Determinação da orientação estratégica do pólo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro-SC pela aplicação de métodos de análise multivariada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loper, Ailson Augusto, 1979-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24008
Resumo: Orientador : João Carlos Garzel Leodoro da Silva
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Portanto a gestão empresarial (entendida como conhecimento nas áreas de gerenciamento financeiro, recursos humanos, produção e marketing) e gestão do design apresentam-se como fatores competitivos primordiais e vêm recebendo atenção crescente pelas empresas inseridas neste contexto competitivo. Este estudo focaliza o pólo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro e teve como objetivo principal identificar a estratégia competitiva desenvolvida pelo pólo. Para tanto se utilizou o conceito proposto por Michael Porter (1980) referente às estratégias competitivas, onde o autor apresenta três estratégias genéricas que podem ser aplicadas pelas empresas de forma combinada ou isoladas, para competir em uma indústria. O perfil das empresas que compuseram a amostra foi delineado por meio das relações de proporcionalidade, verificando a vocação exportadora do pólo, composto majoritariamente de pequenas e médias empresas, onde se produz na grande maioria, móveis residenciais e retilíneos, utilizando um mix de matéria-prima onde se destacam o MDF e a madeira sólida de pinus. Para efetuar a identificação das estratégias desenvolvidas na região de estudo se adaptou a metodologia desenvolvida por DESS e DAVIS (1984), que consiste na coleta das percepções da alta administração através da aplicação de questionário e na aplicação de métodos analíticos da análise fatorial, 91%, das respostas foi coletada junto ao grupo de decisão e gestão das empresas, representando o contexto estratégico. A Identificação das orientações stratégicas foi proporcionada pela análise multivariada, utilizando a técnica da análise fatorial de componentes principais, mapas perceptuais e análise de "Cluster". A análise dos dados agrupados evidenciou que os grupos estratégicos formados não apresentam claramente as estratégias genéricas puras, a estratégia genérica de baixo custo, e diferenciação foram consideradas igualmente importantes. Com a análise dos dados desagrupados verifica-se que para as empresas que possuem a maior parte da sua produção voltada para o mercado externo a estratégia de baixo custo é a estratégia desenvolvida e as empresas de rande porte perseguem a estratégia de baixo custo e diferenciação simultaneamente.The furniture companies are part of an extremely competitive industry where the main competitiveness factors are related to: technology, raw materials, design, production specialization, process and roduct innovations, commercial and distribution strategies. Therefore, business management (understood as the knowledge in the areas of financial management, human resources, production and marketing) and design management have become essential competitive factors and have been receiving growing attention by the companies in this competitive context. This study focus on the furniture production center of the Alto Vale do Rio Negro area and had the main purpose of identifying the competitive strategy developed by the center. The concept proposed by Michael Porter (1980) regarding competitive strategies was used, where the author introduces three generic strategies that can be applied by the companies in both a combined and an isolated form, in order to compete with the industry. The profile of the sampling companies was outlined according to proportionality relations, by checking the export trends of the center, formed in its major part by small and medium size companies, where residential and rectilinear furniture is produced in general, by using a mix of raw materials where the MDF and the hard wood from Pinus are the leading ones. In order to carry out an identification of the strategies developed in the area of study, an adaptation was made in the methodology developed by DESS and DAVIS (1984), which consists of a survey on the high management perceptions through application of a questionnaire and a multivaried analysis. Thus, 91% of the answers were collected from the decision-making and management groups of the companies representing a strategic context. The identification of strategic guidelines was provided by the multi-varied analysis, using the technique of factorial analysis of the main components, perception maps and "Cluster" analysis. Grouped data analysis showed that the formed strategic groups did not clearly present pure generic trategies; generic low-cost strategy and differentiation were regarded as equally important. With the analysis of the ungrouped data it becomes clear that the companies direct the major part of their production to the foreign market. The low cost strategy is the strategy developed and the large sized companies pursue the low cost strategy and differentiation simultaneously.116f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesIndústria de móveis - Santa CatarinaAnalise multivariadaDeterminação da orientação estratégica do pólo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro-SC pela aplicação de métodos de análise multivariadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL01 - DISSERTACAO_LOPER_A_A_IMPRESSAO.pdfapplication/pdf1868676https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24008/1/01%20-%20DISSERTACAO_LOPER_A_A_IMPRESSAO.pdf3d3c2aa64d626e78bbc24038e483d12bMD51open accessTEXT01 - DISSERTACAO_LOPER_A_A_IMPRESSAO.pdf.txtExtracted Texttext/plain216850https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24008/2/01%20-%20DISSERTACAO_LOPER_A_A_IMPRESSAO.pdf.txt2b35c0a7bf4887dfbb472e3896fff8f8MD52open accessTHUMBNAIL01 - DISSERTACAO_LOPER_A_A_IMPRESSAO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24008/3/01%20-%20DISSERTACAO_LOPER_A_A_IMPRESSAO.pdf.jpg5008b49c928d59ac8f4cbf0cea175fb7MD53open access1884/240082021-10-04 10:33:46.719open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24008Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-04T13:33:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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