Guia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Christiane Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79604
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Daniela de Almeida Cabrini
id UFPR_ce20d007fe5f742a43e48c14113b95c6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79604
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rosa, Christiane FerreiraGomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalCabrini, Daniela de Almeida, 1970-2022-10-26T17:25:00Z2022-10-26T17:25:00Z2022https://hdl.handle.net/1884/79604Orientadora: Profa. Dra. Daniela de Almeida CabriniCoorientador: Profa. Dra. Sandra Maria Alvarenga GomesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 12/08/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: Ensino de BiologiaResumo: O uso de plantas medicinais é uma prática comum, pois está alinhado ao conhecimento empírico disseminado na população através das gerações. O que se observa é uma perda constante desse conhecimento, seja pelo conflito entre as gerações, onde as trocas estão cada vez menores, seja pelo desinteresse geral pelo conhecimento e estudo das plantas, fatos esses que geram perdas imensuráveis em todas as áreas, inclusive da biologia. Com a proposta de se desenvolver um guia de ensino de plantas medicinais, combinando metodologias teórico/práticas, aplicou-se a metodologia de pesquisa exploratória e teórica, com levantamento de informações e bases científicas para a construção da fundamentação teórica sobre as estratégias do ensino de botânica através das plantas medicinais. Desta forma, o foco esteve voltado ao ensino de botânica. Como produto, elaborou-se um guia de ensino. O guia traz orientações para a implementação de horta escolar como instrumento para o ensino de botânica, envolve conteúdos teóricos, acompanhado de dinâmicas práticas, por meio das plantas medicinais, condimentares e PANC. O guia é composto, também, de um roteiro de como utilizar as plantas medicinais para o ensino de organografia e morfologia vegetal, assim como uma sequência didática para o ensino de botânica. Foi possível verificar que em um pequeno espaço verde de uma escola, é possível estruturar uma horta escolar e promover a aprendizagem em botânica. Evidenciou-se a necessidade de mais pesquisas acadêmicas e trabalhos voltados ao ensino de botânica, trazendo materiais de apoio prontos para serem utilizados pelos docentes de biologia, em suas aulas.Abstract: The use of medicinal plants is a common practice, as it is in line with the empirical knowledge disseminated in the population through generations. What is observed is a constant loss of this knowledge, either because of the conflict between generations, where exchanges are increasingly smaller, or because of the general lack of interest in the knowledge and study of plants, facts that generate immeasurable losses in all areas, including biology. With the proposal of developing a teaching guide for medicinal plants, combining theoretical/practical methodologies, an exploratory and theoretical research methodology was applied, with a survey of information and scientific bases for the construction of the theoretical foundation on the strategies of teaching botany through medicinal plants. Thus, the focus was on teaching botany. As a product, a teaching guide was developed. The guide provides guidelines for the implementation of a school garden as an instrument for teaching botany, involves theoretical content, accompanied by practical dynamics, through medicinal plants, spices and PANC. The guide also includes a guide on how to use medicinal plants for teaching organography and plant morphology, as well as a didactic sequence for teaching botany. It was possible to verify that in a small green space of a school, it is possible to structure a school garden and promote learning in botany. The need for more academic research and works aimed at teaching botany was evident, bringing support materials ready to be used by biology teachers in their classes.1 recurso online : PDF.application/pdfBotânicaPlantas medicinaisHortasGuia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CHRISTIANE FERREIRA ROSA.pdfapplication/pdf76033953https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79604/1/R%20-%20D%20-%20CHRISTIANE%20FERREIRA%20ROSA.pdf6c54522059c7c81798ff3b4bdbbe07dbMD51open access1884/796042022-10-26 14:25:00.873open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79604Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-26T17:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Guia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolar
title Guia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolar
spellingShingle Guia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolar
Rosa, Christiane Ferreira
Botânica
Plantas medicinais
Hortas
title_short Guia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolar
title_full Guia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolar
title_fullStr Guia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolar
title_full_unstemmed Guia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolar
title_sort Guia para ensino de botânica usando plantas medicinais e condimentares e a horta escolar
author Rosa, Christiane Ferreira
author_facet Rosa, Christiane Ferreira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Christiane Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cabrini, Daniela de Almeida, 1970-
contributor_str_mv Cabrini, Daniela de Almeida, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica
Plantas medicinais
Hortas
topic Botânica
Plantas medicinais
Hortas
description Orientadora: Profa. Dra. Daniela de Almeida Cabrini
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T17:25:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T17:25:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79604
url https://hdl.handle.net/1884/79604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79604/1/R%20-%20D%20-%20CHRISTIANE%20FERREIRA%20ROSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c54522059c7c81798ff3b4bdbbe07db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860539308048384