Paraná-Médico (1916-1930) : intelectuais em defesa da ciência médica e da educação dos habitantes do meio rural
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/27452 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira |
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Ross, Silvia deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaVieira, Carlos Eduardo, 1963-2020-09-30T18:14:14Z2020-09-30T18:14:14Z2012https://hdl.handle.net/1884/27452Orientador : Prof. Dr. Carlos Eduardo VieiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba,28/03/2012Bibliografia: fls. 147-152Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar quais foram os intelectuais que organizaram o periódico Paraná-Médico (1916-1930), que crenças compartilharam e o que os levou a defender a ciência médica e a educação dos habitantes do meio rural em uma revista médica especializada. Para isso, foram consideradas as trajetórias dos médicos, as redes, os grupos e os espaços de sociabilidade que eles produziram na perspectiva de afirmação da sua imagem como atores sociais, bem como os seus objetivos ao criarem uma revista médica especializada. Em termos metodológicos foram utilizados o conceito de intelectual (Vieira) e a teoria da interpretação denominada de contextualismo linguístico (Skinner; Pocock). O conceito em questão possibilitou a compreensão das posições e das ações públicas dos médicos engajados na revista, enquanto que a teoria do contextualismo linguístico apoiou a interpretação histórica das intenções manifestas pelos intelectuais nos textos publicados no periódico. Atenção especial foi dada à retórica e às estratégias discursivas dos médicos em defesa da educação dos habitantes do meio rural, identificando com quem esses dialogaram e de que forma se posicionaram em meio ao debate nacional que atribuía o problema do "atraso" do Brasil às endemias rurais. Este percurso tornou possível afirmar que a revista Paraná-Médico representou um instrumento de (re)afirmação da identidade social do médico como intelligentsia responsável pela regeneração do país, tanto na perspectiva da assunção da ciência como orientação geral da ação, a qual envolvia as esferas pública e privada, como no âmbito da educação enquanto meio privilegiado de difusão dos princípios norteadores de uma nova cultura científica.Abstract: The purpose of this research was to identify which were the intellectuals who organized the Paraná-Médico (1916-1930) periodic, the beliefs they shared and what led them to defend medical science and education of rural inhabitants on a specialized medical periodic. To make it possible, the doctor's trajectories were considered, as well as the networks, groups and spaces of sociability that they produced in perspective of assertion their identity as social actors, as well as their objectives on creating a specialized medical periodic. On methodological terms were utilized the intellectual concept (Vieira) and the theory of interpretation called linguistic contextualism (Skinner; Pocock). The concept in question allowed the understanding of the positions and public actions of the engaged doctor's on the periodic, while the theory of linguistic contextualism supported the historical interpretation manifested by the intellectuals in the texts published in the periodic. Special attention was given to the rhetoric and to the discursive strategies of the doctor's in defense of the education of the rural inhabitants, identifying with whom they dialogued and how they positioned themselves through a national debate that attributed the problem of Brazil's "delay" to rural endemics. This route turned possible declare that the Paraná-Médico periodic represented an instrument of reassurance of doctor social identity as intelligentsia responsible for the regeneration of the country, both in the perspective of science assumption as a general action orientation, which involved the public and private spheres, as in ambit of education while a privileged means of diffusion of the guiding principles of a new scientific culture.153 f. : il. , grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducação ruralAssistencia medico-socialIntelectuais - ParanáMédicos - ParanáHistóriaParaná-Médico (1916-1930) : intelectuais em defesa da ciência médica e da educação dos habitantes do meio ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSS, SILVIA DE.pdfapplication/pdf1111115https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27452/1/R%20-%20D%20-%20ROSS%2c%20SILVIA%20DE.pdf162e5c80a8166c0b3f42a33f4a5ebea4MD51open accessTEXTR - D - ROSS, SILVIA DE.pdf.txtExtracted Texttext/plain301365https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27452/2/R%20-%20D%20-%20ROSS%2c%20SILVIA%20DE.pdf.txt2b1b1db98352272a792a6b580c3cf15aMD52open accessTHUMBNAILR - D - ROSS, SILVIA DE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27452/3/R%20-%20D%20-%20ROSS%2c%20SILVIA%20DE.pdf.jpga8967f7cec7ff2592ef774b7eeef8be7MD53open access1884/274522020-09-30 15:14:14.558open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27452Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-30T18:14:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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