Educação nos anos 1930 e os dilemas da modernização no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arboleya, Arilda Fortunata
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/48874
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade
id UFPR_ce63ae4eb0abd4039de9d0b7c20285e6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/48874
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Arboleya, Arilda FortunataUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaTrindade, Alexandro Dantas, 1973-2020-03-04T13:46:01Z2020-03-04T13:46:01Z2017https://hdl.handle.net/1884/48874Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas TrindadeTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 12/06/2017Inclui referências e anexosResumo: Este trabalho analisa o debate acerca da questão educacional na Assembleia Nacional Constituinte de 1934 (ANC 34), tomando-o como expoente empírico dos dilemas do projeto de modernização nacional enfrentados no período: formatação da identidade nacional, do modelo político e do desenvolvimento econômico correspondente. Gravitando em torno deste tripé, ideários grupais reunidos naquela arena de reformulação institucional do país se constituíram como forças sociais atuantes na configuração de um projeto de Nação, que se fez especialmente tensionado pelo conflito renitente entre organicistas e regionalistas - matrizes político-intelectuais divergentes que expressavam percursos modernizadores diferentes. A formulação da legislação educacional assume particular valor heurístico para a compreensão dos impasses daquele momento na medida em que a educação é construída semanticamente como resposta àquela tríade de tensões e, ao mesmo tempo, vai se constituindo como um elo de conjugação destas matrizes no entendimento social de um projeto de Brasil. As estratégias metodológicas empregadas na execução desta pesquisa compreendem técnicas de Análise de Conteúdo dirigida aos Anais da ANC 34 de modo geral e, particularmente, à atuação de alguns atores que se fizeram relevantes naquela arena, como os católicos organizados na LEC, os gaúchos, os paulistas, os cariocas e fluminenses. Palavras-chave: Nação, Assembleia Constituinte, Educação, Modernização.Résumé: Ce travail analyse le débat sur la question de l'education à l'Assemblée Nationale Constituante de 1934 (ANC 34), le prenant comme exposant empirique de dilemmes du projet de modernisation national rencontrés dans la même période: mise en forme de l'identité nationale, d'un modèle politique et du développement économique correspondant. Gravitant autour de ces trois pôles, idéaux du groupe réunis dans cette arène de réformes institutionnelles du pays de ce trépied, constituait comme forces sociales actives pour la mise en place d'un projet de Nation, qui est devenu spécialement à rude épreuve par les conflits obstinés entre Organicistes et Régionalistes - principes politico-intellectuels opposés expriment différentes orientations modernisatrices. La formulation de la législation éducative a une valeur heuristique particulière à saisir les difficultés du moment que l'educacion est construite sémantiquement en réponse à cette triade de tensions et, en même temps, elle constituera une conjonction de ces matrices afin d'établir un lien pour la compréhension sociale d'un projet de Brésil. Les stratégies méthodologiques employées pour l'exécution de cette recherche comprennent des techniques d'Analyse de Contenus dirigées vers les Annales de l'ANC 34 en général et, en particulier, des actions de certains acteurs qui ont fait remarquables en ce domaine, comme les Catholiques organisés dans le LEC, les Gauchos, les paulistes et les cariocas. Mots-clés: Nation, Assemblée Constituante, Education, Modernisation.Abstract: This thesis analyzes the debate about the educational question in the Brazilian National Constituent Assembly of 1934 (ANC 34). The analysis is based upon the empirical exponent of the dilemmas of the national modernization project faced in the period: national identity's construction, such as of the political model and the economic development about it. Revolves around this triad, some ideological groups met in that national field of institutional reform and constituted themselves as acting social forces in the Nation project configuration. From this resulted an obstinate conflict between organicists and regionalists, who constituted themselves as divergent political and intellectual matrices that having expressed different ways for the modernization. On this journey, the formulation of educational legislation assumes a heuristic value for understanding that period's impasses, because the education becomes ideologically constructed as a response to that triad of conflicts and, simultaneously, constitutes these matrices' link of conjugation for the social understanding of a Brazilian nation plan. To carry out this research, it was used Content Analysis directed to Annals of the ANC 34 like a methodological guideline and, particularly, the performance's analysis some actors who became relevant in that arena, such as the Catholics organized in the LEC, gauchos, the paulistas, the cariocas and fluminenses. Key words: Nation, Constituent, Education, Modernization.280 f.application/pdfDisponível em formato digitalSociologiaAssembléia constituinte - BrasilSociologia educacionalEducação e EstadoEducação nos anos 1930 e os dilemas da modernização no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ARILDA ARBOLEYA .pdfapplication/pdf3789987https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48874/1/R%20-%20T%20-%20ARILDA%20ARBOLEYA%20.pdf094ae4ac9500fc411eb372dc8c16ec68MD51open access1884/488742020-03-04 10:46:01.809open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/48874Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-04T13:46:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação nos anos 1930 e os dilemas da modernização no Brasil
title Educação nos anos 1930 e os dilemas da modernização no Brasil
spellingShingle Educação nos anos 1930 e os dilemas da modernização no Brasil
Arboleya, Arilda Fortunata
Sociologia
Assembléia constituinte - Brasil
Sociologia educacional
Educação e Estado
title_short Educação nos anos 1930 e os dilemas da modernização no Brasil
title_full Educação nos anos 1930 e os dilemas da modernização no Brasil
title_fullStr Educação nos anos 1930 e os dilemas da modernização no Brasil
title_full_unstemmed Educação nos anos 1930 e os dilemas da modernização no Brasil
title_sort Educação nos anos 1930 e os dilemas da modernização no Brasil
author Arboleya, Arilda Fortunata
author_facet Arboleya, Arilda Fortunata
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Arboleya, Arilda Fortunata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trindade, Alexandro Dantas, 1973-
contributor_str_mv Trindade, Alexandro Dantas, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Assembléia constituinte - Brasil
Sociologia educacional
Educação e Estado
topic Sociologia
Assembléia constituinte - Brasil
Sociologia educacional
Educação e Estado
description Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-04T13:46:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-04T13:46:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/48874
url https://hdl.handle.net/1884/48874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 280 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48874/1/R%20-%20T%20-%20ARILDA%20ARBOLEYA%20.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 094ae4ac9500fc411eb372dc8c16ec68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860831317590016