Criatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Celise Ribeiro da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80344
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Cristina Wachowicz
id UFPR_cd952b5164f68a1dcf99bf51dc19e1cc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80344
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasWachowicz, Teresa Cristina, 1966-Silva, Ana Celise Ribeiro da2022-12-02T13:11:57Z2022-12-02T13:11:57Z2022https://hdl.handle.net/1884/80344Orientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Cristina WachowiczDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 22/08/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Esta pesquisa tem o objetivo de explorar a maneira como os estudantes, em contexto escolar, conseguem revisar os próprios textos - durante e/ou depois da conclusão da escrita -, reescrevendo-os a partir da atividade epilinguística (CULIOLI, 1995 [1983; 1984]; FRANCHI, 1991). A nossa hipótese inicial é de que as atividades epilinguística e metalinguística fundamentam a reescrita, pois esta não é proposta metodológica e nem apenas uma atividade escolar, ela tem fundamentação filosófica, além de ser tão natural quanto a fala, nos levando a reescrever a todo momento. Para fundamentar a hipótese, analisaremos produções textuais de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Nelas serão investigados traços de revisão e quais os seus desdobramentos na reescrita dos estudantes. Também nos atentaremos em perceber que tipo de mudança acontece, se elas são monitoradas por um professor responsável, se são automonitoradas (pelos próprios estudantes) ou se não deixam vestígios de correção. Aqui destacaremos que o aluno deve estar no centro do processo, para desenvolver a autonomia textual e não se guiar por modelos de escrita.Abstract: This research aims to explore the way in which students, in a school context, manage to revise their own texts - during and/or after the completion of writing -, rewriting them based on epilinguistic activity (CULIOLI, 1995 [1983; 1984]; FRANCHI, 1991). Our initial hypothesis is that epilinguistics and metalinguistics activities underlie rewriting, as this is not a methodological proposal and not just a school activity, it has a philosophical foundation, in addition to being as natural as speech, leading us to rewrite at all times. To support the hypothesis, we will analyze textual productions of students in the 9th grade of Elementary School. In them, traces of revision will be investigated and what their consequences are in the students' rewriting. We will also pay attention to what kind of change takes place, if they are monitored by a responsible teacher, if they are self-monitored (by the students themselves) or if they leave no traces of correction. Here we will emphasize that the student must be at the center of the process, to develop textual autonomy and not be guided by writing models.1 recurso online : PDF.application/pdfRedação acadêmicaTextosEscrita criativaCriatividadeLetrasCriatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CELISE RIBEIRO DA SILVA.pdfapplication/pdf7055239https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80344/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CELISE%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf3869317615299ab36c8e10e11bcec531MD51open access1884/803442022-12-02 10:11:57.877open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80344Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-02T13:11:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescrita
title Criatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescrita
spellingShingle Criatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescrita
Silva, Ana Celise Ribeiro da
Redação acadêmica
Textos
Escrita criativa
Criatividade
Letras
title_short Criatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescrita
title_full Criatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescrita
title_fullStr Criatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescrita
title_full_unstemmed Criatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescrita
title_sort Criatividade, atividades epilinguística e metalinguística : processos que acionam a reescrita
author Silva, Ana Celise Ribeiro da
author_facet Silva, Ana Celise Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wachowicz, Teresa Cristina, 1966-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Celise Ribeiro da
contributor_str_mv Wachowicz, Teresa Cristina, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Textos
Escrita criativa
Criatividade
Letras
topic Redação acadêmica
Textos
Escrita criativa
Criatividade
Letras
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Cristina Wachowicz
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-02T13:11:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-02T13:11:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80344
url https://hdl.handle.net/1884/80344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80344/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CELISE%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3869317615299ab36c8e10e11bcec531
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898823042334720