Engenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Evandro Cardoso do, 1988-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68833
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristina Frutuoso Teixeira
id UFPR_cb938d42881f7335f2e9588b27d8c240
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68833
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nascimento, Evandro Cardoso do, 1988-Teixeira, Cristina Frutuoso, 1962-Foppa, Carina Catiana, 1980-Azevedo, Natália Tavares deUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento2022-02-07T15:53:55Z2022-02-07T15:53:55Z2020https://hdl.handle.net/1884/68833Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristina Frutuoso TeixeiraCoorientadoras: Prof.ª Dr.ª Carina Catiana Foppa, Prof.ª Dr.ª Natália Tavares de AzevedoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 30/03/2020Inclui referências: p. 146-159Resumo: Na segunda metade do século XIX, os engenheiros participaram ativamente do projeto político imperial de transformar o Brasil em um estado nacional moderno e centralizado. Na província do Paraná, os planos imperiais se somaram aos planos provinciais e os engenheiros atuaram decisivamente nos projetos ferroviários e portuários que modernizaram os transportes e a economia da região. Entre 1871 e 1879, o projeto para a construção de uma ferrovia ligando o litoral ao primeiro planalto gerou diversos conflitos entre os engenheiros e as elites locais de Paranaguá e Antonina que reivindicavam o traçado da ferrovia. Dessa forma, considera-se o pressuposto de que os engenheiros são experts que manejam os processos técnicos do projeto de progresso e que transitam entre a ciência e a política. Caberia aos engenheiros, com a autoridade do saber técnico e científico, indicar qual das baías apresentava melhores condições para abrigar o principal porto e o início da primeira ferrovia da província. Na perspectiva da cientifização da política na modernidade, o objetivo desta tese é analisar a atuação dos engenheiros na configuração espacial das baías de Paranaguá e Antonina, considerando a articulação entre os fatores naturais, políticos e econômicos que definiram a ocupação e os usos dessas baías. A abordagem é realizada no âmbito da história ambiental, buscando compreender o debate entre os projetos de engenharia no conjunto das relações entre a sociedade e a natureza. A pesquisa é desenvolvida a partir da análise de relatórios dos engenheiros Eduardo José de Moraes, André Rebouças, Barão de Teffé, Jerônimo Rodrigues de Moraes Jardim e Henrique Eduardo Hargreaves, todos atuaram no litoral paranaense e produziram pareceres, muitas vezes divergentes, sobre as baías de Paranaguá e Antonina. Conclui-se que, a partir de uma ciência positivista, os engenheiros legitimaram os anseios de grupos políticos, liberais ou conservadores, que queriam promover o progresso enquanto projeto no qual o porto, integrado à ferrovia, iria modernizar os transportes e inserir o Paraná na rota do comércio. Neste contexto, as mudanças políticas da década de 1870 foram decisivas para que o porto da Baía de Paranaguá fosse escolhido, em detrimento de Antonina, para o marco zero da ferrovia. Palavras-chave: História Ambiental. Litoral do Paraná. Guerra dos Portos. Período Provincial. Ciência e Política.Abstract: In the second half of the 19th century, engineers actively participated in the imperial political project to transform Brazil into a modern and centralized national state. In the province of Paraná, the imperial plans were added to the provincial plans and the engineers played a decisive role in the railway and port projects that modernized transport and the economy of the region. Between 1871 and 1879, the project for the construction of a railway linking the coast to the first plateau generated several conflicts between the engineers and the local elites of Paranaguá and Antonina who claimed the route of the railway. In this way, it is considered the assumption that engineers are experts who manage the technical processes of the progress project and that move between science and politics. It would be up to the engineers, with the authority of technical and scientific knowledge, to indicate which of the bays had the best conditions to house the main port and the beginning of the first railway in the province. In the perspective of the scientificization of politics in modern times, the objective of this thesis is to analyze the performance of engineers in the spatial configuration of the Paranaguá and Antonina bays, considering the articulation between the natural, political and economic factors that defined the occupation and the uses of these bays. The approach is carried out within the scope of environmental history, seeking to understand the debate between engineering projects in the set of relations between society and nature. The research is developed based on the analysis of reports by engineers Eduardo José de Moraes, André Rebouças, Barão de Teffé, Jerônimo Rodrigues de Moraes Jardim and Henrique Eduardo Hargreaves, all worked on the coast of Paraná and produced opinions, often divergent, on the bays of Paranaguá and Antonina. It is concluded that, based on a positivist science, engineers legitimized the desires of political groups, liberal or conservative, who wanted to promote progress as a project in which the port, integrated with the railroad, would modernize transport and insert Paraná in the trade route. In this context, the political changes of the 1870s were decisive for the port of Paranaguá Bay to be chosen, at the expense of Antonina, for the railway's ground zero. Keywords: Environmental History. Coast of Paraná. Harbor War. Provincial Period. Science and Politics.161 p. : il.application/pdfEngenharia - História - BrasilAmbientalismoBrasil - História - Império, 1822-1889Ciências AmbientaisEngenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EVANDRO CARDOSO DO NASCIMENTO.pdfapplication/pdf6130576https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68833/1/R%20-%20T%20-%20EVANDRO%20CARDOSO%20DO%20NASCIMENTO.pdfd90fdb25e782c6c808344d1a32998924MD51open access1884/688332022-02-07 12:53:55.353open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68833Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-07T15:53:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Engenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)
title Engenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)
spellingShingle Engenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)
Nascimento, Evandro Cardoso do, 1988-
Engenharia - História - Brasil
Ambientalismo
Brasil - História - Império, 1822-1889
Ciências Ambientais
title_short Engenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)
title_full Engenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)
title_fullStr Engenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)
title_full_unstemmed Engenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)
title_sort Engenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)
author Nascimento, Evandro Cardoso do, 1988-
author_facet Nascimento, Evandro Cardoso do, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Teixeira, Cristina Frutuoso, 1962-
Foppa, Carina Catiana, 1980-
Azevedo, Natália Tavares de
Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Evandro Cardoso do, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia - História - Brasil
Ambientalismo
Brasil - História - Império, 1822-1889
Ciências Ambientais
topic Engenharia - História - Brasil
Ambientalismo
Brasil - História - Império, 1822-1889
Ciências Ambientais
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristina Frutuoso Teixeira
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-07T15:53:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-07T15:53:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68833
url https://hdl.handle.net/1884/68833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68833/1/R%20-%20T%20-%20EVANDRO%20CARDOSO%20DO%20NASCIMENTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d90fdb25e782c6c808344d1a32998924
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860704570966016