, Juliana FleigMartins, Ana Paula Vosne, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaBellotti, Karina Kosicki, 1978-2020-06-16T14:03:43Z2020-06-16T14:03:43Z2013https://hdl.handle.net/1884/32362Orientadora: Profa. Dra. Karina Kosicki BellottiCoorientadora: Profa. Dra. Ana Paula Vosne MartinsAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 30/08/2013Bibliografia: fls. 145-155Resumo: Desde o início do século XX observamos o aumento de publicações voltadas para o público feminino, apresentando representações da mulher, que agiam no reforço e na exigência de certos padrões morais e sociais, especialmente voltados ao ambiente doméstico. Nos anos de 1960, com a ascensão de movimentos sociais, como a segunda onda do feminismo, ocorreu uma quebra com antigos valores tradicionais e viram-se instituir novas práticas, valores, costumes, modos de agir e consumir, formas de lazer. Era a exaltação de novos desejos e sentimentos subjetivos, uma "nova mulher" ganhava força. Esses novos paradigmas se refletiram em diversos setores da sociedade, inclusive na imprensa. No Brasil, principalmente a partir de 1970, a imprensa para mulheres passou a tratar de novos temas, dando maior visibilidade ao sexo, tratando-o com menor censura. A revista Nova Cosmopolitan surgiu nesse período, em 1973, publicando doze volumes anuais, influenciada por esses novos paradigmas. De grande circulação nacional, era destinada a um público consumidor das camadas médias. A revista se apresentava, então, como formadora de opinião, podendo ditar as novas tendências e influenciar profundamente nas escolhas femininas, especialmente na década de 1980, quando se estabeleceu definitivamente e foi aceita por um maior número de pessoas. Nesse mesmo período a "nova mulher" passou a ter maior atenção na sociedade brasileira, devido às rápidas mudanças comportamentais relacionadas ao encaminhamento do fim do regime ditatorial, bem como o estabelecimento da democracia, novos direitos e o recesso econômico. Assim, embasados em uma abordagem histórica relacionada aos estudos de gênero, visamos compreender como se deram as representações da "nova mulher" e o discurso de beleza nas páginas da Nova no decorrer da década de 1980.Abstract: Since the beginning of the twentieth century there was an increase of publications aimed at the female audience, presenting representations of women, that acted on to develop moral and social standards, especially geared to the private life. The ascension of social movements such as the second feminist wave in 1960s and 1970s changed old traditional values and established new practices, values, customs, modes of acting and consumption, leisure forms. New desires and subjective feelings were highlighted, a "new woman" gained strength. These new paradigms were reflected in society, including in the media. In Brazil, mainly from 1970 onwards, the media dealt with new themes, especially for women, giving greater visibility to sex. Nova Cosmopolitan magazine arises in this period, in 1973, publishing twelve annual volumes, influenced by these new paradigms. The magazine presented itself as an opinion maker, being able to dictate new trends and influence women choices, especially in the 1980s, when was accepted by a largest number of people. In this same period the "new woman" seemed to have greater attention in Brazilian society, due to behavioral changes related to the end of dictatorial regime, as well as the establishment of democracy, new rights and economic crises. Thus, grounded in a historical approach related to gender studies, I aim understand how were the representations of "new woman" and the beauty discourse in Nova during the 1980s.155f. : il. [algumas color.].application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - HistóriaPeriodicos para mulheresComunicação de massa e mulheresBeleza feminina (Estética)Mulheres - Relações de gêneroHistóriaA mulher (re)paginada : as representações da "nova mulher" e o discurso de beleza na Revista Nova Cosmopolitan na década de 1980info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANA FLEIG BUENO.pdfapplication/pdf4153806https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32362/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20FLEIG%20BUENO.pdff1748dc950e20aec6d637e5374d1d87eMD51open accessTEXTR - D - JULIANA FLEIG BUENO.pdf.txtExtracted Texttext/plain340589https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32362/2/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20FLEIG%20BUENO.pdf.txt0d0a8299c2e53c9f3436e13fe8c7f4a9MD52open accessTHUMBNAILR - D - JULIANA FLEIG BUENO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32362/3/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20FLEIG%20BUENO.pdf.jpgc45a947c5e32dce65c680d8a2e64746bMD53open access1884/323622020-06-16 11:03:44.018open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-16T14:03:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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