Avaliação do padrão de sono, sesta e desempenho cognitivo em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jefferson Souza, 1989-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71718
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Fernando Mazzilli Louzada
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spelling Santos, Jefferson Souza, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em FisiologiaLouzada, Fernando Mazzilli, 1964-2021-08-17T19:38:55Z2021-08-17T19:38:55Z2021https://hdl.handle.net/1884/71718Orientador: Prof. Dr. Fernando Mazzilli LouzadaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Fisiologia. Defesa : Curitiba, 29/04/2021Inclui referênciasResumo: A adolescência é uma fase sensível do desenvolvimento caracterizada pelo crescimento e amadurecimento físico e mental. O atraso de fase que ocorre na puberdade caracteriza-se pela preferência de dormir e acordar em horários mais tardios. Essa mudança biológica, somada a fatores sociais e obrigações escolares contribuem para o estabelecimento de um quadro de restrição crônica de sono. A falta de sono é prejudicial às funções cognitivas e emocionais dos adolescentes. Essa situação tem incentivado a adoção de estratégias para aliviar os sintomas da restrição de sono, como o uso de bebidas estimulantes e episódios de sono diurno, também conhecida como sesta. Esse estudo tem como objetivo investigar os padrões de sono e sesta associados ao desempenho cognitivo em adolescentes. O primeiro capítulo é composto por uma revisão teórica sobre a sesta na adolescência, citando os principais estudos que incluíram grandes amostras nos últimos anos. No segundo capítulo é apresentado um estudo epidemiológico que descreve o padrão de sono e o hábito da sesta em uma amostra representativa de estudantes do ensino médio de Curitiba. O terceiro capítulo é um desdobramento do anterior, pois apresenta um estudo longitudinal sobre o padrão de sono e sesta durante a pandemia da Covid-19. Por fim, no quarto capítulo são apresentados dados sobre desempenho cognitivo em um estudo laboratorial que incluiu adolescentes com ou sem o hábito da sesta. A revisão teórica supracitada permitiu compreender que há um aumento nos níveis de alerta após dormir a sesta, o que auxilia o desempenho cognitivo, porém sestas prolongadas (acima dos 60 minutos) estão associadas a inércia do sono e horários de dormir ainda mais tardios. No estudo epidemiológico foi demonstrado que a média da duração de sono noturno está abaixo do mínimo recomendado para a faixa etária e que a maioria tem o hábito de dormir a sesta. Além disso, tanto a frequência quanto a duração da sesta foram associadas a uma diminuição do tempo na cama noturno. Ao contrário disso, durante a pandemia da Covid-19, o tempo na cama noturno aumentou, os horários de dormir e acordar ficaram mais tardios e a frequência do hábito da sesta caiu consideravelmente. A maioria dos adolescentes passaram a dormir a duração mínima de sono recomendada para a faixa etária durante a pandemia. O estudo laboratorial permitiu entender que, para os adolescentes que não dormem a sesta, o desempenho cognitivo foi pior devido ao aumento no número de falsos positivos em um dos testes que avaliou memória de trabalho. O desempenho cognitivo foi melhor em adolescentes que não relataram dormir a sesta, quando o teste foi realizado logo após uma sesta no laboratório. Em suma, a restrição crônica de sono está presente no cotidiano dos adolescentes. O hábito da sesta foi relatado na maioria da amostra estudada, o que indica um possível papel desse comportamento em aliviar os sintomas da restrição de sono nos adolescentes. Palavras-chave: Adolescência, Restrição de sono, Sesta, Cognição.Abstract: Adolescence is a sensible developmental phase characterized by physical growth and mental maturation. The phase delay that occurs during puberty is described by a preference for sleeping and waking up at later times. This biological changes together with social factors and school obligations contribute to trigger a chronic sleep restriction framework. Lack of sleep is detrimental to adolescents' cognitive and emotional functions. This situation has encouraged the adoption of strategies to alleviate the symptoms of sleep restriction, such as the use of stimulants and episodes of daytime sleep, also known as nap. This study aims to investigate sleep and nap habits associated with cognitive performance in adolescents. In the first chapter, a theoretical review of the nap in adolescence is described, mentioning the main studies that included large samples in recent years. In the second chapter, an epidemiological study is presented describing sleep and nap habits in a representative sample of high school students from Curitiba. The third chapter is an extension of the previous one which is presented a longitudinal study on sleep and nap habits during the Covid-19 pandemic. Finally, in the fourth chapter, adolescents with or without nap habit are assessed on cognitive performance in a laboratory setting. The theoretical review allowed to understand that naps may improve cognitive performance by increasing alertness levels. Therefore, prolonged naps (up to 60 minutes) are associated with sleep inertia and even later sleeping times. In the epidemiological study, it was demonstrated that the mean of sleep duration is below the minimum recommended for the age range with the most reporting nap habits. In addition, both the frequency and the duration of naps were associated with a decrease in time in bed. Oppositely, during the Covid-19 pandemic, the time in bed increased, the bedtime and wake time was delayed, and the nap frequency dropped considerably. The majority of adolescents got the recommended sleep duration during the pandemic. In adolescents who do not report napping habit, cognitive performance decreased due to higher false positives in one of the tests that evaluated working memory. Cognitive performance was better in adolescents who did not report napping, when the test was performed after a nap in the laboratory. In conclusion, chronic sleep restriction is a common feature of adolescents' daily lives. Most of adolescents sampled in this study reported nap habit, which indicates a possible role of this behavior in alleviating the symptoms of sleep restriction. Key-words: Adolescence, Sleep Restriction, Nap, Cognition.1 arquivo (101 p.) : il.application/pdfAdolescentes - SonoAdolescênciaSono - Aspectos fisiológicosSono - PrivaçãoCogniçãoFisiologiaAvaliação do padrão de sono, sesta e desempenho cognitivo em adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JEFFERSON SOUZA SANTOS.pdfapplication/pdf9295812https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71718/1/R%20-%20T%20-%20JEFFERSON%20SOUZA%20SANTOS.pdf91d0f98819c2516df895eebe795bbc74MD51open access1884/717182021-08-17 16:38:55.329open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71718Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-17T19:38:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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