José Bernardino Bormann, José Ignácio Garmendia e Juan Crisóstomo Centurión e a constituição narrativa da guerra contra o Paraguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geller, Odair Eduardo, 1974-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56546
Resumo: Orientadora: Prof. Dr. Andréa Carla Doré
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spelling Geller, Odair Eduardo, 1974-Doré, Andréa CarlaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História2018-10-04T19:34:33Z2018-10-04T19:34:33Z2018https://hdl.handle.net/1884/56546Orientadora: Prof. Dr. Andréa Carla DoréTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 05/07/2018Inclui referências: p.248-269Resumo: Este estudo aborda as obras de José Bernardino Bormann, José Ignácio Garmendia e Juan Crisóstomo Centurión, dedicadas à constituição narrativa da Guerra contra o Paraguai (1864 - 1870). Homens de armas e veteranos do conflito, é como historiadores e indivíduos do seu tempo que eles irão se debruçar sobre o acontecimento para imortalizá-lo. Escritos entre 1883 e 1904, os títulos chamam a atenção pela capacidade de envolver o leitor, o elevando à condição de expectador das batalhas, das cenas e cenários do dia a dia do front. Entendendo que o verdadeiro sentido das obras está contido no contexto dentro do qual elas são escritas, proponho um retorno ao Brasil, à Argentina e ao Paraguai da segunda metade do século XIX, para, a partir deles, pensar a forma e as escolhas feitas para a constituição escrita do episódio ausente. O horizonte intelectual destes historiadores, povoado por referências ao classicismo, ao romantismo e ao ecletismo, tinha como ponto comum o desejo de afirmar a verdade e realidade de suas nações. Nesse sentido, as três obras percorreram trajetórias parecidas, onde, partindo do exemplo de autores clássicos, da valorização da cor local e da ideia de um espírito do povo, ao narrar, eles procuraram arregimentar tópicos como a coragem, o altruísmo e o heroísmo para as fileiras dos valores nacionais, em uma concepção de história como aquisição para sempre. Chama a atenção, particularmente, a influência do grego Tucídides e sua História da Guerra do Peloponeso, referência metodológica destes latino-americanos, uma espécie de tipo ideal da história das Guerras. Constituídas por uma escrita sentimental, os volumes dos três autores alcançaram a condição de cânones do tema, ocupando o lugar de memória do conflito. No caso do Paraguai, o grande derrotado, a obra de Centurión foi elevada ao lugar de referência central do discurso que lançou as bases de uma Nação guarani, na forma de uma comunidade de (res)sentimentos que foi alimentada intensamente durante os anos de governo do Partido Colorado (1936, 1947 - 2008). Resgatar o contexto em que as obras foram produzidas, compreender a ânsia que orientou as escolhas que determinaram as características e o conteúdo dos títulos, constituem um exercício de história intelectual que pode lançar luzes sobre a questão e eliminar ressentimentos no presente. Palavras-chave: José Bernardino Bormann. José Ignácio Garmendia. Juan Crisóstomo Centurión. Estado-nação. Romantismo. Tucídides. Guerra contra o Paraguai.Abstract: This study is about the works of José Bernardino Bormann, José Ignacio Garmendia and Juan Crisóstomo Centurión, dedicated to the narrative constitution of the War against Paraguay (1864 - 1870). Men from the Army and veterans of conflict, it is like historians and men of their time that they will dwell on the event to immortalize it. Written between 1883 and 1904, the titles call attention to the ability to engage the reader, raising the condition of spectator of the battles, scenes and day to day scenarios of the battle front. Understanding that the true meaning of the works is contained in the context within which they are written, I propose a return to Brazil, Argentina, and Paraguay in the second half of the nineteenth century, so as to think of the form and the choices made for the written constitution of the absent episode. At first, it is possible to affirm that the intellectual horizon of these historians, populated by references to classicism, romanticism and eclecticism, had as a common point the desire to affirm the truth and reality of their nations. In this sense, the three works went through similar trajectories, where, starting from the example of classic authors, the valorization of the local color and the idea of a people's spirit, in the narrative, they sought to bring together topics such as courage, altruism and heroism in the ranks of national values, in a conception of an endless history acquisition. Particularly noteworthy is the apparent influence of the Greek Thucydides and his History of the Peloponnesian War, a methodological reference of Latin Americans, a kind of ideal type in the history of the Wars. Constituted by a sentimental writing, the volumes of the three authors reached the condition of canons of the theme, occupying the place of memory of the conflict. In the case of Paraguay, the great defeated, Centurion's work was elevated to the central reference point of the discourse that laid the foundations of a Guarani Nation in the form of a community of feelings that was fed intensely during the years of government of the Colorado Party (1936, 1947 - 2008). Rescuing the context in which the works were produced, understanding the eagerness that guided the choices that determined the characteristics and content of the titles, constitute an exercise in intellectual history that can shed light on the issue and eliminate resentments in the present. Keywords: José Bernardino Bormann. José Ignácio Garmendia. Juan Crisóstomo Centurión. Nation-state. Romanticism. Tucídides. War against Paraguay.275 p. : il. (algumas color.).application/pdfParaguai, Guerra do - 1865-1870HistóriaBormann, Jose Bernardino, 1844-1919Garmendia Suarez, José Ignácio, 1841-1925Centurión, Juan Crisóstomo, 1840-1902José Bernardino Bormann, José Ignácio Garmendia e Juan Crisóstomo Centurión e a constituição narrativa da guerra contra o Paraguaiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ODAIR EDUARDO GELLER.pdfapplication/pdf4479880https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56546/1/R%20-%20T%20-%20ODAIR%20EDUARDO%20GELLER.pdff9b07a6ac1d972a0988a20b0af9a0f52MD51open access1884/565462018-10-04 16:34:33.889open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56546Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-10-04T19:34:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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