Direito, economia e a marca : os fundamentos econômicos da marca e seus efeitos no mercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/42566 |
Resumo: | Orientador: Marcos Wachowicz |
id |
UFPR_ce20f9350fd6b2edec732b1a34ff4c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42566 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Gebran, João Guilherme RacheUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em DireitoWachowicz, Marcos, 1960-2022-09-27T18:31:36Z2022-09-27T18:31:36Z2015https://hdl.handle.net/1884/42566Orientador: Marcos WachowiczMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em DireitoResumo: O presente trabalho busca analisar a marca – classicamente entendida como um sinal distintivo de função informativa – quanto à sua estrutura, sua funcionalidade econômica e os seus possíveis efeitos no mercado. Uma análise estritamente jurídica da marca se apresenta insuficiente para definir a importante função exercidas pelas marcas no mercado. Desse modo procurou-se redefinir a marca para além dos limites estritamente jurídicos, conciliando Direito, Economia e Semiologia. A metodologia de pesquisa utilizada baseou-se em áreas do Direito e da Economia acerca da marca, com destaque para a Law & Economics. Por isso a utilização dos instrumentais econômicos para realizar a análise do instituto da marca. Estruturalmente, a marca apresenta-se com um trinômio, sendo simultaneamente objeto semiológico, jurídico e econômico. A função essencial da marca é ajudar o consumidor a diferenciar produtos e escolher, com base nas suas experiências passadas, aquele que mais lhe agrada. Economicamente, trata-se de um meio de reduzir os custos de procura dos consumidores e de garantir a consistência da qualidade do produto. A partir da compreensão dos fundamentos econômicos da marca buscou-se identificar as possíveis falhas de mercados decorrentes do uso abusivo do direito de marca, isto é, a possiblidade de criação de poder de monopólio e a criação de barreiras de entrada a novos competidores. Os resultados deste trabalho buscam demonstrar a importância da proteção do direito marcário para sociedade e para o mercado, e as implicações decorrentes do uso abusiva da marca.1 recurso online : PDF.application/pdfMarca registradaPropriedade intelectualDireito, economia e a marca : os fundamentos econômicos da marca e seus efeitos no mercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL150.pdfapplication/pdf2456331https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42566/1/150.pdf5be89cb4924427b8943a082dc44765ffMD51open accessTEXT150.pdf.txtExtracted Texttext/plain165208https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42566/2/150.pdf.txtd89ef53af806f1fc0007a924322341f5MD52open accessTHUMBNAIL150.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42566/3/150.pdf.jpg87fa7d71e7383799cc558a5920552400MD53open access1884/425662022-09-27 15:31:36.192open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42566Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-27T18:31:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Direito, economia e a marca : os fundamentos econômicos da marca e seus efeitos no mercado |
title |
Direito, economia e a marca : os fundamentos econômicos da marca e seus efeitos no mercado |
spellingShingle |
Direito, economia e a marca : os fundamentos econômicos da marca e seus efeitos no mercado Gebran, João Guilherme Rache Marca registrada Propriedade intelectual |
title_short |
Direito, economia e a marca : os fundamentos econômicos da marca e seus efeitos no mercado |
title_full |
Direito, economia e a marca : os fundamentos econômicos da marca e seus efeitos no mercado |
title_fullStr |
Direito, economia e a marca : os fundamentos econômicos da marca e seus efeitos no mercado |
title_full_unstemmed |
Direito, economia e a marca : os fundamentos econômicos da marca e seus efeitos no mercado |
title_sort |
Direito, economia e a marca : os fundamentos econômicos da marca e seus efeitos no mercado |
author |
Gebran, João Guilherme Rache |
author_facet |
Gebran, João Guilherme Rache |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gebran, João Guilherme Rache |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wachowicz, Marcos, 1960- |
contributor_str_mv |
Wachowicz, Marcos, 1960- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca registrada Propriedade intelectual |
topic |
Marca registrada Propriedade intelectual |
description |
Orientador: Marcos Wachowicz |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-27T18:31:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-27T18:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/42566 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/42566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42566/1/150.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42566/2/150.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42566/3/150.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5be89cb4924427b8943a082dc44765ff d89ef53af806f1fc0007a924322341f5 87fa7d71e7383799cc558a5920552400 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898830865760256 |