As necessidades e fontes de informação para a comercialização de produtos agroecológicos na Região Metropolitana de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia da Costa e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/27507
Resumo: Resumo: O reconhecimento da informação como um recurso socioeconômico importante para o desempenho de qualquer atividade humana tem evidenciado o papel das técnicas e de instrumentos voltados para o seu tratamento e uso racional. No mercado agroecológico da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), as organizações de base ligadas à agroecologia apresentam alguns desafios, cujo enfrentamento pode ser apoiado por essas técnicas. Entre esses desafios estão: o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de produtos orgânicos; o reduzido foco do consumidor no processo de produção e as fragilidades estruturais e gerenciais dessas organizações. Nesse sentido, este trabalho busca identificar as necessidades e fontes de informação do processo de comercialização de produtos agroecológicos na RMC, por meio do estudo de caso da Associação de Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis, conhecida como Cooperafloresta. Esta pesquisa é de natureza aplicada e qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória e descritiva, além de ter sido desenvolvida mediante a interação da pesquisadora com o seu objeto de estudo. O estudo de caso único possibilitou a aplicação de diferentes instrumentos de pesquisa, tais como: da análise documental; da observação participante do processo de comercialização e de reuniões estratégicas da organização; de entrevista semiestruturada com a gestora da comercialização da Cooperafloresta; e de questionários com três agentes presentes no processo de comercialização da organização (os membros da equipe da comercialização, os membros do Conselho dos Representantes e os clientes). A falta de sistematização ou utilização das informações necessárias é significativa e dentre todas as identificadas são de particular relevância aquelas sobre: o planejamento e padrões de qualidade da produção, o transporte e as propriedades nutricionais dos alimentos, as estratégias e os procedimentos para o acesso aos mercados institucionais, os procedimentos para a execução de funções comerciais, novas propostas para os preços dos alimentos e o conhecimento das ações de projetos que financiam a comercialização agroecológica. As fontes de informação do processo de comercialização da Cooperafloresta identificadas são marcadas pela informalidade e pessoalidade de sua rede social, além de comportarem, mesmo que em menor grau, a utilização de documentos, de ferramentas de recuperação da informação e a observação e experimentação do mundo. As fontes destacam-se ainda pelo equilíbrio entre a formalidade e informalidade, bem como pela prevalência das de origem externa, cuja dispersão e variação nas denominações complicam o processo de busca por informações. Com base nas análises realizadas sobre as necessidades e fontes de informação identificadas do processo de comercialização de produtos agroecológicos na RMC, conclui-se que o desenvolvimento e a retroalimentação dessas atividades poderão ser empreendidos a partir de quatro providências: (i) da definição de ações prioritárias para a comercialização; (ii) do uso de estratégias de busca e de técnicas para o tratamento da informação; (iii) da melhoria da disseminação das informações entre os atores envolvidos no processo; e (iv) da formação desses atores para a adequada assimilação da informação.
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Nesse sentido, este trabalho busca identificar as necessidades e fontes de informação do processo de comercialização de produtos agroecológicos na RMC, por meio do estudo de caso da Associação de Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis, conhecida como Cooperafloresta. Esta pesquisa é de natureza aplicada e qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória e descritiva, além de ter sido desenvolvida mediante a interação da pesquisadora com o seu objeto de estudo. O estudo de caso único possibilitou a aplicação de diferentes instrumentos de pesquisa, tais como: da análise documental; da observação participante do processo de comercialização e de reuniões estratégicas da organização; de entrevista semiestruturada com a gestora da comercialização da Cooperafloresta; e de questionários com três agentes presentes no processo de comercialização da organização (os membros da equipe da comercialização, os membros do Conselho dos Representantes e os clientes). 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