A ideologia da educaçao ambiental para o desenvolvimento sustentável : a Estrada do Porto de Antonina, um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/29694 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKlein, Lígia Regina, 1952-Boldrini, Eliane Beê2022-11-17T13:52:03Z2022-11-17T13:52:03Z2003Brochhttps://hdl.handle.net/1884/29694AnexosOrientador: Lígia Regina KleinTese(doutorado)-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educaçao. Curso de Pós-Graduaçao em EducaçaoInclui bibliografia e notas bibliográficasResumo: A partir de um estudo de caso: a luta pela construção da estrada do Porto de Antonina, litoral norte do Estado do Paraná/Brasil, este trabalho tem como objetivo explicitar a ideologia da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. O Porto de Antonina paralisou e revitalizou as suas operações por diversas vezes ao longo do século que passou. Em 1996 as atividades portuárias foram revitalizadas através da constaição e operação do Terminal Portuário da Ponta do Félix. Em função da ausência de acesso rodoviário adequado para o Porto de Antonina, a sua revitalização promoveu diversos impactos sociais e ambientais nos municípios de Antonina e Morretes, uma vez que os caminhões com destino ao Porto atravessam as duas cidades, expondo diariamente a vida de milhares de pessoas. Contudo, os Ministérios Públicos Estadual e Federal, através de ferramentas jurídicas, têm inviabilizado a construção de uma nova via de acesso ao Porto, alegando que não existe interesse coletivo que justifique lesar o erário público com a construção de uma estrada e degradar o meio ambiente numa região de preservação permanente: a Mata Atlântica. Para os representantes destes órgãos ambientais, o verdadeiro interesse público é o meio ambiente, porque dele dependem a humanidade e a qualidade de vida das futuras gerações, segundo os fundamentos da concepção do desenvolvimento sustentável. A metodologia em que este trabalho se apoia combina pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo participativa e toma, como objeto empírico para análise da questão, os projetos de preservação da Mata Atlântica e a luta pela construção da estrada que desviaria o trânsito de veículos pesados da rede urbana dos municípios de Antonina e Morretes. A categoria de totalidade e a categoria de contradição fundamentam o método de análise. As categorias de Desenvolvimento Sustentável, de Conservação dos Ecossistemas da Mata Atlântica e de Educação Ambiental, definem as categorias de conteúdo do objeto empírico de investigação. As categorias de Superpopulação, Superconsumo e Superprodução definem as categorias de conteúdo na análise crítica em relação à concepção de desenvolvimento sustentável. Nesse trabalho demonstraremos que os argumentos das autoridades ambientais é uma ideologia da sociedade burguesa que tem por objetivo dissimular os interesses por reserva de mercado na preservação dos recursos naturais. Nesse contexto, o principal objetivo da ideologia da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável é o de mascarar a luta de classes na sociedade. Na medida em que a sua pedagogia volta-se para o indivíduo (cidadão ou empresa), esta concepção passa a idéia de que o todo da sociedade é a soma das partes. Nesse sentido, para conquistar a sustentabilidade ambiental no atual desenvolvimento, esta ideologia vende a idéia de que basta cada um fazer a sua parte. Assim, a contradição entre Trabalho e Capital resume-se numa questão de ser ou não ser "politicamente correto", com isto transforma as questões econômicas mais relevantes da sociedade em questões morais. Nesta perspectiva, a solução para os problemas ambientais no planeta passa a ser uma questão de conscientização, uma questão de educação ambiental para promover o desenvolvimento sustentável. Palavras-chave: Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Mata Atlântica; Materialismo Histórico e DialéticoAbstract: The goal of this work is to show the ideology of the Environmental Education for the Defensible Development based on the batle to constaict the road to the Port of Antonina, placed on northern coast of Paraná - Brazil. This port stopped and resumed its cargo handlings several times during the last century. In 1996 the port handlings started to be developed again with the building of Ponta do Félix Private Terminal and its operations. Because of having no adequate road to get to the Port of Antonina, resuming its operations has caused several social and environmental impacts in Antonina and Morretes cities (the trucks go through them to arrive at the port, what exposes thousands of citizens daily). Nevertheless, the State and Federal Public Minister, using juridical instruments, haven't been allowing the construction of a new road to access the Port, alleging there's no collective interest to justify the damage of the permanent public exequer with the construction of a new road and degrade the environment in a permanent area of preservation: Mata Atlântica. The representatives of these environmental organs say that the actual public interest is to preserve the environment, because humanity and the future generations' quality of life depend on this, according to the basis of the Defensible Development conception. This work is supported in a methodology involving bibliographical, documental and fieldwork researches and consider, as empirical object to analyse the question, the preservation Mata Atlântica Projects and the batle to construct the new road to the Port of Antonina, what would put the traffic of heavy vehicles out of way of the cities downtown. The totality and contradiction categories base the method of analysis. The categories of Defensible Development, Ecological Systems Conservation of Mata Atlântica and Environmental Education, define the content categories of the empirical object of investigation. The categories of Overpopulation, Overconsumption and Overproduction define the content categories in the critique analysis in relation to the Defendible Development conception. In this work we'll show that the environmental authorities arguments are an ideology of the bourgeous society, that has the goal to dissimulate the interest for market reserve in preserving Natural Resources. In this context, the main objective of the environmental education ideology to the Defensible Development is to mask the fight of social classes, because its pedagogy is managed to the man while individual (citizen and company ). This conception is to justify the idea that a cake is made of slices. Then, to conquer the environmental preservation in today's development, the main idea of this ideology is that everyone must do its task. In this way, the contradiction between Work and Capital is summoned up in the question to be or not to be "politicaly correct" , transforming the most important economical questions of the society into moral questions. This ideology says that the solution for the environmental problem in the planet is to make people aware, a question of environmental education to promote the Defensible Development.157f. : il., grafs.application/pdfEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelA ideologia da educaçao ambiental para o desenvolvimento sustentável : a Estrada do Porto de Antonina, um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALT - ELIANE BEE BOLDRINI.pdfapplication/pdf8515700https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29694/1/T%20-%20ELIANE%20BEE%20BOLDRINI.pdf867196060a2fe1ecb5cc3277ac2abfe7MD51open accessTEXTT - ELIANE BEE BOLDRINI.pdf.txtExtracted Texttext/plain446110https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29694/2/T%20-%20ELIANE%20BEE%20BOLDRINI.pdf.txtf953b655f1e858017a97e743bc272fb7MD52open accessTHUMBNAILT - ELIANE BEE BOLDRINI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1281https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29694/3/T%20-%20ELIANE%20BEE%20BOLDRINI.pdf.jpg44982f780b9d7f89088205fca9b58e93MD53open access1884/296942022-11-17 10:52:03.93open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29694Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-17T13:52:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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