A (in)formação sobre meio ambiente de estudantes universitários em tempos de crise socioambiental : um recorte em quatro cursos superiores da Universidade Federal do Paraná (2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valginhak, Debora Anzolin, 1993-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70106
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Myrian Regina Del Vecchio de Lima
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spelling Valginhak, Debora Anzolin, 1993-Lima, Myrian Del Vecchio de, 1958-Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento2022-02-08T15:06:42Z2022-02-08T15:06:42Z2020https://hdl.handle.net/1884/70106Orientadora: Profa. Dra. Myrian Regina Del Vecchio de LimaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 27/03/2020Inclui referências: p.145-159Resumo: Nos últimos anos a sociedade tem acessado uma quantidade inédita de informações sobre a intensificação dos problemas socioambientais, em âmbito global; mas apesar de esses problemas culminarem em uma crise sem precedentes, a sua visibilização não tem sido capaz, de forma geral, de aumentar a preocupação e o compromisso socioambiental da população. O entendimento de que só a construção de novos valores e uma nova racionalidade poderá reverter este quadro tem se traduzido na ampliação de discussões acerca da importância da educação neste processo, não apenas por meio da educação formal escolar, mas também por meio da educação não-formal e informal promovida pelos meios de comunicação. Diante disso, esta pesquisa de mestrado, oriunda da linha Urbanização, Cidade e Ambiente Urbano e que se insere na interface entre Meio Ambiente e Comunicação, estabelece como recorte empírico os cursos universitários de Agronomia, Ciências Econômicas, Direito e Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), escolhidos entre aqueles que formam profissionais na modalidade bacharelado e que deveriam ter, diante da realidade, uma estreita relação com a problemática socioambiental. Com base na premissa de que falhas na abordagem da dimensão socioambiental na formação acadêmica podem levar os estudantes a buscar por informações sem maiores reflexões na internet, resultando em uma menor preocupação e comprometimento com a problemática, o objetivo principal desta dissertação é entender como os estudantes acessam informações sobre temas socioambientais em dois espaços: no ciberespaço, em várias mídias disponíveis na internet; e no âmbito dos seus cursos, por meio de conteúdos curriculares que possam contribuir para a construção do seu entendimento sobre as questões socioambientais; busca-se ainda verificar o interesse dos estudantes em agir frente ao cenário de crise apontada, enquanto futuros profissionais. Pergunta-se: as informações que chegam até estes estudantes estão contribuindo na construção de conhecimentos socioambientais? A abordagem sobre meio ambiente e os conflitos na relação natureza e sociedade adotada neste estudo é a mesma do PPGMade - uma abordagem interdisciplinar que requer uma visão sistêmica. Assim, devido a essa complexidade e à necessidade de análise de diversas fontes de informações, se optou por uma abordagem multimétodos, onde para coleta de dados utilizouse da pesquisa documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e componentes curriculares, entrevistas semi-abertas com os coordenadores de curso e a aplicação de questionários mistos com os estudantes; para a análise dos PPCs e entrevistas realizou-se uma análise interpretativa, análise categorial para os planos de ensino, e um misto de estatística descritiva, análise interpretativa e categorial para os questionários, devido às especificidades das questões utilizadas. Os resultados evidenciam uma carência com relação à formação socioambiental nos quatro cursos pesquisados; demonstram haver uma relação entre utilização da internet e a percepção dos estudantes de falhas na formação acadêmica; uma semelhança entre as fontes utilizadas pelos estudantes para se informar na internet, independente do curso; além disso, os estudantes demonstram ainda ter interesse em contribuir na busca por um desenvolvimento sustentável (DS), porém, as concepções de DS identificadas nas falas dos estudantes inspiram reflexões sobre a efetividade do desenvolvimento almejado. Palavras-chave: Meio Ambiente e Comunicação. Ensino superior. Formação socioambiental. Informação socioambiental. Internet.Abstract: In recent years, society has accessed an unprecedented amount of information on the intensification of socio-environmental problems, globally; but despite these problems culminating in an unprecedented crisis, their visibility has not been able, in general, to increase the population's socio-environmental concern and commitment. The understanding that only the construction of new values and a new rationality can reverse this situation has resulted in the expansion of discussions about the importance of education in this process, not only through formal school education, but also through non-formal and informal education promoted by the media. Therefore, this master's research, originating from the Urbanization, City and Urban Environment line and which is inserted in the interface between Environment and Communication, establishes as an empirical outline the university courses in Agronomy, Economic Sciences, Law and Journalism at the Federal University of Paraná (UFPR), chosen from those who train professionals in the bachelor's degree and who should have, in the face of reality, a close relationship with the socio-environmental issue. Based on the premise that failures in approach the socio-environmental dimension in academic training can lead students to search for information without further reflection on the internet, resulting in less concern and commitment to the issue, the main objective of this dissertation is to understand how students access information on socio-environmental themes in two spaces: in cyberspace, in various media available on the internet; and within the scope of their courses, through curricular content that can contribute to the construction of their understanding of socio-environmental issues; it also seeks to verify the students' interest in acting in the face of the indicated crisis scenario, as future professionals. The question is: are the information reaching these students contributing to the construction of socio-environmental knowledge? The approach to the environment and conflicts in the nature and society relationship adopted in this study is the same as that of PPGMade - an interdisciplinary approach that requires a systemic view. Thus, due to this complexity and the need to analyze several sources of information, a multi-method approach was chosen, where for data collection it was used the documentary research of the Pedagogical Projects of the Courses (PPC) and curricular components, semi-open interviews with course coordinators and the application of mixed questionnaires with students; for the analysis of the PPCs and interviews, an interpretative analysis was carried out, a categorical analysis for the teaching plans, and a mix of descriptive statistics, interpretive and categorical analysis for the questionnaires, due to the specificities of the questions used. The results show a lack in relation to socio-environmental training in the four courses surveyed; demonstrate that there is a relationship between internet use and students' perception of academic flaws; a similarity between the sources used by students to obtain information on the internet, regardless of the course; in addition, students still show an interest in contributing to the search for sustainable development (SD), however, the conceptions of SD identified in the students' statements inspire reflections on the effectiveness of the desired development. Keywords: Environment and Communication. University education. Socio-environmental training. Socio-environmental information. Internet.162 p. : il. (algumas color.).application/pdfComunicação e meio ambienteEnsino superior - FormaçãoFontes de informaçãoCiências AmbientaisA (in)formação sobre meio ambiente de estudantes universitários em tempos de crise socioambiental : um recorte em quatro cursos superiores da Universidade Federal do Paraná (2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DEBORA ANZOLIN VALGINHAK.pdfapplication/pdf2191703https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70106/1/R%20-%20D%20-%20DEBORA%20ANZOLIN%20VALGINHAK.pdf51f2d5b6210a7945d42c64de1a548ecfMD51open access1884/701062022-02-08 12:06:42.216open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70106Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-08T15:06:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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