Reação aos anúncios sobre investimentos em empresas com propensão ao superinvestimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luiz Fernando Berbetz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/26127
Resumo: Resumo: Este estudo busca testar a teoria de superinvestimento da empresa, proposta por Jensen (1986), no cenário brasileiro. Utilizando metodologia similar à empregada por Brailsford e Yeoh (2004), estuda-se como as variáveis Oportunidade de Crescimento e Geração de Fluxo de Caixa Livre, analisadas em conjunto, influenciam na percepção do mercado quando ocorre a divulgação de uma decisão de investimento. A metodologia utilizada é Estudo de Evento e a amostra comporta 528 eventos de divulgação de investimento ocorridos entre 2003 e 2010 por empresas brasileiras de capital aberto. Os principais resultados apontam para a confirmação da teoria proposta por Jensen (1986) e corroboram os resultados observados por Brailsford e Yeoh (2004) em estudo aplicado no mercado Australiano.
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